Notícias
Fundaj e UFPE promovem o V Simpósio Internacional Pós-Estruturalismo e Teoria Social
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realiza o V Simpósio Internacional Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Explorando Novas Fronteiras Sociopolíticas e Educacionais, entre os dias 1º e 3 de setembro de 2025, no Centro de Educação da UFPE, no Recife. Esta será a primeira edição realizada fora do Rio Grande do Sul, ampliando o alcance das discussões propostas.
Com coordenação dos professores Joanildo Burity (Fundaj), Jéssica Duarte (Fundaj), Anna Luiza Oliveira (UFPE) e Gustavo Oliveira (UFPE), o simpósio tem como foco os estudos pós-estruturalistas, especialmente a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. O evento articula diferentes campos do conhecimento, como ciência política, sociologia, educação, psicologia, comunicação, estudos de gênero e teoria social crítica.
A edição, acontecendo um ano depois do previsto, marca os dez anos do falecimento de Laclau (2013) e tem como tema central a ideia de novas fronteiras — físicas, simbólicas, políticas e identitárias —, enfatizando os cruzamentos entre teoria, ativismo e realidade social. Com essa perspectiva, o evento busca fomentar alianças entre correntes diversas do pensamento contemporâneo, como o pós-colonialismo, as teorias feministas, queer, descoloniais e outras vertentes críticas.
A programação inclui conferências, mesas-redondas, minicursos, grupos de trabalho (GTs) e lançamentos de publicações, compondo um espaço plural de investigação e debate. Os GTs abordarão temas como populismo, democracia, discursos religiosos, educação, gênero, sexualidade, subjetividades e política.
“Temos uma expectativa excelente em relação à composição das mesas, das conferências e da programação dos grupos de trabalho e minicursos, que estão todas de alta qualidade, com temáticas interessantes e atuais, explorando esse campo teórico interdisciplinar. Qualquer pessoa que observe a programação verá trabalhos nas áreas de ciência política, filosofia, educação, democracia, gênero e religião, entre outros. A diversidade de temas deve gerar uma discussão muito rica”, destaca o coordenador Joanildo Burity.
Entre os destaques estão as conferências da pesquisadora Mercedes Maria Barros e dos professores Thomás Zicman de Barros e Joanildo Burity, além de mesas temáticas que discutirão desde os desafios contemporâneos da democracia até os impactos dos discursos neoconservadores nos campos religioso e educacional.
Burity ressalta ainda que a realização do evento no Recife amplia o acesso às discussões por parte de estudantes, docentes, pesquisadores e ativistas de outras regiões do país. “É a primeira vez que o evento acontece fora de Pelotas, e temos grande expectativa sobre como poderemos alcançar o público do Nordeste e do Norte do Brasil, que até agora enfrentava dificuldades para participar devido às distâncias e aos custos de viagem.”
Voltado à comunidade acadêmica, movimentos sociais e demais interessados, o simpósio reforça a importância de iniciativas colaborativas entre instituições públicas comprometidas com a produção e a difusão do conhecimento. Mais informações estão disponíveis no site:
Confira a programação
01/09 – Segunda-feira
14h às 16h – Minicursos 1 e 2
16h30 às 18h30 – Minicursos 3 e 4
19h às 21h30 – Conferência de Abertura: Transgredir fronteiras, com Thomás Zicman de Barros
02/09 – Terça-feira
08h às 12h – GTs 1 a 5 e GT7
14h às 16h – Mesa 1: Homenagem a Ernesto Laclau
16h30 às 18h30 – Mesa 2: Discursos neoconservadores no campo religioso
19h às 21h – Conferência: ¿Qué tiene que ver el populismo con los derechos?, com Mercedes Maria Barros
03/09 – Quarta-feira
08h às 12h – Repetição dos GTs 1 a 5 e GT7
14h às 16h – Mesa 3: Teoria do Discurso e Populismos de Direita
16h30 às 18h30 – Mesa 4: Investigação em Educação e Teoria do Discurso
19h às 21h – Conferência de Encerramento: "Religião pública, democracia radical e o tempo do fim", com Joanildo Burity
Serviço
V Simpósio Internacional Pós-Estruturalismo e Teoria Social
Local: Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife–PE
Data: 1º a 3 de setembro de 2025
Horário: Das 9h às 21h
Informações: simposiolaclau2025@gmail.com