Notícias
Muhne leva acervo e realiza atividades em outros equipamentos durante reforma do espaço expositivo
O Museu do Homem do Nordeste (Muhne)está expandindo seu alcance em todo o estado de Pernambuco e outros estados adjacentes. Enquanto o espaço de exposição museal de longa duração está fechado para reforma, a equipe da Coordenação de Ações Educativas e Comunitárias tem levado tanto o acervo quanto atividades para outras instituições. O Muhne é vinculado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
Em 2025, foram realizadas 121 ações do Museu Itinerante, sendo 33 delas do projeto “Uma Noite no Museu”, que é voltado para alunos do Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Desde atividades que envolvem cuidado com a saúde mental, passando por oficinas introdutórias à Libras e atividades acerca da cultura popular por meio da criação artística. As atividades têm classificação indicativa livre, participando crianças, adolescentes, jovens e idosos, prioritariamente àqueles que têm baixo acesso à cultura e à educação.
“O Museu Itinerante reflete nossa função de aproximar o museu das pessoas, dos cotidianos e de suas esperanças. Que em 2026 também avancemos para interiorização desse Nordeste”, celebra Edna Silva, coordenadora de Ações Educativas e Comunitárias do Muhne.
As atividades acontecem mensalmente em espaços como escolas, associações de bairro, bibliotecas comunitárias, hospitais, lares de longa permanência e outros museus. Além de se aproximar das pessoas, o Muhne firma um compromisso com a democratização da cultura, da arte e da educação.
O agendamento para o Museu Itinerante pode ser feito por e-mail (agendamento.muhne@fundaj.gov.br) ou pelo telefone (81) 3073-6385.