Notícias
Fundaj participa da posse da nova diretoria da Anpae
A presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a professora doutora Márcia Angela Aguiar, participou da cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), realizada na segunda-feira (26), na Universidade Federal de Goiás (UFG). Reeleito para o biênio 2025–2027, o professor doutor Luiz Fernandes Dourado segue à frente da instituição após a vitória da chapa "Anpae de Lutas e Resistência Propositiva", que tem como compromisso a defesa da educação pública, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade.
A mesa de abertura da cerimônia reuniu diversas representações do campo educacional brasileiro. Além da presidenta da Fundaj, participaram Lueli Nogueira Silva Duarte, presidenta do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros/Departamentos de Educação (Forundir); o professor João Ferreira de Oliveira, ex-presidente da Anpae e presidente da comissão eleitoral da entidade; Miriam Fábia Alves, presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e vice-coordenadora do Fórum Nacional de Educação (FNE); e Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e atual coordenador do FNE.
Durante a solenidade, o professor Luiz Dourado apresentou um balanço de sua atuação à frente da diretoria anterior e compartilhou os objetivos da nova gestão. Ele destacou a consolidação da estrutura organizacional da Anpae nos últimos anos, com fortalecimento das diretorias, criação de coordenações estaduais, reestruturação de processos internos, atualização do site institucional e ampliação do alcance dos periódicos científicos da entidade.
“A participação de anpaeanas e anpaeanos resultou na escolha de uma equipe de gestão comprometida com a educação pública, popular, com gestão pública, gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade. Lema esse que construímos na Conferência Nacional de Educação e que vem sendo fortalecido desde a Conferência Nacional de Educação Básica de 2008”, afirmou o presidente da Anpae.
“Reafirmamos nosso compromisso com a rica história da Anpae, buscando sempre a defesa do direito à educação de qualidade e a promoção da gestão democrática. Em tempos desafiadores, nossa luta pela educação se torna ainda mais crucial, especialmente diante de retrocessos que enfrentamos desde o golpe de 2016”, completou Dourado.
A professora doutora Márcia Angela Aguiar, que já presidiu a Anpae em anos anteriores, parabenizou Luiz Dourado e reiterou a importância do trabalho desenvolvido pela entidade. “Queria falar da minha alegria por essa posse. Luiz é uma das pessoas mais engajadas, um intelectual muito atuante. É assim que vemos os intelectuais nos tempos difíceis, pois são aqueles que ficam à frente, enfrentando e levando nossas mensagens.
Ele esteve presente em vários movimentos que tinham como objetivo a reconstrução do Estado Democrático de Direito, sempre valorizando as ações das entidades co-irmãs", afirmou.
Na cerimônia, houve a assinatura do termo de posse e a apresentação das cinco vice-presidências regionais da Anpae, todas ocupadas por mulheres. Tomaram posse Maria Couto Cunha (Nordeste), Cristiane Machado (Sudeste), Rosilene Lagares (Norte), Marilda de Oliveira Costa (Centro-Oeste) e Maria Silvia Cristofoli (Sul).
Ao todo, 25 diretores e diretoras foram eleitos para compor a diretoria da Anpae em todo o país. Em Pernambuco, assumiram os cargos de diretora e vice-diretor, respectivamente, a professora Luciana Rosa Marques e o professor José Amaro Barbosa da Silva, ambos também vinculados à Fundação Joaquim Nabuco. Também integra o novo Conselho Fiscal da Anpae a professora Ana Lúcia Félix, diretora do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A cerimônia contou ainda com a presença de representantes de diferentes entidades e instituições públicas. Estiveram presentes Dalila Andrade Oliveira, diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação do CNPq; Denise Silva, da Anfope; Valdirene Alves de Oliveira, coordenadora-geral de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC); Kátia Maria, vereadora pelo PT em Goiânia; Daniela Lima, coordenadora do PPGEF/UFG; Karine Nunes de Moraes, presidenta do Fórum Municipal de Educação de Goiânia; Ged Guimarães, representando a Universidade Estadual de Goiás (UEG); Geovana Reis, presidenta eleita do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg); Delci Souza Barros, contemporânea do professor Dourado no curso de Ciências Sociais; e Vilma de Fátima Machado, do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos.
Anpae
A Anpae é uma instituição de luta e resistência propositiva, comprometida com a efetiva democratização da educação brasileira. Defende a revogação de iniciativas retrógradas e a construção de políticas públicas de Estado que garantam o direito à educação como direito social. A cerimônia de posse está disponível na íntegra no canal da entidade no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=j5lqaiqzeQg.
Sobre Luiz Fernandes Dourado
Professor titular emérito da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luiz Fernandes Dourado é doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), com pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. Tem experiência nas áreas de Educação e Sociologia da Educação, com ênfase em políticas educacionais, avaliação, gestão e regulação da educação básica e superior.
Foi diretor da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), coordenador-geral de Estatísticas Especiais do INEP, membro do Conselho Superior da CAPES (2014–2018), do Conselho Técnico-Científico da CAPES para a Educação Básica (2013–2017), da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (2012–2016), além de ter integrado o Fórum Nacional de Educação (2014–2016) e o Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil (GEA/FLACSO).