Notícias
Cinema da Fundação recebe programação do Festival de Cinema Europeu Imovision 2025
A riqueza da sétima arte europeia invade as salas Derby e Museu do Cinema da Fundação com a primeira edição do Festival de Cinema Europeu Imovision, de 24 a 30 de abril. A mostra traz olhares e temáticas diversas em tela por meio de 14 obras inéditas de oito países da Europa, representando gêneros como fantasia, drama e suspense.
Realizado pela distribuidora Imovision, com patrocínio da Prefeitura de Niterói, o Festival reúne títulos premiados para ressaltar a potência das produções recentes do cinema europeu. Estarão presentes na programação produções da Alemanha, França, Grécia, Islândia, Itália, Noruega, Suíça e Ucrânia, como o drama islandês “Quando a luz arrebenta”, de Rúnar Rúnarsson, filme de abertura da mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes.
Na lista de obras selecionadas para a mostra, figuram filmes como o sensual “Emmanuele”, de Audrey Diwan, filme de abertura Festival de San Sebastián de 2024, que acompanha as experiências sexuais de uma jovem mulher em Hong Kong; e “Em Qualquer Lugar, a Qualquer Hora”, de Milad Tangshir, Centrepiece do Festival de Toronto, que explora a dura vida de um imigrante senegalês me Turim, na Itália.
A programação do Festival também inclui “Dreams”, de Dag Johan Haugerud, filme vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim. A produção mostra a visão de três mulheres de diferentes gerações sobre amor, sexualidade e autodescoberta. Sua exibição é uma oportunidade dos espectadores do Cinema da Fundação completarem a trilogia “Sex, Love, Dreams” de Haugerud, uma vez que “Sex” e “Love” estiveram em cartaz nas últimas semanas.
Luiz Joaquim, coordenador do Cinema da Fundação, destaca a importância da Imovision para o circuito alternativo e a potência cinematográfica do festival. “O brasileiro deve muito o acesso a clássicos internacionais contemporâneos à Imovision e ela finalmente cria um evento à altura, esse primeiro festival de cinema europeu. São filmes imperdíveis que já chamaram a atenção do mundo quando foram exibidos pelos grandes festivais internacionais e agora chegam ao Recife nessa coletânea. É uma semana intensa completa de excelentes filmes”, pontua.
Confira mais informações sobre os filmes no site oficial do Festival.
Serviço:
Festival de Cinema Europeu Imovision 2025
Data: 24 a 30 de abril
Local: Salas Derby e Museu, do Cinema da Fundação
Ingressos: R$7 ou R$14, venda na bilheteira 1h antes da bilheteria
Sinopses dos filmes
A Luz (Das Licht) - Tom Tykwer (Alemanha)
Quando Farrah, uma imigrante síria enigmática, começa a trabalhar na casa dos Engels, ela não apenas limpa os cômodos — ela remexe o que está enterrado. E ninguém sairá ileso.
A Arte do Caos (Verbrannte Erde) - Thomas Arslan (Alemanha)
O criminoso Trojan retorna a Berlim após 12 anos para um golpe milionário: roubar um quadro de Caspar David Friedrich. O assalto sai do controle quando o cliente revela seus próprios planos.
Síndrome da Apatia (Quiet Life) - Alexandros Avranas (Grécia)
Após terem o pedido de asilo negado na Suécia, a filha de Sergei e Natalia entra em um "coma", desenvolvendo uma condição conhecida como Síndrome de Resignação ou Apatia.
Emmanuelle - Audrey Diwan (França)
Em uma viagem de negócios a Hong Kong, Emmanuelle redescobre sua sexualidade e desejo ao se envolver com Kei, um homem enigmático que a desafia e fascina.
Monsieur Aznavour - Mehdi Idir e Grand Corps Malade (França)
A jornada de Charles Aznavour, de filho de refugiados a ícone mundial, superando obstáculos e transformando desafios em poesia musical, criando um legado inesquecível.
Brincando com Fogo (The Quiet Son) - Delphine Coulin e Muriel Coulin (França)
Pierre vê seu filho mais velho se radicalizar em grupos extremistas. O embate entre pai e filho explode em tragédia, forçando-os a enfrentar as consequências.
O Último Moicano (Le Mohican) - Frédéric Farrucci (França)
Joseph, um dos últimos pastores da Córsega, se torna alvo da máfia local. Após matar um homem em legítima defesa, ele foge, enquanto sua história vira uma lenda de resistência.
Entre Nós, O Amor (Somewhere In Love) - Morgan Simon (França)
Nicole, 52 anos, luta contra dívidas, desemprego e uma relação conturbada com o filho. Com a chegada do Natal, ela ainda acredita que o destino pode mudar sua sorte.
Ópera! - Canção para um Eclipse (The Opera!) - Paolo Gep Cucco e Davide Livermore (Itália)
Em uma releitura moderna do mito de Orfeu e Eurídice, um tiro mortal interrompe o casamento do casal, lançando Orfeu em uma jornada desesperada para resgatar sua amada no misterioso reino de Hades, embalado por canções que transcendem a própria morte.
Em Qualquer Lugar, A Qualquer Hora (Anywhere Anytime) - Milad Tangshir (Itália)
Issa é um jovem imigrante senegalês sem documentos, que tenta sobreviver como pode em Turim, na Itália. Quando é demitido por seu antigo empregador, que teme ser multado pela polícia, um amigo o ajuda a começar a trabalhar como entregador de aplicativo. Esse novo trabalho lhe dá uma sensação de segurança e liberdade, pedalando pela cidade e no controle de seu próprio destino. Porém, essa recém-adquirida estabilidade desmorona rapidamente quando, durante uma entrega, a bicicleta na qual ele gastou todo o seu dinheiro é roubada.
Misty - A História de Erroll Garner - Georges Gachot (Suíça)
A vida e carreira da lenda do jazz Erroll Garner, entre o sucesso global e os conflitos pessoais, revelados por arquivos inéditos e depoimentos íntimos.
Quando a Luz Arrebenta (When the Light Breaks) - Rúnar Rúnarsson (Islândia)
Una, em luto, carrega um segredo enquanto tenta seguir em frente. Durante o verão islandês, ela descobre amor, dor e beleza em uma jornada de autodescoberta.
Dreams - Dag Johan Haugerud (Noruega)
Uma jovem escreve sobre seu amor proibido por uma professora. Quando seu diário é descoberto, um choque geracional entre três mulheres transforma suas vidas.
Você é o Universo (U Are the Universe) - Pavlo Ostrikov (Ucrânia)
Andriy, um astronauta ucraniano, sobrevive ao fim da Terra. Vagando pelo espaço, ele recebe um chamado de uma mulher em uma estação distante e decide encontrá-la.