Notícias
Novo volume da Revista Ciência & Trópico da Fundaj aborda dinâmicas socioambientais de forma interdisciplinar
O compromisso da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) com a justiça climática, as políticas públicas e a governança ambiental será reafirmado na nova edição da Revista Ciência & Trópico. O exemplar de número 49 e volume 2 do periódico apresenta um dossiê com 15 artigos sobre temáticas como direitos humanos, educação, território, saúde, formas emergentes de solidariedade socioambiental na América Latina, dentre outros.
Confira a edição: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/issue/view/210.
A abordagem de forma interdisciplinar é uma característica da Revista desde a sua fundação, há mais de cinco décadas. “Ao promover diálogos entre políticas públicas, epistemologias do Sul, justiça climática, educação, saúde, território e governança, o dossiê oferece uma leitura abrangente e crítica sobre os desafios climáticos na América Latina”, destaca a nota editorial assinada pela editora-chefe do periódico, Alexandrina Sobreira, e pelo editor convidado, Neison Cabral.
Nesta edição, pesquisadores vinculados a 19 instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior se dedicam ao diálogo sobre riscos climáticos e suas implicações sociais, econômicas, jurídicas, culturais e territoriais.
Ao longo dos 15 artigos da Ciência & Trópico, eles refletem sobre gestão de riscos e constituição, desigualdade de gênero, educação, urbanização, planejamento territorial, dimensão psicossocial da crise climática, custos da desertificação, capitalismo, deslocamentos forçados, saúde do trabalhador e narrativas quilombolas na Amazônia Atlântica.
Suas perspectivas acadêmicas retomam a temática que está desde 2014 na agenda da Ciência & Trópico. Passa, ainda, pelos levantamentos que apontam a América Latina como uma das regiões do mundo mais afetadas por desastres hidrometeorológicos e climáticos, de enchentes e tempestades a secas severas, incêndios florestais e movimentos de massa, e pela exposição desigual e vulnerabilidade socioeconômicas.
Assinada por Antonio Laurentino, a capa da edição foi elaborada a partir da obra “Burrinho com telhas”, do artista pernambucano Vicente do Rego Monteiro.
A Revista Ciência & Trópico foi criada em 1973 pelo sociólogo Gilberto Freyre como periódico institucional da Fundaj e busca articular debates interdisciplinares da atualidade que conectam Ciências Sociais, Economia, Meio Ambiente, Políticas Públicas, Saúde Pública, Filosofia, Literatura, Artes, Educação e Estudos Comparados.