Notícias
Fundaj apresenta mostra de videoarte “Poéticas da não desaparição” e abre chamada pública para elaboração de catálogo
A Unidade de Artes Visuais da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), vinculada à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), está com visitação aberta para a mostra de videoarte “Poéticas da não desaparição”. Em cartaz na Sala de Videoarte Cristina Tavares, no Derby, até 17 de abril, a mostra propõe pensar corpo, memória e pertencimento a partir de deslocamentos, apagamentos e resistências que atravessam histórias pessoais e geopolíticas.
Com curadoria dos arte-educadores Myllena Matos e Ronni Fx, que compõem a equipe da Unidade de Artes Visuais, “Poéticas da não desaparição” reúne obras do acervo de videoarte da Fundaj, como as das artistas Celina Portella, Mona Hatoum, Ana Mendieta e Brígida Baltar. A exposição traz o corpo como uma forma de expressão e protesto, propondo também o questionamento de narrativas hegemônicas e apresentando a arte como uma zona de indeterminação entre presença e ausência, gesto e tempo, imagem e espaço.
A Unidade de Artes Visuais da Fundaj também convoca o público externo para contribuir e participar da elaboração do catálogo da mostra. As submissões de textos, ensaios e demais materiais ficam abertas até 31 de março pelo e-mail videoarte@fundaj.gov.br. A programação da exposição inclui, ainda, atividades de ativação, como visitas guiadas e oficinas. A Sala de Videoarte Cristina Tavares está aberta para visitação de terça a sexta-feira, das 13h às 17h.
Serviço:
Mostra de videoarte “Poéticas da não desaparição”
Visitação até 17 de abril, de terça a sexta-feira, das 13h às 17h
Chamada pública para envio de textos e ensaios até 31 de março, para o e-mail videoarte@fundaj.gov.br
Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)
Sala de Videoarte Cristina Tavares
Rua Henrique Dias, 609 – 2º andar, Derby, Recife - PE
Entrada gratuita