Notícias
Fundação Joaquim Nabuco debate o novo Ensino Médio
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) realizará, nos dias 9 e 10 de outubro, o Seminário Sociologia no Novo Ensino Médio, em parceria com a Sociedade Brasileira de Sociologia. O evento ocorrerá das 8h às 18h30 na Sala Manoel Correa de Andrade, no campus Ulysses Pernambucano da Fundação, localizado na Rua Henrique Dias, nº 609, no bairro do Derby, Recife. Com formato híbrido, o seminário também contará com transmissão ao vivo pelo Youtube da Fundaj. O evento emitirá certificado para os participantes. Para se inscrever, acesse o link.
A conferência de abertura do seminário será realizada pela presidenta da Fundaj, a professora doutora Márcia Angela Aguiar, que falará sobre a reforma do Ensino Médio. Participam da programação os professores e pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco, Joanildo Burity e Viviane Toraci, a professora doutora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Sueli Mendonça, a professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Adriana Ferreira, e o professor da Universidade Federal de Alagoas, Cristiano Bodart. Todos integram a comissão de organização do evento.
“Mais uma vez a Fundaj contribui com a sua expertise e também compromisso com essa luta em defesa da escola pública e da presença da Sociologia no currículo. Nós agradecemos a Fundaj juntamente a Sociedade Brasileira de Sociologia e a Rede ProfSocio, pela excelente iniciativa que é a realização desse seminário”, afirma Sueli Mendonça, representante da Sociedade Brasileira de Sociologia – Comitê Ensino de Sociologia.
Os pesquisadores farão uma apresentação sobre a presença da Sociologia nos currículos estaduais do Brasil e debaterão como se dará essa caracterização da disciplina a partir desse novo momento do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O Projeto de Lei (PL) com as alterações do Novo Ensino Médio, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), que deverá ser encaminhado em breve ao Congresso Nacional, contempla entre as mudanças previstas, o retorno da obrigatoriedade da Sociologia na grade de Formação Geral Básica.
“É muito importante oferecermos argumentos fundamentados que auxiliem a tomada de decisão pelo Congresso. O seminário demonstrará que ao delegar aos governos estaduais a decisão sobre como ofertar Sociologia na educação básica, temos um cenário de desigualdades, com estados garantindo o ensino nos três anos do ensino médio e outros excluindo-a da matriz curricular da Formação Geral Básica. Assim, ao invés da política pública garantir maior equidade, podemos perceber, na verdade, mais desigualdades”, explica a professora e pesquisadora da Fundaj, Viviane Toraci.
Em Pernambuco, segundo a pesquisadora da Fundaj, o currículo estadual restringiu a oferta da disciplina de Sociologia na Formação Geral Básica apenas ao 2º ano do ensino médio, com duas aulas semanais. “Isso significou uma grave perda para a área e para os estudantes, que na escola já percebiam a importância de discutir com bases científicas temas como desigualdades sociais, trabalho, cultura, política. A Sociologia contribui para a formação do pensamento crítico e a construção de uma educação humanística”, declara Viviane Toraci.
Ao final do evento será produzida coletivamente uma carta aberta para envio ao Ministério da Educação (MEC). “Nós estamos reunindo pessoas que são especialistas no tema, em cada um dos estados, e pretendemos concluir a discussão no segundo dia do evento com as avaliações e recomendações para encaminharmos ao MEC e às secretarias estaduais de educação. Com isso, esperamos ter ainda alguma possibilidade de incidir neste debate que está próximo a acontecer sobre a proposta de alteração da Lei nº 13.41”, explica o pesquisador da Fundaj, Joanildo Burity.
O Seminário Sociologia no Novo Ensino Médio tem apoio da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, da Associação Brasileira de Ciência Política, da Associação Brasileira de Antropologia, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, do Café com Sociologia e do Laboratório Multiusuários em Humanidades (multiHlab).
Programação:
Seminário Sociologia no Novo Ensino Médio
Dias: 9 e 10 de outubro de 2023
Local: Sala Manoel Correa de Andrade, no Campus Ulysses Pernambucano da Fundaj, localizado na Rua Henrique Dias, nº 609, no bairro do Derby, Recife.
Link para inscrição gratuita com emissão de certificado:
https://www.even3.com.br/seminario-sociologia-no-novo-ensino-medio-393996/
Confira a programação completa:
Dia 09/10
8h - 9h - Credenciamento
9h - 10h Conferência de Abertura
Profa. Dra. Márcia Angela Aguiar - Presidente da Fundaj
10h - 12h Mesa 1
Sociologia nos currículos de PE, AL, MS e MG
12h - 14h Intervalo para Almoço
14h - 16h Mesa 2
Sociologia nos currículos de MA, RN, AC e MT
16h - 16h30 Intervalo
16h30 - 18h30 Mesa 3
Sociologia nos currículos de SP, RJ, PR, RS e SC
Dia 10/10
8h - 10h Mesa 4
Sociologia nos currículos de AM, DF, AP e GO
10h15 - 12h15 Mesa 5
Sociologia nos currículos de PB, PI, SE, BA
12h15 - 14h Intervalo para o Almoço
14h - 16h Mesa 6
Sociologia nos currículos de ES, PA, CE, RR e TO
16h30 Carta Aberta
Leitura pública de carta aberta para envio ao Ministério da Educação.
16h45 Sessão de encerramento