Notícias
Dipes 2025: diretoria intensifica atividade acadêmica e marca presença em eventos no âmbito nacional e internacional
Ao longo do ano de 2025, a Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) promoveu uma série de atividades acadêmicas e formativas intensas, com a realização de eventos e encontros para se aproximar da população. Foram jornadas, colóquios, seminários e muita troca com a comunidade acadêmica e com a sociedade civil.
As atividades lançaram ao mundo o que a Fundaj tem desenvolvido sobre educação, meio ambiente, juventude, migração, inovação e trabalho. Ao todo, foram trinta pesquisas realizadas, em andamento ou concluídas ao longo do ano, reafirmando o papel estratégico da Diretoria no cumprimento da missão da Fundação de produzir conhecimento crítico e socialmente relevante, formar novas gerações de pesquisadores e dialogar com a sociedade e as políticas públicas.
Para Darcilene Gomes, diretora em exercício da Dipes, a formação de pesquisadores e estudantes foi um eixo central das ações de 2025.
“Destaca-se o apoio à realização da V Escola Doutoral Internacional, que reuniu pesquisadores nacionais e internacionais em torno do tema ‘Políticas Educacionais e Trabalho Docente: Diálogo entre o Sul e o Norte’, contribuindo para a qualificação da pesquisa, da pós-graduação e para o intercâmbio acadêmico internacional”, pontua. É importante mencionar, ainda, a consolidação dos programas de iniciação científica, responsáveis pela formação de alto nível de jovens pesquisadores desde o ensino médio.
A diretora destaca que a difusão científica e o diálogo com a sociedade também foram reforçados em 2025.
Por meio da realização de jornadas acadêmicas, a instituição reafirmou seu compromisso com uma educação acessível, orientada para o fortalecimento da democracia no país. Da Jornada da Terra, realizada entre maio e junho, com a temática “Escutar a Terra e Descolonizar o Futuro: mudanças climáticas e diálogos de saberes”, à VIII Jornada de Estudos das Infâncias, norteada por “Tempos e Espaços na Contemporaneidade: aceleração e confinamento das Infâncias”, passando pela XXI Jornada de Iniciação Científica (JOIC), a Dipes promoveu debates interdisciplinares sobre temas contemporâneos, envolvendo movimentos sociais, povos indígenas, comunidades quilombolas e artistas. Ao todo foram promovidos 14 eventos no âmbito da Dipes.
A cooperação com outras instituições públicas também merece destaque. Com o IBGE, ressalta-se a realização, na Fundaj, do seminário “Qual Brasil voltou? Debatendo os resultados do Censo Demográfico de 2022”, bem como a cooperação em pesquisas e eventos promovidos pelo próprio instituto. Outra parceria relevante foi consolidada com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), destacando-se, entre as ações desenvolvidas, a instalação da Sala Segura Sedap na Dipes, que ampliou o acesso qualificado a microdados e fortaleceu as condições institucionais para a realização de pesquisas baseadas em dados sensíveis.
Cabe mencionar, ainda, os projetos desenvolvidos em cooperação com o Ministério do Meio Ambiente e com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC), entre outras parcerias institucionais.
Ao longo de 2025, a Dipes também ampliou sua inserção no cenário nacional e internacional, com a participação de pesquisadores em eventos e a realização de pesquisas com abrangência internacional e temas emergentes, como é o caso do estudo “Migração qualificada e retenção de talentos no Brasil: análise integrada com dados censitários, entrevistas, e ferramentas de IA”.
A ampliação da captação de recursos junto às agências de fomento, bem como de recursos provenientes de ações conjuntas com ministérios e redes de pesquisa, também esteve entre as iniciativas da diretoria.
“O conjunto de ações desenvolvidas em 2025 evidencia um ano de consolidação e expansão das atividades da Dipes, marcado pela articulação entre pesquisa de excelência, formação acadêmica, difusão científica e fortalecimento institucional”, celebra Darcilene.