Notícias
Muhne promove segunda edição do projeto Atravessando Mundos, com início em setembro
O Museu do Homem do Nordeste (Muhne), por meio da Coordenação de Ações Educativas e Comunitárias, realiza, a partir de setembro, a segunda edição do projeto Atravessando Mundos. As atividades seguem durante os meses de outubro, novembro e dezembro, com cinco módulos que exploram campos diversos do conhecimento. O Muhne é vinculado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Meca) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
Voltado principalmente a adolescentes e jovens neurodivergentes, este é o segundo ano do Atravessando Mundos, que em 2024 trabalhou temas como grafismo indígena, etnobiologia e comunicação, e alcançou 352 pessoas ao longo de sete módulos. Em 2025, o projeto conta com quatro módulos, realizados mensalmente no turno da tarde.
Entre os dias 2 e 5 de setembro, a Sala Calouste Gulbenkian e a oficina do Educativo do Muhne recebem o primeiro módulo, intitulado “Um mundo sob nossos pés - Práticas em agroecologia”. O objetivo é estimular nos participantes a produção do próprio alimento a partir de uma ação economicamente viável. “Iremos trabalhar desde a produção de compostos orgânicos, com ajuda de organismos vivos, seres essenciais nessa produção desses vegetais. Também vamos conhecer alguns desses grupos, como as plantas medicinais e suas práticas fitoterápicas, e plantas usadas como temperos”, explica o facilitador do Atravessando Mundos, Saulo Nogueira.
Em outubro, é a vez dos módulos “Brincadeiras populares”, que acontece do dia 2 ao 12, e “As fachadas das casas coloniais da cidade de Recife e Olinda”, realizado entre os dias 28 e 31. Já do dia 10 a 14 de novembro, os jovens participam do módulo “Os movimentos dos planetas e os meus movimentos”. A programação encerra com a quinta e última unidade, chamada “Da Terra à mesa: um caminho pela preparação de pães”, marcada para os dias 15 a 19 de dezembro.