Notícias
Fundaj recebe palestra e lançamento do novo livro de Jamil Chade em parceria com a Bienal do Livro de Pernambuco
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) promove, em parceria com a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, a palestra e o lançamento do novo livro do jornalista Jamil Chade, Tomara que você seja deportado: Uma viagem pela distopia americana. A palestra terá a participação do senador Humberto Costa e mediação do jornalista Rossini Barreira. Aberto ao público, o evento será realizado no dia 7 de agosto, às 19h, na Sala Aloísio Magalhães, no campus Ulysses Pernambucano da Fundaj, no Derby.
Com prefácio assinado pelo cineasta Walter Salles, o livro reúne crônicas e se propõe a expor a degradação da democracia nos Estados Unidos, a partir da eleição de Donald Trump. Jamil percorre cidades, fronteiras e abrigos em uma jornada que revela os impactos da política de imigração e os efeitos sociais do controle excessivo. A partir de uma experiência pessoal, o autor apresenta uma análise contundente da distopia em curso naquele país.
“O que acontece nos EUA não é apenas uma história americana. O que está em jogo é o destino da democracia como uma recente experiência humana. A mesma semente germinará em outras línguas, em outras realidades e culturas sempre que desprezarmos o risco que se corre quando normalizamos a barbárie”, afirma Chade. Em outro trecho, ele acrescenta: “Fiquei sem ar diante da asfixia das conquistas duramente obtidas por mulheres, pelo movimento negro e por outros grupos minoritários. [...] Senti o poder da desinformação e seu abalo no tecido social de uma nação.”
Para Walter Salles, que assina o prefácio da obra, “é não somente um extraordinário trabalho jornalístico, mas também um ensaio de grande lucidez sobre como podem sucumbir às democracias. Atravessando o país de norte a sul para melhor entender as vertentes dessa decomposição, Chade se torna um sismógrafo desse processo. Cada crônica que compõem este volume é, ao mesmo tempo, uma revelação e um alerta sobre o que pode suceder em qualquer país, hoje.”
O diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca/Fundaj), Túlio Velho Barreto, ressalta a atualidade da publicação. “O tema do livro é extremamente atual e recebeu um tratamento cirúrgico do mais competente correspondente internacional brasileiro no momento. Nada escapa às observações e análises do Jamil Chade ao abordar à distopia em curso, a partir dos Estados Unidos, mas com repercussão mundial. De fato, estamos vendo o tão propalado ‘sonho americano’ ruir e a sua democracia, ainda que formal, sendo destruída. Não imagino outro jornalista capaz de colocar tão bem o dedo na ferida além do Jamil Chade. Foi exatamente isso que nos motivou a estabelecer essa parceria com a Bienal para viabilizar a oportunidade de ouvi-lo em Pernambuco”.
Parceira na realização do evento, a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco é um dos principais eventos literários do Norte e Nordeste do país. E, neste ano, será realizada entre 3 e 12 de outubro. Para o coordenador da Bienal, Rogério Robalinho, “as Bienais e as grandes feiras literárias brasileiras representam não apenas uma oportunidade ímpar de estímulo ao consumo de livros, mas são verdadeiros motores de transformação cultural, capazes de moldar leitores, influenciar tendências literárias e redefinir o papel da literatura no Brasil.”
Autor
Correspondente na Europa há quase 20 anos, Jamil Chade foi eleito um dos 40 jornalistas mais admirados do Brasil e melhor correspondente brasileiro no exterior em duas ocasiões. Com viagens a mais de 70 países, percorreu trilhas com imigrantes, visitou acampamentos de refugiados na Europa, África e Oriente Médio. Viajou com Papa Bento XVI e Papa Francisco ao Brasil, percorreu a África com o secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, acompanhou refugiados no Iraque, Somália, Darfur e Libéria, e centenas de outras histórias.
Suas reportagens sobre os bastidores do esporte mundial renderam ao repórter diversos prêmios. Contribui regularmente com veículos internacionais como BBC, France24, La Sexta, The Guardian, El Pais e outros. Faz parte de uma rede de especialistas no combate à corrupção organizada pela Transparência Internacional e foi um dos pesquisadores da Comissão Nacional da Verdade, estabelecida para investigar os crimes da ditadura. É graduado em Relações Internacionais pela PUC/SP.
Serviço
Palestra e lançamento do novo livro de Jamil Chade na Fundação Joaquim Nabuco
Data: 7 de agosto de 2025
Horário: 19h
Onde: Sala Aloísio Magalhães
Rua Henrique Dias, 609
Derby, Recife
Aberto ao público