Notícias
Fundaj participa da abertura do Seminário do Fórum Estadual de Educação de Pernambuco
A presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Márcia Angela Aguiar, participou, na manhã desta quinta-feira (27), da mesa de abertura do Seminário do Fórum Estadual de Educação de Pernambuco, que teve como tema “Fóruns, PNE e SNE em debate”. O evento foi organizado pelo Fórum Estadual de Educação de Pernambuco (FEE-PE) e aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), no Recife, reunindo representantes de entidades educacionais, pesquisadores e especialistas.
Além de Márcia Angela, compuseram a mesa de abertura Ivete Caetano, presidenta do Sintepe; Viviane Fonseca, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime); Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e membro do Fórum Popular Nacional de Educação; e Hamilton Bezerra, presidente do Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro-PE), com mediação de Célia Santos, coordenadora do FEE-PE. Márcia Angela resgatou o processo de construção do Plano Estadual de Educação, defendendo maior protagonismo das entidades e coletivos que representam a comunidade educacional.
“Hoje vejo um momento de protagonismo das diversas entidades, para realmente fazer valer a nossa voz”, destacou. Para ela, os planos nacional, estadual e municipal acumulam disputas, contradições e expectativas, sendo imprescindível que trabalhadores, coletivos científicos e sindicatos exerçam seu papel de esclarecimento e mobilização: “A luta não é fácil. Muitas vezes há retrocessos inesperados. É nesse cenário que a importância do debate sindical e associativo se faz presente”, afirmou.
A presidenta do Sintepe, Ivete Caetano, ressaltou que o PNE representa uma conquista histórica, embora ainda esteja em disputa. Segundo ela, há uma narrativa pública que tenta mascarar divergências profundas no debate educacional. “Precisamos pontuar as diferenças. Nem todo mundo defende as mesmas coisas no Plano Nacional de Educação”, afirmou. Ivete alertou ainda para o risco de que instâncias legislativas municipais e estaduais invisibilizem o debate real para aprovar propostas que não dialogam com os trabalhadores da educação. “Será necessário revelar as divergências, mobilizar e garantir nossos direitos no PNE, nos planos estaduais e municipais”, concluiu.
O seminário seguiu com painéis coordenados por Horácio Reis, do Fórum Estadual de Educação, com palestras de Heleno Araújo e Liz Ramos, educadora do Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) e integrante do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Além das exposições principais, foram realizados relatos das experiências dos Fóruns Municipais de Educação, apresentados por Cícera Maria (FME Caruaru) e Amanda Falcão (FME Jaboatão dos Guararapes), destacando práticas locais e estratégias de mobilização.
Homenagem
Durante a mesa de abertura, Márcia Angela da Silva Aguiar, que é titular e emérita da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi homenageada por ter sido agraciada com a Ordem Nacional do Mérito Educativo, no grau de Grande Oficial, em comemoração aos 95 anos do Ministério da Educação. Regulamentada pelo Decreto nº 4.797, de 31 de julho de 2003, a comenda é destinada a personalidades nacionais e estrangeiras que se destacaram em ações para a melhoria e o desenvolvimento do ensino e da educação brasileira. A cerimônia foi realizada no dia 14 deste mês, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. “Essa comenda não é só minha, é de todos que fazem a educação”, disse a presidenta da Fundaj.