Notícias
Obra sobre Gilberto Freyre publicada pela Fundaj recebe conceito máximo da Capes
O livro "Gilberto Freyre & a Educação", de autoria do cientista social Amurabi Oliveira, alcançou recentemente o estrato L1, a classificação mais elevada na avaliação do Qualis Livro, sistema gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Publicada pela Editora Massangana, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a obra foi reconhecida por sua excelência técnica e relevância acadêmica na área de educação.
Amurabi Oliveira comentou sobre os motivos que impulsionam a pesquisa que gerou o livro e a trajetória para a publicação da obra. “O livro Gilberto Freyre & a Educação representou um projeto antigo meu, pois há tempos vinha refletindo sobre o legado de Freyre para o campo educacional. Como um cientista social que atua na educação, essa me parecia ser uma reflexão fundamental, já que ele é um autor bem mais lido e debatido em áreas como antropologia, história ou sociologia”, disse.
De acordo com Amurabi, a oportunidade de publicar o livro pela editora da Fundaj foi uma honra, considerando principalmente o fato de que a Fundação foi um projeto intelectual do próprio Freyre. “Destaco todo o profissionalismo e apoio que tive, especialmente por meio de Elizabeth Mattos que estava à frente da editora naquele momento”, ressaltou.
O Qualis Livro é uma parte fundamental do sistema de avaliação da educação superior no Brasil, visando classificar a produção intelectual de programas de pós-graduação em estratos de qualidade que variam de A1 a C, ou de L1 a L5.
Diferente do Qualis de periódicos, do Qualis Livro avalia a obra individualmente, levando em conta tanto o conteúdo quanto o rigor da editora responsável. Para o autor, Amurabi Oliveira, a obtenção do conceito máximo é uma confirmação da qualidade do trabalho realizado em conjunto com a Fundaj. "Compreendo que esse resultado reflete uma parceria de sucesso, pois a avaliação é conjunta, considerando obra e editora", afirmou o pesquisador.