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Publicado em 24/03/2020 18h54 Atualizado em 29/09/2025 09h36

Ministério da Educação

Adalton Rocha de Matos

Subsecretário de Planejamento e Orçamento do Ministério da Educação, Adalton Rocha é servidor público federal, ocupante do cargo de Pesquisador Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Graduado e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Doutorando pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, atua na administração pública há mais de 10 anos, tendo, durante esse período, ocupado funções como Coordenador de Programação Orçamentária e Coordenador-Geral de Orçamento no Ministério da Educação.
Desde 2008, trabalha na administração pública federal, passando por áreas como licitações, contratos e convênios, estudos e pesquisas educacionais, orçamento, finanças. Desde 2010 está cedido para a Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do MEC.

Leonardo Osvaldo Barchini Rosa

Pesquisador Associado do Centro de Estudos em Política e Economia do Setor Público, da Fundação Getúlio Vargas (CEPESP/FGV) e Analista em Ciência e Tecnologia Sênior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde já atuou como Auditor-Chefe e Coordenador-Geral de Cooperação Internacional. No Ministério da Educação (MEC), ocupa o cargo de Secretário Executivo, tendo atuado também, anteriormente, como Chefe da Assessoria Internacional, Chefe de Gabinete do Ministro e Diretor de Programas. Na Prefeitura de São Paulo, foi Secretário de Relações Internacionais e Federativas e Chefe do Gabinete do Prefeito. Tem experiência como Gerente do Programa de Cidades Sustentáveis no Instituto Arapyaú e foi Diretor-Executivo do D³e (Dados para um Debate Democrático na Educação). É doutorando em Administração Pública, pela FGV/SP, e possui graduação em Direito, pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e Mestrado em Ciências Sociais, pela Universidade de Brasília (UnB).

Eliana Goldfarb Cyrino

Nasci em 1959. Sou mulher, mãe, avó, professora universitária de universidade pública, médica, militante da saúde coletiva e dos direitos humanos. Sou formada em 1982 na Faculdade de Medicina de Jundiaí. Fiz Residência em Medicina Preventiva e Social na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), UNESP. Sou Mestre em Medicina Preventiva e Social pela Faculdade de Medicina da USP e em Educação Para Profissionais de Saúde, na University of Illinois, Chicago, EUA. Doutora em Pediatria pela FMB, UNESP. Atualmente sou Professora Titular do Depto de Saúde Pública da FMB, UNESP, contratada como RDIDP. Atuo na graduação em medicina,enfermagem e nutrição, residência médica e multiprofissional e na Pós Graduação em Saúde Coletiva e Mestrado Profissional em Saúde da Família. Componho o Grupo de Mulheres do Jardim Peabirú, articulando saúde à educação popular. Editora Associada da Revista: Interface-Comunicação,Saúde e Educação. De 2013 à 2015, trabalhei na Secretaria de Gestão e da Educação na Saúde (SGTES), Ministério da Saúde do Brasil como Coordenadora Geral de Ações Estratégicas da Educação na Saúde e como Diretora de Programas priorizando a formação universitária na saúde comprometida com o desenvolvimento do SUS e a valorização do ensino público. Fui supervisora do Centro de Saúde Escola de Botucatu, Unidade da FMB, UNESP integrada ao SUS local, onde valorizamos a educação pelo trabalho e a atenção primária à saúde no SUS de 2015 até 2023.Fui membro da Diretoria da Associação Brasileira de Educação Médica, gestão 2020-2022.

Presidência da Ebserh

Arthur Chioro

Ministério da Saúde

Nilton Pereira Júnior

Servidor público federal, docente do magistério superior, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e médico formado pela UFU. Sanitarista formado pelo Programa de Residência Médica em Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).Mestre e Doutor em Saúde Coletiva formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi Coordenador do Curso de Graduação de Medicina da UFU (2022), Superintendente e Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital de Clínicas da UFU (2019-2021), Vice-presidente da ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) na gestão 2015-2018. Foi Diretor de Atenção à Saúde e de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia (2013-2014); Superintendente Executivo da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (2013); e Diretor de Programas da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (2011-2012).Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Política, Planejamento e Gestão em Saúde, Apoio em Saúde, Gestão Hospitalar, Gestão da Qualidade, Acreditação em Saúde, Orçamento e Finanças, Administração Pública, Gestão da Clínica, Gestão do Trabalho, Regulação do SUS, Avaliação e Monitoramento. Organizador e autor do livro “Políticas Públicas e Gestão Hospitalar: evidências e experiências do SUS” (2022). Autor do livro "Apoio Institucional no SUS: dilemas da integração Inter federativa e da cogestão" (2018). Atualmente, é Secretário Adjunto da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde.

Milton de Arruda Martins

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) (1977), fez residência em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1978-1980). Fez doutorado e livre-docência também na Faculdade de Medicina da USP. Fez pós-doutorado na Harvard Medical School, Harvard University (1988-1990), no Beth Israel Hospital e no Children' Hospital, em Boston. Foi presidente da Associação Brasileira de Educação Médica de 2004 a 2008. Foi Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde de 2011 a 2012. É Professor Titular de Clínica Médica Geral da Faculdade de Medicina da USP e Diretor do Serviço de Clínica Geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. É Presidente do Conselho do Centro de Desenvolvimento de Educação Médica e das Profissões da Saúde da FMUSP. Presidente da Comissão de Graduação e Coordenador do Curso de Medicina da FMUSP de 2018 a 2022. Pesquisador 1A do CNPq. Coordenador Executivo do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme) desde 2017. Suas áreas de pesquisa são educação médica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e promoção da saúde. Editor de vários livros de medicina, entre eles Semiologia Clínica, Manual do Residente de Clínica Médica e Clínica Médica.

Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)

Sandra Regina Goulart Almeida

Atual Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Vice-Presidente da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP), e Presidente da Grupo Tordesillas. Foi Vice-Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) 2024-2025, Vice-Reitora da UFMG, gestão 2014-2018, e Diretora de Relações Internacionais da UFMG, gestão 2002-2006. Possui mestrado pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, doutorado pela mesma instituição e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Columbia, em New York. É Professora Titular da área de Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG e bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi Presidente da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e da World University Network (WUN)

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)

Lena Vânia Carneiro Peres

Graduada em Medicina pela Universidade do Estado do Pará (1985); mestrado e Doutorado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP). Tem especialização em pediatria, infectologia (UNIFESP), saúde pública (UNAERP), Gestão da Atenção em Saúde (Fundação Dom Cabral) e em Metodologias Ativas de Aprendizado (IEP/HSL). Foi Professora efetiva de medicina comunitária na Universidade do Estado do Pará. Foi assessora especial do Gabinete Pessoal da Presidência da República e do Gabinete do Ministro da Saúde (2011- 2016). No Ministério da Saúde (2007-2009), também exerceu os cargos de Diretora Adjunta do Departamento de ações Programáticas e Estratégicas e Coordenadora Nacional da área técnica de Saúde da Mulher. Foi ainda no Governo Federal, conselheira do Conselho Nacional de Assistência social (2007-2009); do Conselho Nacional do Idoso; do Conselho Nacional de política para as mulheres e Secretária Nacional de Promoção e Defesa de Direitos Humanos da Presidência da República. Foi docente do Mestrado Profissional de Inovações do Ensino Superior para área da Saúde de Universidade São Caetano do Sul (2016-2021). É docente do curso de graduação em medicina da Universidade São Caetano do Sul - SP. É conselheira do Museu do Pontal - RJ e pesquisadora do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá/MCTI - Tefé-AM.

Empregados da Ebserh

Alailson Rocha Santana

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Sergipe (2002), graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (1994), e graduação em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (2017). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (Instituto Federal de Sergipe, (2023). Pós-graduação em Auditoria em Serviços de Saúde pela FANESE (2006), Especialização em Vigilância Sanitária e Epidemiológica pela UNAERP (2000). Especialização em Gestão das Organizações Públicas de Saúde pela UFS (2012). Especialista em Gestão Financeira e Controladoria pela UNINTER (2019). Trabalho como Enfermeiro no Hospital Universitário/EBSERH na unidade de pediatria. Atuo na área de direito disciplinar, educação e saúde no Instituto Federal de Sergipe. Contador desde 25/03/2013, autuando como autônomo. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Urgência/Emergência, psiquiatria, pediatria, e saúde da família. Experiência na área de processos administrativos disciplinar, administração pública e gestão de pessoas por competências, contabilidade e auditoria governamental.

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      • Notas Fiscais Eletrônicas
      • Política de Transações com Partes Relacionadas
      • Política de Dividendos
      • Despesas
      • Painel de Informações Orçamentárias e Financeiras
      • Demonstrações Financeiras
      • PPA, LDO e LOA
      • Contratos de Objetivos/Acordo Organizativo de Compromissos
    • Licitações e Contratos
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      • Compras Centralizadas
      • Contratos
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      • Inexigibilidade
      • Inteiro Teor dos Processos de Compra
      • Legislação e Normas de Licitações e Contratos
      • Licitações
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    • Servidores ou Empregados Públicos
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      • Servidores e Empregados
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      • Relação Completa de Empregados Terceirizados
      • Demonstrativos de Quadro de Pessoal, Remunerações e Benefícios
      • Remuneração de Dirigentes (administradores e conselheiros)
      • Acordos. Convenções e/ou Dissídios Coletivos Aprovados
      • Informações sobre Contratados
      • Legislação e Normas de Gestão de Pessoas
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Informações sobre Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Modelo de Formulários de Solicitação de Informação e Recurso
      • Link para a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (FALA.BR)
      • Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e Aspectos Tecnológicos
    • Tratamento de Dados Pessoais
      • Dados do Encarregado
      • Estrutura e Normas
      • Orientações e Modelos
      • Perguntas Frequentes
      • Melhores Práticas
      • TCU
    • Boletim de Serviço
      • Sede
      • Hospitais Universitários
    • Gestão do Patrimônio
    • Avaliação de Resultado Regulatório
    • Correição
      • Titular da Unidade Setorial de Correição
      • Competências
      • Normas
      • Relatórios de Gestão Correcional
      • Certidões
      • Corregedoria em Números
      • Corregedoria Capacita
  • Transparência
    • Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa
    • Estatuto Social com a necessária adequação à autorização legislativa de criação da estatal
    • Política de Divulgação de Informações
    • Relatório Integrado
    • Demonstrações Financeiras
    • Política de Transações com Partes Relacionadas
    • Política de Dividendos
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    • Avaliação de Metas e Resultados
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    • Atas das Reuniões do Conselho Fiscal
    • Atas das Reuniões do Comitê de Auditoria Estatutário
    • Atas das Reuniões do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração
    • Currículos Profissionais dos Administradores
      • Diretoria Executiva
      • Conselho de Administração
    • Demonstrativos de Quadro de Pessoal
      • Quadro de Pessoal e Remuneração
      • Benefícios
    • Acordos coletivos, convenções coletivas e/ou dissídios coletivos de trabalho aprovados
    • Informações de interesse coletivo ou geral por elas produzidas ou custodiadas
    • Rol anual de informações desclassificadas e documentos classificados
    • Relação de bens e serviços adquiridos a cada semestre
      • 1° semestre 2025
    • Contratos Disciplinados
    • Gestão Estratégica
    • Responsáveis pela Prestação de Contas
      • 2022
      • Responsáveis pela Prestação de Contas 2021
      • Responsáveis pela Prestação de Contas 2020
    • Gastos com Diárias e Passagens
    • Sobre a Transparência
      • Sobre a Transparência
    • Relatório de Administração
    • Portal da Transparência da Ebserh
  • Composição
    • Administração Central
      • Principais cargos e respectivos ocupantes - Quem é Quem
      • Agenda dos Gestores
      • Currículo dos Gestores
      • Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação
    • Hospitais Universitários
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      • CH-UFC
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