Notícias
Fundaj lança a exposição “Cruzadas”, fruto do VII Concurso de Residências Artísticas
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Unidade de Artes Visuais da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), inaugura, no próximo dia 13 de fevereiro, a exposição “Cruzadas”, da artista paraense Tetê, selecionada no VII Concurso de Residências Artísticas, um certame nacional para selecionar projetos de residências, como forma de incentivar a criação e a pesquisa para o desenvolvimento de trabalhos artísticos.
A pesquisa da artista Tetê parte de uma investigação da ausência. Ela se empenha em pesquisar a falta de registros do Grupo de Atuação Homossexual (GATHO), masculino, que atuou no Recife entre 1980 e 1985. “É jogando com a impossibilidade de animar essas memórias que a artista propõe imagens que se debruçam sobre a paisagem da cidade do Recife e buscam mapear as práticas de cruising na cidade, que só existem quando as luzes se apagam”, conforme pontua a educadora Myllena Matos, do Educativo de Artes Visuais da Dimeca.
O projeto Cruzadas, do qual resulta a exposição homônima, foi aprovado junto a outros dois projetos na sétima edição do Concurso de Residências Artísticas da Fundaj. Com entrada franca, a mostra será aberta para visitação do público a partir do dia 14 e seguirá até o dia 6 de abril, na Galeria Baobá, no campus Gilberto Freyre da Fundaj, em Casa Forte, Zona Norte do Recife.
Serviço:
Exposição: Cruzadas - VII Concurso de Residências Artísticas da Fundaj
Artista: Tetê
Inauguração: 13 de fevereiro de 2025, das 16h às 20h
Período de visitação: de 14 de fevereiro a 6 de abril
Atendimento ao público: de terça a sexta-feira, das 9h às 16h | sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
Local: Galeria Baobá, campus Gilberto Freyre da Fundaj
Endereço: Av. Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte