Notícias
Atravessando Mundos explora o movimento dos planetas durante o quarto módulo
A coordenação de Ações Educativas e Comunitárias do Museu do Homem do Nordeste (Muhne) realizou, entre os dias 10 e 14 de novembro, o quinto módulo da segunda edição do Atravessando Mundos. Com o tema “O movimento dos planetas e os meus movimentos”, esta nova unidade do projeto buscou relacionar o Sol e os planetas com as figuras da mitologia greco-romana, bem como o comportamento desses astros com o ser humano. O Muhne é vinculado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
Com técnicas que introduziram o Sistema Solar aos participantes por meio das textura, cores e movimentos, o facilitador Saulo Nogueira abordou as características dos planetas, trabalhando desde a teoria do big bang à translação e rotação. Além do conhecimento científico sobre os planetas, a atividade teve como objetivo desenvolver habilidades como coordenação motora, percepção espacial, consciência corporal e autonomia por meio da arte.
A coordenadora de Ações Educativas e Comunitárias do Muhne, Edna Silva, destacou que o módulo revela mais sobre os processos educacionais: ninguém aprende da mesma forma, mas sim com seus próprios movimentos e tempos. “Na imensidão e no infinito particular de cada um, o respeito, a aceitação, a inclusão e os processos de equidade devem ser sempre contemplados nas relações humanas. Assim como cada planeta tem seu tamanho e tempo de volta ao redor do sol, cada pessoa tem o seu tempo cronológico a ser respeitado, apesar dos entraves e dificuldades externas”, pontuou. Ela celebrou, ainda, o compromisso da gestão atual da Fundaj com a inclusão social.
Para Saulo Nogueira, ao longo do módulo os participantes conseguiram se expressar melhor, tanto por meio da construção do painel de forma coletiva quanto com a dramatização. “Cada um se identificou mais com determinado planeta e isso foi muito rico. Foi um módulo em que a fala foi o grande protagonista das atividades”, explicou.
O Atravessando Mundos é um projeto que promove a inclusão de jovens neuroatípicos por meio de experiências educativas integradas, acessíveis, significativas e acolhedoras. O 5º e último módulo do projeto, intitulado Da Terra à mesa: um caminho pela preparação de pães, acontecerá entre 15 e 19 de dezembro. As inscrições estão abertas através do link: https://www.sympla.com.br/evento/2-ed-atravessando-mundos/3114466?referrer=mail.google.com.