Notícias
Fundaj promove aula inaugural de cursos de especialização com debate sobre educação, arte e interculturalidade
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) realiza, na próxima segunda-feira (29), a aula inaugural dos cursos de especialização lato sensu oferecidos pela instituição por meio da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor). O evento acontece a partir das 18h30, no Auditório Aloísio Magalhães, localizado no campus Ulysses Pernambucano da Fundaj, no Derby, no Recife. A cerimônia de abertura contará com a presença de autoridades da Fundaj, além de convidados e pesquisadores de instituições parceiras.
A mesa será composta pela presidenta da Fundação, Márcia Ângela Aguiar; representantes da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor); e da Coordenação-Geral da Escola de Governo e Políticas Públicas. Logo após a abertura oficial, será realizada a mesa temática “Educação, Infância, Arte e Interculturalidade em Perspectivas Decolonizadoras”, que contará com a participação do filósofo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Walter Kohan, e da liderança indígena e pesquisadora Juliana Xucuru.
O debate propõe uma reflexão crítica sobre os saberes e práticas educacionais a partir de abordagens interculturais e decoloniais. Ao final, o público poderá interagir com os convidados em um debate aberto. Participam do encontro os discentes das três especializações ofertadas: Planejamento e Pesquisa Educacional; Infância e Educação Infantil; e Arte em uma Perspectiva Descolonizadora. Ao todo, 180 alunos estão matriculados nos cursos.
Para a coordenadora de atividades dos cursos de pós-graduação da Fundaj, Ana Paula Abrahamian, a iniciativa reforça o papel da Fundação na formação continuada de profissionais e na promoção de debates contemporâneos e relevantes. “Os cursos de especialização lato sensu representam um eixo estratégico para a Fundação Joaquim Nabuco, pois ampliam sua atuação na formação continuada e fortalecem a produção e a circulação do conhecimento. Criam oportunidades de atualização e aprofundamento para profissionais de diversas áreas, contribuindo para a qualificação das políticas públicas e para a consolidação de uma educação comprometida com a diversidade e a inclusão social”, destacou.