Notícias
Fundaj participa da abertura de congressos internacionais de educação em Pernambuco
Teve início na segunda-feira (14) o VIII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e o XI Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, com a realização da mesa de abertura, na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) são parceiras na realização dos congressos que estão sendo promovidos pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), pelo Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) e pelo Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha (FEAE).
Os eventos seguem até a próxima quinta-feira (17/04). A programação contempla mesas de debate, colóquios, simpósios, apresentações de trabalhos e outras atividades voltadas à análise e à troca de experiências sobre políticas públicas educacionais. Com o tema “Estado, democracia, políticas e gestão da educação: impasses e perspectivas”, a Conferência Magna foi proferida pela senadora Teresa Leitão.
Presente na solenidade de abertura, a presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a professora doutora Márcia Angela Aguiar, reforçou o papel da Anpae e dos congressos na defesa da educação pública: “Para poder defender o Estado democrático de direito, defender uma educação pública de qualidade socialmente referenciada, é preciso inteligência, talento e, sobretudo, coragem de defender o lado certo. E a Anpae tem essa tradição de defesa da gestão democrática. Cada um e cada uma que fazem a Associação, e que têm esse compromisso, serão importantes com suas contribuições para sedimentar ainda mais essa luta em defesa da dignidade humana, da gestão democrática e de valores que são referenciados há muito tempo e têm como ponto alto Paulo Freire”.
Presidente da Anpae, Luiz Fernandes Dourado destacou que “o tema dos congressos e as discussões concernentes ganham centralidade na conjuntura atual, em que várias agendas e proposições que impactam a relação Estado-democracia e as políticas educacionais são delineadas no mundo e no Brasil. "São lugares de encontros, intercâmbios, partilha de estudos e de políticas, administração e gestão da educação. São também espaços de resistência, de lutas e de produção e circulação do conhecimento científico, cujos esforços convergem para a defesa do direito social à educação para todas as pessoas. Aqui, mais uma vez, ratificamos e defendemos preceitos fundamentais como a educação pública, popular, com gestão pública, gratuita, laica, inclusiva, democrática e de qualidade social, tão ameaçada no mundo como um todo.”
Representando o ministro da Educação, Camilo Santana, a diretora da SASE/MEC, Selma Rocha, reforçou o papel transformador da educação. “A educação é um instrumento de exercício da liberdade, de aprofundamento da democracia, de acesso à cultura, que torna possível que as maiorias sociais interfiram nos destinos dos extraordinários problemas complexos que temos hoje no Brasil e no mundo”. Ela também salientou a importância do debate envolvendo o Plano Nacional de Educação exaltando a necessidade de proteção à escola pública e da valorização dos profissionais da educação.
O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, alertou para os limites financeiros enfrentados pelas políticas educacionais. “Se tem um desafio para se discutir no campo da educação, qual é o orçamento para as políticas públicas. É absolutamente essencial. É preciso uma profunda discussão sobre o Estado na atualidade, pois o orçamento está raptado. O Executivo perdeu, nos últimos anos, força na formulação e financiamento das políticas públicas, e esse tema merece nossa atenção”.
Também fizeram parte da mesa de abertura o presidente do FPAE, Carlos Pires; o representante do FEAE, Josep Serentill Rubio; a diretora de Cooperação Internacional da Anpae e vice-presidenta do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco, Janete Lins de Azevedo; a assessora especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos e Meio Ambiente do MDHC, Wilma de Nazaré Bahia Coelho; o presidente da CNTE e coordenador do FNE, Heleno Araújo; a diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação do CNPq, Dalila Andrade Oliveira e a diretora de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, Márcia Serra Ferreira.
Conferência Magna
A senadora Teresa Leitão ressaltou a importância de o congresso ser sediado no Nordeste, em Pernambuco. “É muito providencial que o fórum seja realizado em um estado do Nordeste, no caso Pernambuco, porque responde a um dos nossos maiores desafios: combater as desigualdades regionais. Pernambuco é um estado que representa bem as contradições e desafios do sistema educacional, com avanços significativos de um lado, mas combinados com mazelas das desigualdades sociais do outro”.
A parlamentar destacou a necessidade de um planejamento educacional estruturado. “Precisamos de um plano que reflita um projeto de educação. A educação brasileira não vai avançar com base em ações bem-intencionadas, mas desordenadas e facilmente descontinuadas pelos governos de plantão, que se renovam a cada quatro anos”. Ela apresentou uma série de pontos que, segundo ela, podem compor um Plano Nacional de Educação factível, que sirva de bússola para as gestões em todas as esferas, como um financiamento educacional robusto que combata as desigualdades, valorização dos profissionais da educação e inclusão digital com proteção por meio da educação midiática.
A cerimônia contou com apresentações culturais que celebraram a tradição popular do estado. O maracatu de baque solto “A Cabra Alada” e o projeto “Nação Porto Mix” embalaram o evento com performances de maracatu, coco e ciranda. Os congressos reúnem especialistas de diversos países para debater o tema central “Estado, democracia, políticas e gestão da educação: impasses e perspectivas”. Os congressos têm como proposta central reunir pesquisadores da educação superior, professores da educação básica, dirigentes e técnicos da administração pública educacional para discutir e socializar práticas, estudos e experiências inovadoras em gestão escolar e formação de profissionais da educação.
A programação inclui conferências, mesas temáticas, sessões de comunicações orais e pôsteres, além de atividades de intercâmbio acadêmico. Ao longo dos próximos dias, o evento deve reunir um público amplo, composto por professores das redes públicas da Região Metropolitana do Recife e de municípios do interior, estudantes de licenciatura e especialistas da área, contribuindo para o aprofundamento do debate sobre os rumos da educação no Brasil, em Portugal e na Espanha.