Notícias
Fundaj lança edital para bolsistas e orientadores do PIBIC Ensino Médio
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), lança, nesta quinta-feira (18), o edital do processo seletivo para o Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic EM /CNPq/Fundaj).
Confira o edital: https://www.gov.br/fundaj/pt-br/composicao/dipes-1/pibic/pibic-ensino-medio-2025-2026/FinalEditalPIBICEnsinoMedio2025_2026.pdf
Destinado a orientadores e bolsistas, o edital visa contemplar interessados em atividades que desenvolvam o pensamento científico, crítico e autônomo relacionados com a resolução de problemas nas diversas áreas do conhecimento.
Serão ofertadas 13 bolsas, destinadas a estudantes do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Cândido Duarte, localizada em Apipucos, Zona Norte do Recife. Os alunos devem estar regularmente matriculados no 2º ano do ensino médio no momento da inscrição e podem realizá-la de 18 de junho a 10 de julho.
“O edital 2025-2026 formará a equipe da 9ª edição do PIBIC EM. Nestes nove anos, nós da Fundaj aprendemos muito com os jovens, o que nos permitiu aperfeiçoar o programa e ter uma visão das suas contribuições para a formação dos estudantes”, pontua Viviane Toraci, coordenadora do PIBIC Ensino Médio na instituição.
Ela relata, ainda, a importância do desenvolvimento do pensamento científico, do letramento sociológico e das perspectivas de vida, valorizando a continuidade dos estudos em nível superior. “O convívio entre orientadores e estudantes, baseado na escuta ativa e na participação de todos nos processos de pesquisa, transforma nossas formas de ver e compreender o mundo”, destaca.
Para orientadores, os requisitos para submissão das candidaturas são possuir no mínimo titulação de mestre e produção científica, tecnológica ou artístico-cultural nos últimos três anos registrada no Currículo Lattes e ser servidor do quadro permanente da Fundaj. As inscrições podem ser feitas de 25 de junho a 25 de julho.
O programa é mantido com o auxílio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com recursos e infraestrutura da Fundação Joaquim Nabuco. Assim, o valor da bolsa será estipulado anualmente pela Diretoria Executiva do CNPq. Atualmente, o valor é R$ 300. Não é permitida a divisão da mensalidade de uma bolsa entre dois ou mais estudantes.
A divulgação dos resultados, prevista para 15 de agosto, será feita no site da Fundaj www.gov.br/fundaj. Informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail pibic.em@fundaj.gov.br.
Cronograma:
Inscrição para candidatos a orientadores 25 de junho a 25 de julho
Inscrição para candidatos a bolsistas 18 de junho a 10 de julho
Divulgação de resultado final: 15 de agosto