Notícias
À Meia-Noite Te Levarei ao Cinema exibiu clássico de Ken Russell com entrada gratuita
A sessão À Meia-noite Te Levarei ao Cinema exibiu no sábado (3), às 23h45, na sala Derby, o clássico Viagens Alucinantes, do cineasta Ken Russell. Gratuita, a faixa mensal na programação do Cinema da Fundação reuniu o público para uma exibição única que marca um momento interessante para a ficção científica, quando o gênero passa a explorar a mente humana como espaço de especulação.
Na trama, um cientista passa a realizar experimentos de isolamento sensorial combinados ao uso de substâncias alucinógenas a fim de investigar as origens da consciência humana. À medida que os testes avançam, suas experiências ultrapassam os limites e colocam em risco sua própria sanidade.
Antes da exibição, o assistente de curadoria do Cinema da Fundação, Yuri Lins, promoveu uma fala de abertura destacando que o filme trabalha a projeção dos desejos dos protagonistas e que, em determinado momento, a ficção científica ao encontrar a contracultura, marcada pelo consumo de LSD e pela busca de representar o pensamento, passa a explorar novas formas de linguagem. “Sempre foi fundamental para o repertório cinematográfico tentar representar o pensamento e compreender a mente humana como esse ambiente para ser desbravado”, destacou.
A designer Tainá Saturnino foi uma das espectadoras da sessão e destacou que essa foi a sua primeira vez na faixa à meia-noite. “Nunca tinha visto o filme, apesar de ser um clássico. Já tinha curiosidade, mas quando vi que a Fundação ia disponibilizar uma exibição neste horário me encantei”, afirmou.