Notícias
Fundaj conta com Central de Monitoramento 24h com 274 câmeras nos quatro campi
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj, por meio da Diretoria de Planejamento e Administração (Diplad), instalou uma Central de Monitoramento 24h com um sistema de segurança formado por 274 câmeras, que realizam a captura de imagens nos quatro campi da instituição: Gilberto Freyre, Anísio Teixeira, Ulysses Pernambucano (os três no Recife) e o Engenho Massangana (no Cabo de Santo Agostinho). O sistema de segurança reforça a segurança patrimonial nos espaços da Fundação, visto que a Instituição tem um amplo acervo museológico, iconográfico, fonográfico, musicográfico, bibliográficos, assim como dos servidores e terceirizados.
No Campus Gilberto Freyre, localizado no bairro de Casa Forte, 128 câmeras já estão em funcionamento e outras quatro estão em processo de instalação. No Campus Anísio Teixeira, bairro de Apipucos, há 70 câmeras em funcionamento e outras três em processo de instalação. O Campus Ulysses Pernambucano, bairro do Derby, conta com 26 câmeras instaladas. No Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho, são 43 câmeras em funcionamento.
A Central de Monitoramento está instalada em uma sala segura no Edifício José Bonifácio, no campus Gilberto Freyre. As câmeras são operadas através do sistema de software da Intelbras, que possibilita a integração dos equipamentos e o acesso simultâneo às imagens de todas as unidades da Fundaj. As imagens são acompanhadas em tempo real nas salas de guarda das sedes e na sala de videomonitoramento.
“O sistema antigo deixava vários locais vulneráveis. Por este motivo, fizemos um estudo de campo para exaurir os espaços vulneráveis e trazer mais segurança para os campi da Fundação Joaquim Nabuco”, informou José Antônio de Almeida Neto, coordenador de Serviços Gerais (Serge) da Fundaj.