Research Eletronic Data Capture - REDCap

Publicado em 13/07/2021 17h20 Atualizado em 13/07/2021 17h26

redcap.pngREDCap é a sigla para Research Eletronic Data Capture, uma plataforma para coleta, gerenciamento e disseminação de dados de pesquisas, disponibilizada de forma gratuita para instituições sem fins lucrativos. Serve para criar pesquisas e bancos de dados online, sendo uma plataforma intuitiva, com instruções e orientações a cada passo, por isso, nenhum conhecimento técnico ou experiência prévia são necessários.  

Foi criada em 2004 por pesquisadores da Vanderbilt University (Tennessee, Estados Unidos). Conta com o suporte financeiro do National Institute of Health (NIH), e tem apoio técnico-científico do REDCap Consortium, constituído por mais de 4.506 instituições em mais de 138 países nos 6 continentes, conforme observado na Figura 1. No Brasil, foi introduzido no ano de 2011 pela Faculdade de Medicina da USP.

Desde então, vem sendo implantada em diversos hospitais e instituições de ensino espalhadas pelo Brasil. Dentre elas pode-se citar: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Associação Hospitalar Moinhos de Vento (AHMV), Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e algumas universidades.

 Acessar o REDCap