Notícias
Mestrado Profissional em Sociologia da Fundaj abre inscrições para professores da educação básica
O programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (Profsocio) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor, abriu inscrições nesta sexta-feira (19). Voltado para professores de Sociologia e de outras áreas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da rede pública de ensino, o programa visa aprimorar as práticas pedagógicas em sociologia de quem já trabalha em sala de aula. As inscrições estão abertas até 18 de outubro de 2025 e deverão ser realizadas exclusivamente pelo do site do programa.
Acesse: https://profsocio.ufc.br/wp-content/uploads/2025/08/edital-05-2025-final.pdf
ProfSocio é um curso de pós-graduação stricto sensu oferecido gratuitamente, reconhecido pela Capes/MEC e coordenado nacionalmente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). O programa presencial tem como principal objetivo oferecer um espaço de formação continuada para professores da Educação Básica, inserindo-os em uma rede nacional de produção de metodologias de ensino e pesquisa. Para a turma de 2026, serão ofertadas um total de 246 vagas, distribuídas entre diversas instituições de ensino superior pelo Brasil, incluindo 15 vagas na Fundaj.
Para o Coordenador do ProfSocio na Fundaj, Allan Monteiro, a formação especializa educadores que já atuam na área da sociologia. “Com a reforma do ensino médio, a sociologia acabou meio diluída em ciências humanas aplicadas. Então o edital não se restringe a ser professor de sociologia. Tem que ser licenciado e comprovar que está ministrando disciplina na área de ciências humanas sociais aplicadas. Idealmente, ele é um mestrado voltado à formação de professores que atuam no ensino de sociologia. Esse é o foco do nosso programa. O aluno vai sair com o diploma de sociólogo. É um momento em que o professor pode parar e refletir sobre a sua prática, e como ele é um mestrado profissional, o objeto de pesquisa do aluno, da aluna que ingressarem no curso, é a própria atuação pedagógica”, explicou o
O curso tem duração de 24 meses, período no qual os mestrandos deverão cursar disciplinas obrigatórias e optativas, totalizando 360 horas, e concluir com a defesa de um trabalho final. A área de concentração do mestrado é "Ensino de Sociologia", com três linhas de pesquisa disponíveis para os candidatos: "Educação, escola e sociedade"; "Juventude e questões contemporâneas"; e "Práticas de ensino e conteúdos curriculares".
Para se candidatar, é necessário ser professor em exercício na Educação Básica pública, seja efetivo ou temporário, e possuir diploma de licenciatura reconhecido pelo MEC.
Todo o processo seletivo será realizado de forma remota e consistirá em duas etapas eliminatórias e classificatórias: uma avaliação da carta de intenções, que tem peso de 40% na nota final, e uma defesa oral dessa carta por videochamada, com peso de 60%. Os candidatos devem obter nota mínima de sete em cada uma das etapas para serem classificados.
Interessados devem preparar a documentação exigida, que inclui, entre outros, a carta de intenções detalhando sua trajetória e proposta de pesquisa, diploma de graduação, declaração de exercício profissional e documento de identidade. O edital também prevê a aplicação de políticas de ações afirmativas, conforme a legislação de cada instituição associada, e a possibilidade de concorrer a bolsas de estudo, condicionadas à disponibilidade orçamentária da Capes.