Notícias
Chamada aberta para a submissão de artigos em e-book sobre pesca artesanal no Brasil
A pesca de pequena escala marinha e continental no Brasil, vital para muitas comunidades costeiras e ribeirinhas do país, será o tema central do e-book a ser publicado pela rede global Too Big to Ignore (TBTI), em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). A publicação conta com a editoria de Beatriz Mesquita, pesquisadora da Fundaj e doutora em Recursos Pesqueiros e Aquicultura, junto a Rodrigo Medeiros (UFPR) e Sérgio Mattos (TBTI).
Os interessados devem enviar uma expressão de interesse até o dia 10 de maio, com um resumo com 200 palavras sobre tópico de interesse, tipos de pescarias, localização geográfica, experiências, principais problemas de pesquisa, temas do estudo de caso ou relatos de experiências e vivências na pesca.
O livro eletrônico tem o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão de como diferentes fatores afetam o bem-estar econômico e social de pescadores e pescadoras artesanais no Brasil, bem como de suas famílias e comunidades, além de aprender sobre suas estratégias de enfrentamento para sustentar modos de vida e de subsistência.
A publicação dialoga com o compromisso da Fundação Joaquim Nabuco de investigar, difundir e preservar diferentes tradições e identidades culturais e contribuir para a conservação ambiental. A instituição também se alia ao empenho em entender os conflitos enfrentados por esse grupo.
Os colaboradores terão a oportunidade de compartilhar suas perspectivas, experiências e conhecimentos únicos sobre a pesca de pequena escala no Brasil. As contribuições deverão ser escritas em português e incluir um resumo estendido, em até duas páginas, em inglês e/ou espanhol.
“Um livro como esse tem a proposta de reunir o que a gente tem de informação no país sobre pesca artesanal para ser apresentado, em acesso aberto, a toda uma rede e interessados no mundo. É uma publicação não só acadêmica, mas aberta para gestores, pescadores e pescadoras, reunindo esses atores em um só ambiente, quando o comum é ter apenas artigos científicos”, destaca Beatriz Mesquita. A rede TBTI tem a proposta de aproximar a academia de outros atores da pesca.
As propostas de artigos podem ser enviadas por email para os editores, seguindo o edital https://tbtiglobal.net/call-for-submissions-for-an-e-book-about-small-scale-fisheries-in-brazil/
Sobre o e-book
O e-book da TBTI contará com três seções principais:
Diálogos – Capítulos resultantes de interações entre partes interessadas na governança da pesca (pescadores, gestores, pesquisadores, etc.). São incentivados trabalhos que documentem e reflitam experiências em pescarias de pequena escala, coautorados por indivíduos em pelo menos duas funções diferentes (por exemplo, pescador + pesquisador).
Contribuições científicas – Textos baseados em pesquisas que apresentam resultados de estudos e projetos relacionados às atividades pesqueiras tradicionais.
Vozes dos Pescadores – Textos de pescadores, pescadoras e suas lideranças, compartilhando suas reflexões e/ou resultados sobre os temas propostos. Os editores fornecerão apoio para a redação dessas contribuições (os métodos de colaboração serão definidos posteriormente)