Notícias
5ª Mostra de Cinema Árabe Feminino chega ao Cinema da Fundação com sessões gratuitas
Chega ao Cinema da Fundação, equipamento vinculado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a 5ª edição da Mostra de Cinema Árabe Feminino, que acontece na Sala Derby de quarta-feira (13) a domingo (17) com sessões gratuitas e ingressos disponíveis para retirada no Sympla. Criada em 2019, a mostra busca difundir obras que destacam narrativas, linguagens e formatos que rompem com o olhar hegemônico sobre essa cinematografia.
Assinada por Alia Ayman, Analu Bambirra e Carol Almeida, a curadoria reforça o compromisso com um olhar que rejeita estereótipos, como o da “mulher árabe oprimida”, e evidencia o campo fértil que existe nesta produção audiovisual sob perspectivas autorais e contemporâneas. Para elas, mais do que exibir obras cinematográficas, a mostra insere diretoras no centro do debate, ao discutir os contextos em que as mesmas produzem e os pontos de vista que constroem por meio da imagem.
A abertura da programação será na quarta-feira (13), às 17h30, com o longa-metragem marroquino Rainhas (2022), de Yasmine Benkiran. O filme narra a fuga de Zineb da prisão em uma tentativa de salvar a filha da custódia estatal. Ao fazer uma caminhoneira de refém, as três embarcam em uma fuga tensa da polícia pela Cordilheira do Atlas. Ainda na grade de exibição, entre a sexta-feira (15) e o domingo (17), três sessões de curtas-metragens apresentam produções marcantes. Entre elas, Amor Trançado (2018), de Rand Abou Fakher, que acompanha mãe e filha marcadas por um vínculo afetivo atravessado por traumas não elaborados, e Dançando a Palestina (2024), dirigido por Lamees Almakkawy, a qual propõe uma reflexão sobre gestos de resistência e manutenção da memória coletiva.
Dois momentos significativos da mostra serão as Sessões Solidariedade Brasil-Árabe, que promovem um ponto de encontro entre produções nacionais e palestinas. A primeira delas, na sexta-feira (15), com a exibição comentada dos filmes Sua Majestade, o Passinho (2022), dirigido por Carol Correia e Manu Costa , e Slingshot Hip Hop (2008), da palestina J. Reem Salloum, com debate mediado pela própria Manu Costa e por William Oliveira. Já a segunda reúne o curta histórico Protesto Silencioso (1929), de Mahasen Nasser-Eldin, e o nacional O Canto das Margaridas (2024), produzido pelo Movimento Mulheres no Audiovisual Pernambuco (MAPE), que também participa da conversa após a sessão. Ambas as exibições contarão com legendas descritivas.
A programação ainda promove no sábado (16) uma mesa redonda aberta ao público com as curadoras do evento. O encontro propõe uma reflexão sobre os caminhos percorridos nesta edição: como as escolhas de filmes se conectam com debates atuais? O que as imagens revelam sobre o mundo ao nosso redor? E por que, este ano, a presença de produções brasileiras foi incorporada à mostra?
SERVIÇO:
5ª Mostra de Cinema Árabe Feminino
Data: 13 a 17 de agosto de 2025
Onde: Cinema da Fundação – R. Henrique Dias, 609 - Derby, Recife
Entrada: Gratuita, com retirada de ingressos pelo Sympla
Abaixo, o link para cada sessão:
Os Três Desaparecimentos de Soad Hosni
Sessão Solidariedade Brasil-Árabe 1
Sessão Solidariedade Brasil-Árabe 2
Mesa redonda: conversa com a curadoria
Outras informações: https://cinemadafundacao.com.br/