Notícias
Periódicos da Fundaj têm destaque na avaliação do Qualis
Duas revistas científicas da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) se destacaram na avaliação do Qualis Periódicos no quadriênio 2021-2024. As publicações Cadernos de Estudos Sociais e Ciência & Trópico registraram elevação das notas de avaliação no período: a primeira foi classificada para B2 e a segunda para B1.
O Qualis Periódicos é um sistema de classificação de revistas científicas criado nos anos 2000 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Cada periódico recebe uma classificação, que tem como base o uso de indicadores bibliométricos.
A presidenta da Fundaj, professora Marcia Angela Aguiar, destaca a importância desse reconhecimento: “Considero de muita relevância as posições alcançadas por ambas as revistas , pois refletem o compromisso institucional com a produção e divulgação de conhecimento”.
Alexandrina Sobreira, editora-chefe da Ciência & Trópico desde 2009, destaca o alcance internacional do periódico por meio de instituições da Europa, Estados Unidos e América Latina. Indexada em várias bases, a revista tem um Conselho Editorial composto por profissionais de várias universidades e instituições de pesquisa dos EUA, Inglaterra, França, Argentina e Brasil e teve ampliação de pareceristas.
“Ao longo dos últimos anos, a Revista Ciência & Trópico tem feito parcerias com instituições nacionais e internacionais e participado de debates sobre os novos rumos da editoração científica junto às associações. É um reconhecimento de que estamos avançando no sentido de termos uma excelência da publicação”.
A Ciência & Trópico reafirma seu compromisso em articular esforços para criação de um corpus acadêmico que expresse a diversidade cultural, científica e epistemológica. Além de fomentar a inovação na edição acadêmica, o que inclui o uso ético de sistemas, ferramentas e tecnologia, como a inteligência artificial.
Para Beatriz Mesquita, que foi editora do Cadernos de Estudos Sociais entre 2017 e 2022, a relevância da revista é reiterada pelo constante aumento do desempenho do Qualis nas últimas avaliações. “Fiquei feliz por essa nota (B2). A gente indexou em duas bases importantes, além do Google Scholar. Atualmente a Fundaj tem investido nas revistas, criou uma equipe gestora com profissionais específicos como uma secretária e designer. O esforço representa um selo de confiança para os autores”.