Notícias
Fundaj promove diálogos sobre governança e acesso na pesca artesanal
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) realiza, juntamente com outras instituições, duas apresentações abertas ao público com a pesquisadora Lol Dahlet, do Centro Leibniz de Pesquisa Marinha Tropical (ZMT, Alemanha) e da Universidade Federal do Pará (UFPA). A primeira ocorre na quinta-feira (27), às 15h, no Auditório Antônio Lisboa, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); e a segunda será realizada na sexta-feira (28), às 14h, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As palestras abordam o tema “Governança e acesso na pesca costeira e marinha: o caso de Bragança, PA/Brasil”.
As apresentações discutirão os resultados da pesquisa desenvolvida por Dahlet na região de Bragança, no Pará, onde comunidades tradicionais dependem diretamente da pesca artesanal. A pesquisadora vai analisar como aspectos de governança, políticas de acesso aos recursos marinhos e dinâmicas socioterritoriais impactam a atividade pesqueira local e a vida de pescadores e pescadoras.
O evento é resultado da tese de doutorado desenvolvida por Dahlet, orientada pela pesquisadora Marion Glaser, no ZMT (Alemanha), e coorientada no Brasil por Roberta Barboza, coordenadora da Coordenação de Apoio à Pesquisa (Coape), da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes).
O encontro conta com apoio do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) e integra uma rede de colaboração científica entre instituições brasileiras e internacionais que inclui Fundaj, LabPexca-UFPA e ZMT.