Notícias
Fundaj promove minicursos do Verão das Artes com foco em cinema, artes visuais e formação cultural
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) realizou, por meio da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor), quatro minicursos que integraram a programação do Verão das Artes da Escola de Governo. As atividades, oferecidas nas modalidades presencial e a distância, reuniram cerca de 100 participantes previamente inscritos, entre estudantes e profissionais de diferentes áreas de atuação. A iniciativa reforça o compromisso da Fundação com a difusão do conhecimento de forma gratuita, acessível e de qualidade.
Voltados para temáticas culturais, os minicursos abordaram conteúdos relacionados ao cinema, às artes visuais e à crítica artística. Na modalidade a distância, foram ofertados os cursos “Direção Autoral de Filmes de Baixo Orçamento”, ministrado por Paulo Maurício Germany Caldas, e “Escrita Crítica e Curatorial”, conduzido por Pedro Azevedo.
Já na modalidade presencial, com aulas realizadas na unidade Derby da Fundaj, o público participou dos minicursos “Cinema Brasileiro: do Silencioso a ‘O Agente Secreto’”, ministrado por Luiz Joaquim da Silva Júnior, e “A Maquiagem de Efeitos Especiais na Produção Audiovisual”, sob a orientação da professora Anna Cantarelli. Ao final das atividades, todos os participantes receberão certificado com carga horária de 10 horas-aula.
“Os minicursos do Verão das Artes foram uma experiência extremamente positiva, marcada pela boa organização, pela participação ativa do público e pela forte adesão às atividades, o que evidencia a demanda por formações na área das artes e da cultura. A diversidade dos temas e a qualidade dos conteúdos, aliadas ao envolvimento dos ministrantes e participantes, contribuíram para um processo formativo rico, que estimula a criatividade e fortalece o vínculo da Fundação com artistas, estudantes, servidores públicos e agentes culturais”, destacou Sayara Pimentel, coordenadora dos minicursos do Verão das Artes.
A vivência das aulas também ganhou destaque nos relatos dos participantes. A maquiadora Júlia Calheiros, que veio de Maceió (AL) para acompanhar o minicurso “A Maquiagem de Efeitos Especiais na Produção Audiovisual”, contou que a experiência foi marcante em sua trajetória profissional. “Foi extremamente enriquecedor, sobretudo pela escassez de cursos tão completos na minha cidade. A professora foi muito didática, a turma foi colaborativa e as atividades foram dinâmicas. Além da prática, tivemos uma base teórica consistente, o que torna o aprendizado ainda mais significativo”, afirmou.
A professora Joelma Sousa, aluna do minicurso “Cinema Brasileiro: do Silencioso a ‘O Agente Secreto’”, disse que o interesse pelo cinema foi o ponto de partida para conhecer a instituição. “Sempre gostei muito de cultura, mas não conhecia a Fundação. Quando soube do curso de cinema, resolvi me inscrever e, a partir daí, comecei a conhecer melhor a Fundaj, o prédio e as atividades que acontecem por lá. Mesmo sem formação na área, achei as aulas motivadoras. E conhecimento nunca é demais", relatou.