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Fundaj retoma publicações da série Textos para Discussão em 2025 com trabalho sobre mudanças climáticas e sustentabilidade
A elevação do nível do mar é uma das consequências mais preocupantes e visíveis das mudanças climáticas. A depender do avanço da água, localidades costeiras em todo o planeta podem enfrentar inundações, a redução de seus territórios e crises humanitárias devido à migração forçada. No Brasil, cidades como Recife, Fortaleza, Salvador, São Luís, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Santos figuram entre as mais vulneráveis ao avanço do mar em um relatório recente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). E é com foco na situação crítica da capital pernambucana que se desenvolve o trabalho “Transições para a sustentabilidade, estudos relacionais associados à Investigação Apreciativa e à Inovação Social: um estudo no multiHlab/Fundaj”, que integra a edição 212 da série Textos para Discussão (TpD), da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
Com autoria da professora Rezilda Oliveira, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e da pesquisadora Cátia Lubambo, da Fundaj, o trabalho traz, como relato de experiência, os resultados da execução de um plano de atividades apresentado à Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundaj. A partir de um estudo realizado no Laboratório Multiusuários em Humanidades (multiHlab) com estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Candido Duarte, localizada no bairro de Apipucos, egressos do Programa de Iniciação Científica (Pibic) Ensino Médio da Fundação Joaquim Nabuco, as pesquisadoras estimularam a discussão sobre o processo de pesquisa generativa e seu impacto acelerador das mudanças sociais.
Para a pesquisadora Cátia Lubambo, o modelo utilizado na pesquisa, a investigação apreciativa — que assumiu a forma de roda de conversa com os estudantes — permitiu “dispor frente a frente as evidências científicas da vulnerabilidade social e suscetibilidade aos riscos de desastres naturais e as impressões pessoais trazidas no grupo”. O trabalho buscou justamente compreender como esses jovens percebem a crise climática e quais sugestões, incrementais ou radicais, surgem a partir dessas percepções. Em outras palavras, a pesquisa-ação gera soluções. “Qualquer proposta começa com a compreensão das pessoas sobre sua natureza transformacional de hábitos, de modos de ocupação e cuidado com o território e do engajamento social na esfera pública”, complementa Lubambo.
A pesquisa é fruto do estágio pós-doutoral da professora Rezilda Oliveira, da UFRPE, na Fundação Joaquim Nabuco, que oferece a estrutura da instituição para que pesquisadores realizem seus estudos. “A professora Rezilda ficou sob supervisão da pesquisadora Cátia Lubambo e foi interessante porque ela, que já é uma pesquisadora reconhecida no meio, trouxe essa experiência de pesquisa que ela tinha e fez o estudo com um equipamento nosso aqui da Fundação, que é o multiHlab”, explica Darcilene Gomes, coordenadora do Centro de Estudos de Cultura, Identidade e Memória (Cecim/Dipes). Ela ainda reforça a proximidade do estudo com o trabalho que já vem sendo desenvolvido na instituição. “O plano de trabalho que a professora Rezilda trouxe tem uma relação muito forte com os estudos que são desenvolvidos aqui na Fundaj há algum tempo. Para além dessa aplicação no estudo de caso com o multiHlab, a professora Rezilda estuda questões urbanas, que a Fundaj também tem uma tradição de estudos”, complementa a coordenadora do Cecim.
A publicação marca ainda a retomada da série Textos para Discussão, que nos últimos anos teve poucas edições lançadas. Agora, além de contar com registro na Biblioteca Nacional e um código do Padrão Internacional de Numeração de Livro (ISBN), a TpD tem um novo projeto gráfico, assinado pela Editora Massangana, vinculada à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundaj. “Cristiano Borba, que está à frente da [Editora] Massangana, deu uma força grande pra gente. Nós conseguimos fazer essa atualização do projeto gráfico e já temos alguns textos que estão em finalização e em breve também serão publicados na mesma série”, conta Darcilene Gomes.
A série Textos para Discussão foi criada em 1981, com o objetivo de estimular o debate em torno dos resultados das pesquisas realizadas na Fundação Joaquim Nabuco, de modo a permitir o confronto de informações, ideias e perspectivas entre os pesquisadores interessados nos temas discutidos.