Notícias
Escola de Formação da Anpae é lançada em parceria com a Fundaj e com o Sintepe
A presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a professora doutora Márcia Angela Aguiar, participou nesta segunda-feira (14) do lançamento da Escola Anpe de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe), no bairro da Boa Vista, no Recife. Idealizada pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e realizada em articulação com a Fundaj e o Sintepe, a escola tem entre seus objetivos a qualificação dos profissionais da educação que atuam no sistema público de ensino, de modo a elevar os padrões educacionais e fortalecer práticas pedagógicas baseadas em princípios éticos, políticos, pedagógicos, estéticos e sociais.
A Escola Anpae de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação tem como primeira atividade o Seminário Políticas e Gestão da Educação Básica, que acontece na segunda (14) e terça-feira (15). Participaram da mesa de abertura do seminário a presidenta da Fundaj, Márcia Angela Aguiar, o presidente da Anpae, Luiz Fernandes Dourado; a senadora Teresa Leitão (PT-PE), a presidenta do Sintepe, Ivete Caetano; e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo;
Ex-presidenta da associação, Márcia Angela Aguiar celebrou o lançamento da escola e destacou a luta dos trabalhadores da educação representados pelo Sintepe. “Vocês constituem um legado que Pernambuco deixa com o país. Não é à toa que hoje começa uma nova etapa em termos de cursos que estão sendo aqui favorecidos pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Desejo todo o sucesso para esse curso e que ele seja o primeiro de muitos”, afirmou.
Para o presidente da Anpae, o lançamento da Escola representa um “dia histórico”, que é possível graças à articulação com a Fundação e o Sindicato. “Essa iniciativa responde, ao nosso ver, a uma necessidade urgente de formar profissionais e gestores que compreendam as complexidades e especificidades do sistema educacional público brasileiro para que estejam cada vez mais preparados para enfrentar e propor ações políticas num cenário de limites e potencialidades que nos desafiam cotidianamente”, declarou Luiz Fernandes Dourado.
Senadora da República por Pernambuco e ex-presidenta do Sintepe, Teresa Leitão comemorou o lançamento da Escola da Anpae e reforçou a importância da formação em meio a desafios contemporâneos, como os novos perfis de estudantes, diferentes necessidades das famílias e uma nova geração de profissionais. “Essa parceria mostra uma necessidade dessa articulação do Sindicato com entidades acadêmicas e entidades de pesquisa para possamos avançar cada vez mais no nosso fazer pedagógico, na nossa luta cotidiana, e ter capacidade de agregar e trazer mais companheiros e companheiras para essa luta de defesa pela escola pública”, afirmou.
O curso iniciado no seminário inclui discussões sobre avaliação, condições e perspectivas da Educação Básica e da Educação Integral, diversidade, direitos humanos, alfabetização, inclusão digital, políticas de gestão e financiamento, entre outros temas relacionados à educação que serão tratados já a partir do seminário. “Este curso respondeu aos nossos anseios da luta [pela valorização dos trabalhadores da educação]. Serão dois dias de um mergulho neste debate que nos afeta cotidianamente”, celebrou a presidenta do Sintepe, Ivete Caetano.
O presidente da CNTE reforçou o caráter permanente da formação para garantir a valorização dos profissionais. “Seja dentro da escola, nas secretarias de educação ou nas gerências regionais, vamos levar este material junto conosco para uma reflexão mais profunda e para que nesse processo de luta, de organização, possamos avançar cada vez mais na garantia dos nossos direitos”, convocou Heleno Araújo.