Notícias
“À Meia-Noite Te Levarei ao Cinema” exibe clássico do terror 'Possessão' em sala lotada no Cinema da Fundação
Com a Sala Derby lotada, a sessão À Meia-Noite Te Levarei ao Cinema exibiu em sua edição de abril o terror Possessão (1981), do cineasta Andrzej Zulawski, neste sábado (5), às 23h59. O Cinema da Fundação é vinculado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O título escolhido acompanha um casal às vésperas de um divórcio. Na trama, ao retornar de uma longa viagem, Marc descobre que sua esposa Anna mudou drasticamente. Ao investigar, ele se vê envolvido em uma situação macabra e cheia de mistérios, onde nada é como parece
A escolha do filme foi um destaque para os espectadores, que compareceram à sessão à meia-noite. A professora Laura Baldan já havia ido outras vezes à faixa mensal na programação. “Tinha assistido as edições com ‘El Topo’, filme que marcou o início das sessões à meia-noite, e ‘O Intruso’. A sessão de hoje se destaca para mim, mesmo não gostando muito do gênero terror, por ser um clássico que ainda não assisti”, afirma. Já a jornalista Mikhaela Araújo compareceu pela primeira vez à sessão da madrugada. “Aprecio muito esse filme e o considero marcante para o meu gosto cinematográfico, em especial aqueles que não são do eixo norte-americano. Mesmo já tendo assistido há um tempo atrás, queria vê-lo em uma tela grande de cinema”, atesta.
Monitor de programação do Cinema da Fundação, João Rêgo realizou a fala de abertura da sessão. “A gente tem o prazer de apresentar um filme como esse, que é considerado um clássico, e isso reflete, inclusive, nessa sala com público cheio. É um filme muito especial, no sentido de provocar reflexões sobre o pós horror, cinema de gênero e pensar num terror que não se apoia em elementos de susto, mas que deságua em questões políticas, sociais e relacionais”, concluiu.