Notícias
Camilo Santana recebe título de Doutor Honoris Causa na Universidade Católica de Pernambuco
O Ministro da Educação, Camilo Santana, recebeu, nesta sexta-feira (19), o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A cerimônia foi realizada no Auditório Padre José Anchieta, localizado no bloco g1 da instituição.
Márcia Angela Aguiar, presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), compôs a mesa da cerimônia. Ao seu lado estavam a senadora Teresa Leitão; o reitor da Unicap, Pe. Pedro Rubens Ferreira de Oliveira; o pró-reitor de graduação da Unicap, Degislando Lima; o vice-prefeito do Recife, Victor Marques; a reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria José de Sena; o secretário de educação de Pernambuco, Gilson José Monteiro; a reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti; e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro.
O reitor da Unicap reforçou a importância da educação e das ações que Camilo Santana tomou durante sua gestão do MEC para as universidades brasileiras. "Ministro, queremos não apenas homenageá-lo por aquilo já realizado, mas pelo que ainda se pode fazer mediante uma educação transformadora, direito da juventude e dever do estado brasileiro", disse o reitor da Unicap, o Pe. Pedro Rubens Ferreira de Oliveira. O reitor da Unicap também celebrou o avanço dos trâmites para a assinatura da Portaria regulamentadora das escolas comunitárias no País por parte do ministro.
Ao receber o título, o ministro agradeceu a honraria e comentou sobre o desafio que é gerir o ministério após o período em que o conservadorismo falou mais alto no Brasil:
"O Ministério da Educação olha tudo, desde a creche até a pós-graduação. Ele precisa ter uma visão sistêmica da coisa. Ele não está no município ou no estado. Então a relação federativa precisa ser forte, portanto o regime de colaboração federativo precisa ser forte para que avancemos as políticas públicas. Todo esse tempo foi um período de reconstrução desse ministério. Reconstruir orçamento, reconstruir diálogo", contou o ministro.
Além disso, Camilo Santana reforçou o compromisso com a educação básica ao lembrar que para chegar na universidade o estudante precisa ser formado pela educação básica. “Nós não queremos nenhum aluno fora da escola”, reforçou o ministro.