Notícias
Cinema da Fundação recebe pré-estreia do documentário No Céu da Pátria Nesse Instante
Explorando o debate sobre a polarização política e as tensões na democracia brasileira, a Sala Derby do Cinema da Fundação recebeu, na noite do sábado (9), a pré-estreia do documentário “No Céu da Pátria Nesse Instante”, de Sandra Kogut, seguida de uma sessão debate. Vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília, o longa acompanha de perto a sucessão de acontecimentos durante e após as eleições presidenciais de 2022.
Com uma sala lotada, a sessão foi apresentada pela própria diretora do filme e pela produtora Juliana Lira, que celebram o fato de o filme chegar às telas do Recife após exibições em São Paulo e Porto Alegre. “Esta é a primeira sessão do filme no Nordeste e eu estava sonhando com esse momento”, celebrou Sandra Kogut. Antes da exibição, a cineasta carioca contextualizou a produção do longa e relatou as dificuldades de realizá-lo. “Esse é um filme que era quase impossível de ser feito, porque como você vai conversar com alguém que está do outro lado, com quem você não tem uma relação de confiança? E esse é um filme em que todo mundo que fez o filme estava vivendo o assunto dele.”.
“No Céu da Pátria Nesse Instante” analisa, desde o período eleitoral de 2022, o cenário político que culminou nos ataques de 8 janeiro de 2023 no Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Palácio do Supremo Tribunal Federal, sedes dos três poderes, em Brasília. No Céu da Pátria Nesse Instante reúne entrevistas com personagens envolvidos no processo e explora a polarização política nos dois lados da disputa eleitoral e as tensões experienciadas pela democracia brasileira. A produtora Juliana Lira, da Lira Filmes, ressaltou a importância das políticas públicas de fomento ao audiovisual para a realização do documentário, como a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Programa de Ação Cultural (ProAC) de São Paulo. “Sem políticas públicas esse filme não estaria nesta tela.”.
Após a exibição do documentário, a crítica de cinema Silvana Marpoara mediou um debate entre os espectadores e a diretora Sandra Kogut. Temas como o medo de rodar o filme em meio à polarização política, detalhes sobre a filmagem dos ataques de 8 de janeiro e o critério geográfico para a escolha das personagens e cenários foram trazidos por alguns dos presentes. Sandra Kogut falou também sobre as dificuldades da equipe em realizar o documentário para o cinema no tempo presente, com as notícias chegando a todo momento. “Então me dava a sensação de que era impossível ver uma linha do tempo, o fio da meada e eu pensei ‘eu quero colocar esses instantes lado a lado pra gente olhar para isso de alguma maneira’. E também pensava que era uma espécie de arquivo do presente.”
“No Céu da Pátria Nesse Instante” é uma produção da Ocean Films, com coprodução da Marola Filmes, Kiwi Filmes, Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil; e distribuição da O2 Play, com codistribuição da Lira Filmes. O Cinema da Fundação é vinculado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).