Membros do Conselho de Administração

Publicado em 24/03/2020 18h54 Atualizado em 21/05/2020 12h14

Ministério da Educação

Mauro Luiz Rabelo

Possui graduação, mestrado e doutorado em Matemática pela Universidade de Brasília (1987) e pós-doutorado pela Stanford University (1991-1992). Atualmente é professor associado do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília, Diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior e Secretário de Educação Superior Substituto da SESu/MEC. Atuou como Decano de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília de 2012 a 2016. Foi presidente do Conselho de Administração do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos em 2014 e presidente do Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação na gestão 2014-2015. Exerceu cargos de diretor acadêmico e diretor-geral do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos - CESPE/UnB no período 2003-2008. Foi tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) da Matemática de 2008 a 2012 e diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática no DF no triênio 2012-2014. É membro do Comitê Técnico-Científico (CTC) da Educação Básica da Capes. Atua no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT. Já orientou mais de 30 alunos de mestrado e diversos alunos de graduação. Atuou como: Subchefe do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília em 2011–2012; Presidente da Comissão de Acompanhamento do Programa de Avaliação Seriada da UnB de 2000 a 2005; Coordenador de Extensão do Cespe/UnB de 2003 a 2005; Gerente de Construção de Instrumentos de Avaliação do Cespe/UnB em 2002 –2003: Gerente de Processos Seletivos e Avaliação do Cespe/UnB de 2000 a 2002; Subcoordenador do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da UnB de 1996 a 2000; Subcoordenador do Vestibular da UnB em 1995 –1996; Chefe do Departamento de Matemática da UnB de 1993 a 1995; Coordenador de Graduação do Departamento de Matemática da UnB de 1988 a 1990; Subchefe do Departamento de Matemática da UnB de 1988 a 1990.

Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, e na área de Avaliação Educacional, com ênfase em avaliação de sistemas e de programas, construção e análise de itens para avaliações de larga escala (ENEM, ENADE, ENCCEJA, SAEB, PROVA BRASIL, PISA, PAS/UnB) e avaliação de competências. Atuou também como parecerista e coordenador adjunto na análise de livros didáticos de matemática do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). É autor do livro: Avaliação Educacional: fundamentos, metodologias e aplicações no contexto brasileiro, da Coleção PROFMAT, editado pela Sociedade Brasileira de Matemática. É autor de artigos científicos na área de matemática e na área de avaliação educacional, avaliação de competências, avaliação de sistemas e de larga escala. Organizou eventos científicos e de divulgação, nacionais e internacionais. Foi membro de dezenas de bancas avaliadoras de estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Palestrante em eventos científicos e de divulgação tanto nacionais quanto internacionais. Consultor adhoc de revistas científicas e de agências de fomento. 

Adalton Rocha de Matos

Mestre e Graduado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós‐Graduado Latu Sensu em Gestão Pública com Ênfase em Gestão Governamental pela União Pioneira de Integração Social – UPIS. Atua desde 2010 na área de orçamento e finanças. Foi Coordenador de Programação Orçamentária e Coordenador-Geral de Orçamento da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO) do Ministério da Educação (MEC). Faz parte da carreira do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desde 2008, trabalha na administração pública federal, passando por áreas como licitações, contratos e convênios, estudos e pesquisas educacionais, orçamento, finanças. Atualmente, é Subsecretário de Planejamento e Orçamento do MEC.

 

Presidência da Ebserh

Oswaldo de Jesus Ferreira

 

Ministério da Saúde

Marizete Almeida Silva 

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo (1987), pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília/CEUB. Especialização em Pós Graduação Latu Sensu MBA em Gerência de Saúde (2000), pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Mestrado em Administração em Saúde - Profissional em Gestão de Sistemas de Saúde (2002), pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro  - UERJ. Experiências como Assessora da Chefia de Gabinete do Ministro de Estado da Saúde (SET/2014 – ABR/2018). Chefe de Gabinete da Secretaria de Gestão da Educação na Saúde (MAR/2012 – SET/2014). Coordenadora-Geral do Gabinete do Ministro de Estado da Saúde (ABR/2007 – MAR/2012). Secretaria de Atenção à Saúde/SAS -  Gerente de Projetos  (JUN/2000 a ABR/2007). Secretaria de Assistência à Saúde/SAS - Coordenadora de Estrutura de Processos (MAR/1998 a JUN/2000). Secretaria de Assistência à Saúde - Assessora do Gabinete (MAR/1995 a MAR/1998). Hospital Universitário de Brasília - Assistente  do Departamento de Ciência e Tecnologia/DTEC (SET/1990 a MAR/1995). Grupo Jaime Câmara/Jornal de Brasília - Revisora da Redação (1989/1990). Fundação Hospitalar do Distrito Federal - Assistente da Área de Engenharia Clínica (AGO/1986 a SET/1990). Fundação das Pioneiras Sociais/Hospital Sarah Kubitschek  - Secretária de Clínica (AGO/1983 a AGO/1986). Atualmente está como Assessora Especial do Ministro  (ABR/2018 - atual), vínculo público: técnica em Comunicação Social do Ministério da Saúde.

Erno Harzheim

(aguardando currículo)

 

Ministério da Economia

Diego Penna Moreira

Graduado em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), tem MBA pela The Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, e um mestrado em estudos internacionais com enfoque na América Latina pelo Lauder Institute.Tem ampla experiencia financeira na América Latina e também em mercados globais como Suíça, Alemanha e Estados Unidos. Trabalha junto ao Pátria investimentos como Diretor de Operações da OPTY, maior rede nacional de hospitais oftalmológicos. Trabalhou anteriormente no Grupo Biotoscana, maior grupo latino-americano de medicamentos especializados (GBIO33:BZ), como CFO para Latino-América. Também trabalhou na Rede D’Or, maior grupo hospitalar no Brasil, como diretor financeiro para São Paulo e como Diretor de Integração. Ocupou, ainda, diversas posições financeiras em empresas como Asea Brown Boveri, Pragma Patrimonio e Mitsubishi Motors.

 

Andifes

Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz

Graduada em Farmácia Habilitação III (1981) e Medicina (1987) pela Universidade Federal da Paraíba. Mestrado e Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e pós-doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO. Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq; Pesquisa e orienta Mestrado e Doutorado na área de Farmacologia, com ênfase em Toxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais, fitoterapia, medicamentos, toxicologia não clínica e Farmacologia Clínica (fases I e II). Especialista em Pesquisa Clínica, pelo Instituto de Educação e Ciências - Hospital Alemão Oswaldo Cruz;Credenciada como Professora Permanente nos Programa de Pós Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (conceito 6 CAPES), e Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos. Pesquisadora do Instituto de Pesquisas em Fármacos e Medicamentos (IPeFarM);  Tutora do Programa de Pós Graduação em Fármaco e Medicamentos da Universidade de São Paulo - USP, Membro do INCT - INOFAR-UFRJ;Membro do INCT Norte-Nordeste de Fitoprodutos - CNPq-MICTIC-UFPB;  Membro de Câmara  de julgamento de projetos de pesquisas da FAPEMIG; Membro da International Society for the Promotion of Health Technology Assesment - HTA; Membro do Conselho Administrativo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh representando a Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior - ANDIFES; Membro da Academia Paraibana de Medicina.

 

Empregados da Ebserh

Manoel Bastos Freire Júnior

Graduado em Enfermagem, pela Universidade de Pernambuco (UPE - Campus Recife/PE), em 2002, possui título de Especialização em Educação Profissional na Área da Saúde, pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), é Mestre em Saúde Coletiva, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou como Enfermeiro sanitarista em equipe multidisciplinar de saúde indígena na Etnia Atikum, no município de Carnaubeira da Penha/PE, pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), e como docente da disciplina Epidemiologia, no curso de graduação em Enfermagem, na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde/PE (AESA). É um dos fundadores e ex-Coordenador Geral do Sindicado dos Trabalhadores em Serviços Hospitalares no Estado de Alagoas (Sindserh/AL). Atualmente, é Coordenador da equipe de saúde mental da Oficina da Mente, pertencente ao Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), vinculado à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), e Enfermeiro Assistencial na Clínica Cirúrgica do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), da Rede de Hospitais Universitários Federais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).