Notícias
Fundaj lança videoaulas gratuitas sobre uso de geotecnologias nas ciências sociais
Difusão científica e capacitação profissional: a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), disponibiliza uma série de videoaulas para capacitação no uso de geotecnologias aplicadas às ciências sociais. Disponibilizadas pelo Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social (CIEG), as aulas estão disponíveis gratuitamente no canal do CIEG no YouTube, e podem ser acessadas neste link.
Com foco na utilização do software QGIS, as videoaulas possuem de 5 a 15 minutos e são ministradas pela geógrafa Maria das Neves Melo, doutora pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. O minicurso tem como foco a aplicação do QGIS na análise espacial de dados sociais, com conteúdo programático que abrange desde conceitos introdutórios até a elaboração e exportação de mapas temáticos.
Voltadas para a formação técnica de pesquisadores, estudantes e gestores públicos, as aulas oferecem mais autonomia para exploração das dimensões espaciais dos fenômenos sociais nas pesquisas, com maior precisão e contextualização nas análises territoriais. As ferramentas geoespaciais, como o QGIS, possuem aplicabilidades diversas, como o mapeamento de desigualdades sociais, a análise da distribuição de serviços e o monitoramento de políticas públicas.
Wilson Fusco, Diretor de Pesquisas Sociais da Fundaj, destaca a relevância das videoaulas para o campo das pesquisas sociais. A ideia é potencializar os estudos realizados na própria Fundaj e também a formação de redes colaborativas de pesquisa. “Ao promover a formação em ferramentas como o QGIS, a Fundação Joaquim Nabuco reafirma seu compromisso com a inovação metodológica, a democratização do acesso à tecnologia e o fortalecimento da pesquisa aplicada. A capacitação em softwares livres e abertos, como os abordados na série, amplia a capacidade técnica de pesquisadores(as), estudantes e gestores(as) públicos(as), promovendo maior eficiência na produção e análise de dados”, pontua.
A série de aulas ganhará expansão em breve, com novas aulas disponibilizadas semanalmente até o final de setembro. Os novos conteúdos complementarão os temas já contemplados com abordagem mais aprofundada das ferramentas e exemplos de aplicações práticas. O conteúdo é resultado de contrato firmado pela Fundaj com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que prevê ações de reabilitação e fortalecimento do CIEG.