Notícias
Fundaj recebe Ministro da Educação para outorga da Medalha Massangana
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC), realiza nesta quarta-feira (27/08), às 9h, no Auditório Benícios Dias, campus Gilberto Freyre, em Casa Forte, a cerimônia de outorga da Medalha Massangana ao Ministro da Educação, Camilo Santana. Criada há mais de 50 anos, a Medalha Massangana é a honraria máxima outorgada pela Fundação a personalidades e instituições importantes para o desenvolvimento do país e comprometidas com a educação, a ciência e a arte.
Uma das primeiras personalidades a receber a Medalha Massangana foi o antropólogo e sociólogo Gilberto Freyre, o fundador da Fundação. Recentemente, durante a Sessão Solene pelo encerramento do ciclo de celebrações dos seus 75 anos, a Fundaj entregou a comenda a algumas personalidades e instituições, entre elas a senadora Teresa Leitão, a educadora e ex-secretária de Educação de Pernambuco, Silke Weber, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), recebida pelo reitor Alfredo Macedo Gomes, e ao Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras (CPP), recebida por Dom José Luiz Sales, além de servidores da ativa e aposentados.
Sobre a Medalha
O nome da Medalha Massangana faz referência ao Engenho Massangana, local onde o abolicionista Joaquim Nabuco, patrono da Fundaj, viveu até os oito anos de idade. Cedido em comodato há mais de 20 anos pelo Governo do Estado à Fundação, o Engenho Massangana é tombado como Parque Nacional da Abolição.