Notícias
Conselho Diretor da Fundaj realiza sua 169° reunião
O Conselho Diretor (Condir) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) realizou sua 169° reunião nesta sexta-feira (28). Sob liderança da presidenta da Fundaj, Márcia Angela Aguiar, foram discutidas e aprovadas por unanimidade sete pautas. O encontro foi realizado na sala do Condir, no campus Gilberto Freyre, em Casa Forte.
A diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), por meio do diretor Wilson Fusco, teve a aprovação de um projeto de pesquisa: “Representação nas salas de aula brasileiras: a correspondência demográfica entre alunos e professores afeta os resultados escolares?”.
Com relatoria do diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), Túlio Velho Barreto, e da diretora de Formação Profissional e Inovação (Difor), Ana Sousa Abranches, também foram aprovados, por solicitação da Dipes, a contratação da Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (Fadurpe) para execução do III Encontro Semiárido e Educação - 25 anos da Resab e a contratação de fundação de apoio para execução dos Projetos de Pesquisa “Trajetórias dos jovens pernambucanos: o que vem depois do Ensino Médio?” e “A Orientação Educativa de Trabalhos Acadêmicos no Ensino Superior: uma perspectiva comparativa entre Brasil e Portugal”.
Já a Dimeca teve aprovada a revisão da Política do Acervo Arquivístico Privado, Bibliográfico e Museológico da Fundaj. Para a ordem do dia, a presidência teve aprovada a proposta de estatuto da Auditoria Interna da Fundação Joaquim Nabuco e de regulamento que institui o Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ) da Atividade de Auditoria Interna da Fundaj, que tiveram relatoria de Wilson Fusco.
Participaram da reunião do Condir: Aida Monteiro (Diplad); Ana Sousa Abranches; Wilson Fusco; Túlio Velho Barreto; Mônica Monteiro, Assessora Institucional; Márcia Teixeira, procuradora-chefe junto à Fundação; Rafael Meira, auditor Interno; Darcilene Gomes, coordenadora-geral do Centro de Estudos da Cultura, Memória e Identidade (Cecim/Dipes); Edneida Cavalcanti, coordenadora-geral do Centro de Estudos em Dinâmicas Sociais e Territoriais (Cedist/Dipes); Moacir dos Anjos, coordenador-geral do Museu do Homem do Nordeste (Muhne); Nadja Tenório, coordenadora-geral do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira (Cehibra); Luciana Rosa Marques, coordenadora-geral de Cooperação e de Estudos de Inovação (Cginov/Difor); Suiany Padilha, coordenadora-geral da Escola de Governo (Cegov); e Luciana Campelo, chefe de serviços de Apoio à Presidência e ao Condir.