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Avanços
HC-UFTM/Ebserh publica relatório de gestão relativo ao período de enfrentamento à pandemia de covid-19
Uberaba (MG) – O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) emitiu, no mês de abril, relatório em que compartilha com a comunidade os principais avanços alcançados pela instituição no período relativo aos anos de 2020 e 2021, em diferentes áreas que norteiam o trabalho desenvolvido na unidade hospitalar.
Um dos avanços foi ressaltado pelo presidente da Rede Ebserh, Oswaldo Ferreira. O gestor salientou a ação do HC-UFTM/Ebserh, que resultou na revisão dos laudos de insalubridade de toda a infraestrutura hospitalar, observando os critérios e normativos sobre o tema. A iniciativa possibilitou a aplicação devida dos recursos aos colaboradores que fazem jus ao pagamento. “O hospital é uma referência na questão da insalubridade. O trabalho realizado foi de um avanço enorme. Nós temos que zelar por aquilo que é fundamental: cumprir com as normas que estabelecem o que devemos fazer. E o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro é um exemplo nessa questão da insalubridade”, avaliou.
Na avaliação da superintendente do HC-UFTM, Ana Lúcia de Assis Simões, mesmo em face das adversidades provocadas pelos desafios da crise sanitária, as ações do período foram coordenadas no sentido de concretizar a visão institucional, construída com a ajuda de profissionais técnicos, professores e alunos , para o triênio 2021-2023. “Nossa visão institucional é sermos reconhecidos na comunidade a que servimos, pela integração corresponsável do ensino, pesquisa, assistência humanizada e gestão, buscando a excelência, a otimização no uso de recursos e a sustentabilidade por meio de práticas inovadoras e resolutivas”.
Para a gerente de Atenção à Saúde do HC, Andreia Resende, as realizações do hospital no campo da assistência têm buscado aprimorar continuamente o cuidado prestado à população dos 27 municípios da região Triângulo Sul de Minas Gerais, no que diz respeito à alta e média complexidade, para as quais a instituição é referência.
Assistência à saúde de qualidade
O número de cirurgias realizadas em 2021 se aproximou muito do quantitativo do período pré-pandemia: 7,1 mil em 2021, ante 8,4 mil em 2019. Nas eletivas, a diferença é ainda menor, 3,5 mil em 2021 contra 3,6 mil em 2019, apesar dos períodos de suspensão causados por decretos municipais.
“Como legado dos investimentos em infraestrutura promovidos pelo Hospital durante a pandemia de covid-19, o espaço originalmente utilizado para atendimento dos casos graves da doença agora dá lugar a uma UTI geral tipo 2, com nove leitos já habilitados e completo aparato tecnológico para casos graves de enfermidades diversas – o que também amplia o campo de prática para as residências, em especialidades variadas”, a gerente exemplifica.
Veja como foram as atividades de ensino e pesquisa durante o período da pandemia.
Resende destaca, também, a implantação de um Laboratório de Nefropatologia que situou o Hospital de Clínicas como referência em biópsias renais não apenas em âmbito local como para outros hospitais da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), trazendo como diferenciais a rapidez na liberação dos laudos e a precisão diagnóstica decorrente da combinação integrada de três tipos de microscopia.
“Além disso, mulheres que dão à luz no Hospital de Clínicas passaram a contar com uma sala de recuperação pós-anestésica exclusiva , anexa ao bloco cirúrgico, evitando a separação entre mãe e filho após o nascimento e incentivando a amamentação e a valorização dos vínculos maternos nos primeiros momentos de vida dos recém-nascidos”, complementa a gerente de Atenção à Saúde.
Com a revisão das escalas médicas e multiprofissionais, Resende ressalta, o hospital otimizou as cargas horárias das equipes, oportunizando a oferta de novos serviços, sem necessidade de contratações. “Já a implementação de plantões médicos nas enfermarias de Clínica Médica e Clínica Cirúrgica melhorou a assistência ao paciente internado, favorecendo altas seguras em prazos mais precoces, o que tem gerado maior giro de leitos, mantendo a taxa de ocupação conforme a contratualização com o município e proporcionando acesso dos estudantes a uma variedade maior de casos clínicos”, explica.
As urgências e emergências (pronto socorro) têm sido beneficiadas pela otimização de processos decorrente do Projeto Lean nas Emergências (do Ministério da Saúde), para cuja participação o HC-UFTM foi selecionado entre mais de 600 inscritos. “Sem reduzir atendimentos e admissões, o Pronto-Socorro diminuiu significativamente a taxa de ocupação, o tempo de espera por internação e por exames, além de agilizar as transferências para enfermarias de cuidados especializados dentro do próprio hospital e a alta responsável e segura”, retrata o chefe da Unidade de Urgência e Emergência, Wanderson Borges Tomaz.
Saiba mais sobre as ações de gestão e sustentabilidade no hospital no período pandêmico.
Novos serviços
Entre os novos serviços criados pelo hospital no biênio de pandemia estão o Ambulatório de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual, que oferece apoio multiprofissional a mulheres vítimas desse tipo de agressão. O atendimento dos casos de violação sexual nas urgências também foi aprimorado, com capacitação das equipes para coleta de vestígios no primeiro atendimento , facilitando a futura identificação do agressor e dispensando a vítima de ter que coletar vestígios no Instituto Médico Legal (IML).
Já o início das atividades do Ambulatório de Entrega Legal estabeleceu uma interface com a Vara da Infância e da Juventude, dinamizando a adoção de crianças geradas por mulheres que engravidaram de maneira não desejada. Esse trabalho é desenvolvido por ginecologistas, obstetras, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, e visa a possibilitar que os bebês recebam rápido acolhimento e afeto das famílias que os adotarão.
O Ambulatório de Genética Médica é mais uma novidade do período e trabalha com foco no tratamento de doenças raras por parte de equipe médica geneticista. Essa criação está oportunizando a habilitação do HC-UFTM como unidade de atendimento dessas doenças. Foi aberto, ainda, um Ambulatório Multiprofissional para Tratamento do Tabagismo , que tem viabilizado acompanhamento médico e farmacêutico, além do oferecimento de medicamentos gratuitos de combate ao fumo, por meio de programa específico do Ministério da Saúde.
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Saiba mais sobre a Rede Ebserh.
Para mais informações sobre os resultados do Hospital de Clínicas da UFTM no biênio 2020-2021, acesse a íntegra do relatório .
Com informações do HC-UFTM/Ebserh