Notícias
Fundaj prorroga prazo de inscrições do Pibic para estudantes de graduação e do Programa Pivic para universitários atuarem como voluntários
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), prorrogou, nesta sexta-feira (18), o período de inscrições do edital de seleção para bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Pibic) para estudantes de graduação e para a seleção de universitários para atuarem como voluntários na Iniciação Científica Fundaj (Pivic). O programa é voltado para estudantes de graduação visando o desenvolvimento do pensamento científico e a iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.
Ao todo, 12 bolsas serão concedidas por 12 meses a estudantes de graduação, com valor estipulado pela Diretoria Executiva do CNPq (em junho de 2024: R$ 700). Os estudantes não contemplados com bolsa (lista de espera) serão convidados a desenvolver suas pesquisas de forma voluntária. Não é permitida a divisão da mensalidade de uma bolsa entre dois ou mais estudantes.
A participação no programa ocorre por meio de indicação dos orientadores(as), que são pesquisadoras e pesquisadores da Fundaj. Para concorrer às bolsas, é importante que os estudantes de graduação se familiarizem com as linhas de pesquisa desenvolvidas na instituição e manifestem interesse em colaborar com os projetos. Cada orientador pode indicar entre um e quatro alunos para o processo seletivo.
O período de inscrição de propostas é de 25 de junho a 3 de agosto e a divulgação dos resultados, prevista para 25 de agosto, será feita no site da Fundaj, por meio deste link. Informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail pibic.em@fundaj.gov.br.
Dentre os objetivos do programa, estão despertar a vocação científica e desenvolver habilidades para a pesquisa por meio da participação de estudantes de graduação em projetos desenvolvidos por pesquisadores da Fundaj, fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos e desenvolver habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes.
“Ter um programa de iniciação científica na Fundação é importante pela nossa natureza de pesquisa, temos os nossos projetos e as alunas e alunos colaboram nesses projetos, realizam suas pesquisas com os dados aqui levantados. Também é uma forma da instituição mostrar esses projetos e resultados para a sociedade”, explica a coordenadora do PIBIC para a graduação, Beatriz Mesquita.
A coordenadora reforça, ainda, a importância das iniciativas para a formação de novos pesquisadores, que é um dos objetivos da instituição. “É uma oportunidade de capacitação na pesquisa, com a oportunidade de realização de pesquisas de campo e apresentação de trabalhos em Congressos. Além disso, a(o) aluna(o) vai viver a Fundação, participar de diversas atividades extra-curriculares, interdisciplinares, inclusive em atividades culturais como exposições e os cinemas, com acesso gratuito”, destaca Beatriz.
O orientador deve possuir no mínimo titulação de mestre e produção científica, tecnológica ou nas áreas de memória e/ou artístico-cultural nos últimos três anos, registrada em seu currículo Lattes e ser servidor do quadro permanente na Fundaj. Já bolsistas e voluntárias(os) devem estar regularmente matriculados em curso de graduação no momento da inscrição e até o término da vigência do seu projeto de iniciação científica.
Cronograma:
Período de inscrição de propostas: 25 de junho a 3 de agosto
Divulgação do Resultado final: 25 de agosto