Notícias
Diretoria de Formação Profissional e Inovação divulga editais de cursos de pós-graduação em 2025 na Fundaj
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da sua Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor), tornou públicos, nesta sexta-feira (11), os editais para a seleção de candidatos para quatro cursos de pós-graduação lato sensu na instituição. São 50 vagas disponíveis para cada uma das especializações: Educação Intercultural em Saúde e Antropologia; Planejamento e Pesquisa Educacional; Infância e Educação Infantil; e Arte e Educação em uma perspectiva descolonizadora. As inscrições para o processo seletivo abrem na próxima segunda-feira (14) e vão até o dia 14 de agosto.
Confira os editais: Acesse:
https://www.gov.br/fundaj/pt-br/composicao/difor/editais
Com previsão de início das aulas para o dia 25 de agosto, os cursos oferecidos nesta entrada têm carga horária de 360 horas na modalidade presencial — com exceção da especialização em Educação Intercultural em Saúde e Antropologia, oferecido na modalidade à distância. Do total de vagas, 50% são destinadas a candidatos residentes em Pernambuco; 25% para pessoas negras, indígenas, quilombolas, ciganas, transgênero ou com deficiência; 20% no Cadastro Único (CadÚnico) para os programas sociais do governo federal e integrantes de família de baixa renda; e 5% para ampla concorrência.
O processo de seleção será conduzido pela Coordenação do Curso de Especialização, sendo realizado em uma única etapa de análise curricular com as devidas comprovações. O resultado das inscrições homologadas deve ser divulgado no dia 12 de agosto, com a publicação da lista final de selecionados prevista para o dia 15 de agosto. Os cronogramas individuais estão disponíveis em cada um dos editais.
Especialização em Educação Intercultural em Saúde e Antropologia
Voltado principalmente a agentes públicos da saúde ou representantes de pessoas jurídicas vinculadas ao setor de saúde com nível superior completo, o curso busca promover o aprofundamento e atualização do conhecimento na temática da interculturalidade.
Durante a especialização, realizada na modalidade à distância, serão abordados aspectos que se interligam com a maneira como diversos grupos da população brasileira — dentre eles, povos indígenas, comunidades de matriz africana e quilombolas, migrantes/refugiados, assentados, trabalhadores rurais, comunidade LGBTQIA+, mulheres, comunidade cigana e pessoas em situação de rua — entendem suas estruturas sociais e o processo saúde e doença.
Especialização em Planejamento e Pesquisa Educacional
Realizado na modalidade presencial, a especialização em Planejamento e Pesquisa Educacional é destinada prioritariamente a profissionais com nível superior completo que atuam no setor público, especialmente na área de Educação. O objetivo é preparar profissionais para o planejamento, a estruturação de projetos e a viabilização de pesquisas que atendam a demandas educacionais.
Confira o edital completo: Acesse:
https://www.gov.br/fundaj/pt-br/composicao/difor/editais/edital-no-04-2025-selecao-de-cursistas-para-o-curso-de-especializacao-planejamento-e-pesquisa-educacional/difor-torna-publico-o-edital-no-04-2025-selecao-de-cursistas-para-o-curso-de-especializacao-em-planejamento-e-pesquisa-educacional
Especialização em Infância e Educação Infantil
Destinada a principalmente a professores, gestores e profissionais de Educação Infantil com nível superior completo, a especialização em Infância e Educação Infantil busca contribuir para a formação continuada de gestores e profissionais que atuam na área, promovendo a atualização sobre questões emergentes do debate educacional; o aprofundamento da discussão teórica sobre temas importantes relacionados ao trabalho na educação infantil; e a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais que atuam na área.
Confira o edital completo: Acesse:
https://www.gov.br/fundaj/pt-br/composicao/difor/editais/edital-no-05-2025-selecao-de-cursistas-para-o-curso-de-especializacao-em-infancia-e-educacao-infantil/difor-torna-publico-o-edital-no-05-2025-selecao-de-cursistas-para-o-curso-de-especializacao-em-infancia-e-educacao-infantil
Especialização em Arte e Educação em uma perspectiva descolonizadora
O curso tem como objetivo o aprimoramento da formação de professores e de educadores que buscam aprofundar conteúdos com foco nos campos da educação e da arte indígena, levando em consideração matrizes do conhecimento sociocultural e socioambiental de povos ancestrais.
A especialização em Arte e Educação em uma perspectiva descolonizadora é voltada a profissionais da Educação Básica, graduados na área das Ciências Humanas, bem como ao público geral com nível superior completo interessado em história sociocultural indígena brasileira, direitos humanos, política, democracia, patrimônio e cultura de modo geral.