Notícias
Fundaj abre inscrições para cursos de curta duração
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio do Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional (Profsocio) e com o apoio da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor), abre inscrições para dois cursos de curta duração, com 30 vagas cada, voltados à formação continuada de professoras e professores da educação básica de Pernambuco. Ambos serão realizados na modalidade a distância e as inscrições acontecem no período de 02 a 20 de fevereiro de 2026 pelos links:
“Educação e Direitos LGBTQIAPN+”. Link de inscrição https://forms.gle/EMLSeYdLnirQReu97
“O suicídio: uma abordagem sociológica para a formação docente”. Link de inscrição https://forms.gle/ajWzJ6DcY91bLiuh8
Um dos cursos ofertados é “Educação e Direitos LGBTQIAPN+”, proposto pelo professor Rildo Véras Martins. A formação tem como objetivo oferecer subsídios teóricos e práticos para a compreensão da constituição dos direitos da população LGBTQIAPN+ no Brasil, abordando sua trajetória histórica, os principais marcos legais, as políticas públicas existentes e os desafios atuais para a efetivação desses direitos. A iniciativa busca estimular práticas pedagógicas voltadas ao enfrentamento da LGBTfobia e à construção de ambientes escolares mais inclusivos, fortalecendo o compromisso com os Direitos Humanos.
Também integra a programação o curso “O suicídio: uma abordagem sociológica para a formação docente”, proposto pelo professor Wilson Mariano Pereira. A proposta parte da compreensão do suicídio como um fenômeno social, historicamente e culturalmente situado, oferecendo subsídios teóricos, metodológicos e éticos para sua abordagem no contexto escolar. A formação discute contribuições da Sociologia clássica e contemporânea, fatores de risco e de proteção presentes no ambiente educacional, além dos marcos legais e das políticas públicas relacionadas à temática da saúde mental.
Os dois cursos são supervisionados pelo pesquisador Alexandre Zarias e serão realizados por meio de encontros virtuais síncronos pela plataforma Google Meet, ampliando o acesso à formação continuada de docentes da Educação Básica, e fortalecendo o compromisso da Fundaj com a produção e difusão do conhecimento.