Notícias
Cinema da Fundação exibe “O Último Episódio” na primeira Sessão Acessível de 2026
Diversão, imaginação e inclusão. Assim foi a primeira sessão do Programa de Educação e Acessibilidade do Cinema da Fundação em 2026, no sábado (31), na sala Porto. Com entrada gratuita e aberta ao público, o título escolhido para essa volta às telonas foi “O Último Episódio”, dirigido por Maurílio Martins e produzido pela Filmes de Plástico. O Cinema da Fundação é vinculado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
A sessão foi apresentada por Yastrícia Santos, intérprete de Libras da equipe de acessibilidade do Cinema da Fundação, e contou com a presença de crianças, jovens e adultos da comunidade do Pilar, no bairro do Recife. Também assistiram à sessão um grupo atendido pela Secretaria de Assistência Social de Pernambuco.
“O Último Episódio” apresenta Erik, um garoto de 13 anos que se envolve numa grande enrascada ao dizer para à novata da sua escola que tem o lendário último episódio do desenho animado Caverna do Dragão. Na tentativa de encontrar uma solução para a mentira que inventou, ele embarca numa divertida história de amadurecimento ao lado de seus amigos.
A produção nacional foi exibida com maior iluminação e som reduzido para atender especialmente ao público com necessidades específicas, como transtorno do espectro autista (TEA) e Síndrome de Down. A sessão também contou com janela de Libras, audiodescrição e legenda para surdos e ensurdecidos.