Notícias
Fundaj abre 101 vagas para oficinas gratuitas de cultura e artes carnavalescas
Fundaj abre 101 vagas para oficinas gratuitas de cultura e artes carnavalescas
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor), está com inscrições abertas de 26 de janeiro a 4 de fevereiro para oficinas gratuitas de cultura e artes carnavalescas. A divulgação do resultado final dos selecionados está prevista para o dia 9 de fevereiro.
Com 101 vagas, distribuídas em quatro oficinas, o edital Carnaval das Artes busca promover espaços de experimentação, troca de saberes sobre a cultura local e fomento à sensibilidade estética sobre a festividade. As inscrições podem ser realizadas através do link https://forms.gle/jFgJZW7FwEszC15q9.
As aulas serão práticas e vão abordar do esboço à seleção de materiais para adereços e técnicas de montagem, com execução de peça autoral com ênfase na paleta de cores; as heranças garantidas pelas comunidades negras e indígenas dentro culturas populares, especialmente para as danças carnavalescas; a produção de fantasias, customização e técnicas básicas de corte, recorte e amarração; e as técnicas para a maquiagem carnavalesca.
As oficinas serão voltadas para servidores públicos, estudantes, artistas, educadores, produtores culturais e interessados nas temáticas abordadas e terão aulas ministradas presencialmente no dia 11 de fevereiro, no campus Ulysses Pernambucano da Fundaj, bairro do Derby.
Com as oficinas, a Fundação fortalece o compromisso com a democratização do acesso à cultura e ao conhecimento, aproximando o público do universo cultural e artístico e incentivando o pensamento livre, crítico e sensível como instrumentos de reflexão, transformação social e celebração da cultura local.
Confira as atividades ofertadas:
A Cor na Folia: Uso das Cores e Criatividade na Confecção de Adereços
Docente: Arthur de Oliveira Filho
Ementa: Introdução à teoria das cores. O círculo cromático e suas dinâmicas. Harmonias e combinações: cores complementares, análogas e tríades. Psicologia das cores no contexto do Carnaval. Planejamento criativo: do esboço à seleção de materiais. Técnicas de montagem manual de adereços (colagem e amarração) com uso de materiais diversos (paetês, tecidos, fitas). Execução de peça autoral com ênfase na paleta de cores.
Carga horária: 10h
Modalidade: Presencial
Data: 11/02, das 8h às 13h e das 14h às 19h
Vagas: 26
Requisitos de seleção: A seleção será realizada por ordem de inscrição, priorizando candidatos que preencham o formulário de interesse demonstrando afinidade com artes manuais ou design, até o limite das vagas
FRESTA: Corpo, carnaval e território
Docente: Mayara Ferreira
Ementa: Oficina prática-teórica a partir da consciência corporal e discussão sobre o fazer carnavalesco na cidade de Olinda e sua contribuição no carnaval pernambucano. Trabalharemos a partir de dinâmicas de grupo algumas manifestações que acontecem durante o ciclo, compreendendo a linguagem da dança como caminho para compreensão de conhecimentos. Experienciar aprendizados a partir do corpo é uma das heranças garantidas pelas comunidades negras e indígenas dentro culturas populares, onde a dança, a música e o teatro funcionam como transmissores de suas histórias. Laboraremos durante os dois turnos essas discussões a partir de entrevistas, textos e imagens.
Carga horária: 10h
Modalidade: Presencial
Data: 11/02, das 8h às 13h e das 14h às 19h
Vagas: 25
Requisitos de seleção: Breve carta de intenção
Recriando: Crie, Corte e Brilhe com sua fantasia
Docente: Aucilene Santana
Ementa: Oficina prática voltada ao Carnaval, contemplando noções de criação autoral, reaproveitamento de materiais e consumo consciente. Apresentação de referências criativas, planejamento da customização e técnicas básicas de corte, recorte e amarração. Introdução a acabamentos manuais e aplicação simples de elementos decorativos. Finalização da peça e socialização dos resultados do processo criativo.
Carga horária: 5h
Modalidade: Presencial
Data: 11/02, das 9h às 14h
Vagas: 25
Requisitos de seleção: A seleção dos(as) cursistas será realizada por meio de inscrição prévia, considerando o interesse na temática da oficina e a disponibilidade para participação integral na atividade. Não será exigido conhecimento prévio na área. Em caso de número de inscritos superior ao número de vagas, serão considerados como critérios de seleção:
* Interesse demonstrado na proposta da oficina;
* Adequação ao público-alvo definido;
* Ordem de inscrição
Maquiagem Carnavalesca: Brilho, Cor e Criatividade
Docente: Anna Cantarelli
Ementa: Preparação de pele; correção e selagem; olhos com cores e delineados; glitter/pigmentos e pedrarias; técnicas; acabamento e retirada.
Carga horária: 5h
Modalidade: Presencial
Data: 11/02, das 13h às 18h
Vagas: 25
Requisitos de seleção: Ordem de inscrição, considerando interesse declarado. Em caso de excesso, carta breve de intenção