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Fundaj marca presença em simpósio sobre Ensino Médio no segundo dia dos congressos internacionais de educação
A programação da tarde desta terça-feira (15), segundo dia dos congressos internacionais de educação, foi marcada por discussões sobre os rumos do ensino médio no Brasil. Realizado no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, o simpósio temático “Políticas e gestão do Ensino Médio: desafios” contou com a participação da presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a professora doutora Márcia Angela Aguiar, que fez uma ampla explanação sobre os desafios enfrentados nos últimos anos diante de governos marcados por políticas neoliberais e conservadoras, além da reconstrução que vem sendo feita na atual gestão federal.
“O simpósio foi muito importante porque trouxe uma temática atual, que é a questão do ensino médio. Os pontos que foram apresentados nos trazem problemas que precisam ser refletidos e debatidos com base na produção científica do campo. Foi um sucesso o simpósio, pois ele alcançou os objetivos aos quais se propôs”, avaliou a presidenta Márcia Angela.
Também participaram do debate o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica da SEB/MEC, Alexsandro do Nascimento Santos; a coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves de Oliveira; e o professor da Unifesp e integrante do Cedes, Sérgio Stocco. A mediação foi feita por João Danilo Batista de Oliveira (Uneb/Anpae/Feeba). Em sua fala, o diretor Alexsandro destacou a importância do simpósio ao permitir a reconexão entre pesquisadores da área. “Discutimos os desafios do ensino médio brasileiro e foi muito relevante reconectar os pesquisadores da Anpae e do Congresso Ibero-Americano, trazendo a dimensão política e técnica da transformação necessária.”
Valdirene ressaltou a diversidade de contribuições presentes no encontro. “Foi possível fazer um panorama da Lei 14.945 como possibilidade de superação de alguns desafios para a formação das juventudes. Busquei abordar a permanência dos estudantes, mostrando como isso foi perseguido desde a consulta pública e como os planos de ação já contemplam essa pauta com o Programa Pé-de-Meia.”
Já o professor Sérgio Stocco apontou a necessidade de reconhecer a condição econômica da juventude que frequenta o ensino médio. “Precisamos pensar nesse jovem como trabalhador. A questão é econômica. Precisamos entender esse jovem pobre, não podemos criar isolamento”, disse, alertando também para forças sociais que buscam desescolarizar e excluir, e reforçando que a política educacional precisa se articular como forma de seguridade social.
Além do simpósio sobre ensino médio, a programação seguiu com duas mesas plenárias. A primeira abordou o tema “Políticas de inclusão, diversidade e direitos humanos: movimentos, tensões e perspectivas”, e a segunda discutiu “Políticas e gestão da educação básica: tendências globais, tensões locais e perspectivas”, reunindo especialistas de diferentes instituições e áreas da política educacional.
Os simpósios fazem parte do VIII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e do XI Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, promovidos pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), pelo Fórum Português de Administração Educacional (FPAE) e pelo Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha (FEAE), com parceria da Fundaj e da UFPE.