Membros do Conselho de Administração

Publicado em 24/03/2020 18h54 Atualizado em 30/12/2021 10h04

Ministério da Educação

Djaci Vieira de Sousa

Servidor público federal do Ministério da Economia, desde 1995, é bacharel em Direito pelo Centro Universitário Euro-Americano (Unieuro), com pós-graduação Latu Sensu em Direito Público pelo Instituto Processus. Atuou como Chefe de Assessoria Técnica e Administrativa do Gabinete do Ministro de Estado do Planejamento, por oito anos, sendo responsável pela análise e encaminhamento de atos normativos à Presidência da República, coordenação de atividades administrativas relativas à gestão dos recursos humanos, materiais, patrimoniais e supervisionar a elaboração e execução do orçamento disponibilizado no Gabinete do Ministro. Durante esse período, também exerceu a função de Chefe de Gabinete Substituto do Ministro. Atualmente, exerce a função de Chefe de Gabinete do Ministro de Estado da Educação.

Victor Godoy Veiga

Formado em Engenharia de Redes de Comunicação de Dados pela Universidade de Brasília – Unb (2003);  Victor Godoy Veiga tem pós-graduação em Altos Estudos em Defesa Nacional pela Escola Superior de Guerra – ESG (2018), e em Globalização, Justiça e Segurança Humana pela Escola Superior do Ministério Público em parceria com o Institut für Friedenssicherungsrecht und Humanitäres Völkerrecht der Ruhr – Universität Bochum (Alemanha) e a University of Johannesburg (África do Sul). É servidor público da carreira de Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, onde trabalhou desde 2004 até ser convidado ao cargo de Secretário-Executivo do Ministério da Educação (MEC), em julho de 2020. Na CGU, Victor Godoy atuou como Auditor Federal de Finanças e Controle, Chefe de Divisão, Coordenador-Geral e Diretor-Substituto de Auditoria e Diretor de Auditoria da Área Social e de Acordos de Leniência. Participou de diversos cursos, congressos, seminários e conferências ao longo desses 16 anos de trabalho dedicados à CGU. Foi palestrante na Conference on Public Internal Control in the European Union, Paris (Comissão Europeia), no ano de 2015, e palestrante na Conferência de Controle Interno no Brasil – Desafios e Oportunidades de Melhoria (Banco Mundial), em 2016. No ano de 2019, foi painelista no lançamento do estudo Resolving Bribery with Non-Trial Resolutions da OCDE e participante na mesa de discussão sobre a revisão da Recomendação de 2009 da OCDE para o combate ao suborno transnacional. Foi membro desde julho de 2018 a julho de 2020 da delegação brasileira no Working Group on Bribery – WGB (OCDE).

 

Fernando David Pisapio Carvalho

Graduado em medicina, no ano de 1992, na Faculdade de Ciências Médicas de Santos (Universidade Lusíada), possui especialização em Cardiologia Clínica pelo hospital Unicor e título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pela Associação Médica Brasileira. Foi membro da Sociedade Europeia de Cardiologia e, atualmente, participa como membro ativo da Sociedade Brasileira de Cardiologia e também da Sociedade Paulista de Cardiologia. Foi professor assistente da disciplina de Cardiologia da Universidade UNILUS (Faculdade de Ciências Médicas de Santos) e, posteriormente, atuou como colaborador dessa universidade pelo período de 5 anos. Atuou, ainda, como colaborador do serviço de residência médica em Cardiologia, na área de Ergometria do Hospital Beneficiência Portuguesa de Santos pelo período de 3 anos. Prestou serviço como Cardiologista Clínico e em métodos gráficos, por 16 anos, no Instituto do Coração de Santos (SANCOR) e também na Santa Casa de Misericórdia de Santos, como Cardiologista Clínico e Ergometrista. Atuou como colaborador do serviço de Ergometria no Instituto Cardiovascular Angiocorpore  de Santos e foi responsável pela implantação do serviço de Ergometria e M.A.P.A.(monitorização da pressão arterial) do Centro de Diagnóstico do Hospital UNIMED de Santos. Tem participação anual do Congresso Europeu de Cardiologia, há mais de uma década, além de participação anual no Congresso Brasileiro de Cardiologia e no Congresso Paulista de Cardiologia há cerca de 25 anos. Participa também de cursos nacionais e internacionais de atualização em Cardiologia Clínica. Ministra palestras na área de Cardiologia para aperfeiçoamento profissional nas áreas de hipertensão arterial, insuficiência coronariana e dislipidemia. Atualmente, exerce as funções profissionais na área de Cardiologia Clínica e em métodos gráficos de diagnóstico.

 

Presidência da Ebserh

Oswaldo de Jesus Ferreira

 

Ministério da Saúde

Marizete Almeida Silva 

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo (1987), pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília/CEUB. Especialização em Pós Graduação Latu Sensu MBA em Gerência de Saúde (2000), pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Mestrado em Administração em Saúde - Profissional em Gestão de Sistemas de Saúde (2002), pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro  - UERJ. Experiências como Assessora da Chefia de Gabinete do Ministro de Estado da Saúde (SET/2014 – ABR/2018). Chefe de Gabinete da Secretaria de Gestão da Educação na Saúde (MAR/2012 – SET/2014). Coordenadora-Geral do Gabinete do Ministro de Estado da Saúde (ABR/2007 – MAR/2012). Secretaria de Atenção à Saúde/SAS -  Gerente de Projetos  (JUN/2000 a ABR/2007). Secretaria de Assistência à Saúde/SAS - Coordenadora de Estrutura de Processos (MAR/1998 a JUN/2000). Secretaria de Assistência à Saúde - Assessora do Gabinete (MAR/1995 a MAR/1998). Hospital Universitário de Brasília - Assistente  do Departamento de Ciência e Tecnologia/DTEC (SET/1990 a MAR/1995). Grupo Jaime Câmara/Jornal de Brasília - Revisora da Redação (1989/1990). Fundação Hospitalar do Distrito Federal - Assistente da Área de Engenharia Clínica (AGO/1986 a SET/1990). Fundação das Pioneiras Sociais/Hospital Sarah Kubitschek  - Secretária de Clínica (AGO/1983 a AGO/1986). Atualmente está como Assessora Especial do Ministro  (ABR/2018 - atual), vínculo público: técnica em Comunicação Social do Ministério da Saúde.

Luiz Fernando Beskow

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1971. Fez curso de Especialização em Administração de Empresas, em nível de pós-graduação na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), concluído em 1973. Concluiu o currículo do curso de Mestrado em Administração de Empresas, na FGV, porém não obteve grau por impossibilidade de defesa da tese no prazo previsto. Servidor público federal, concurso e nomeado, em 1973, com exercício no antigo Ministério do Planejamento e Coordenação Geral, tendo aposentado, em 2011, no antigo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Foi professor de Contabilidade de Custos, nas Faculdades Católicas de Brasília, no período de 1979 a 1985.  No Ministério da Saúde (MS), ocupou o cargo de Diretor de Programas da Secretaria Executiva, Diretor de Investimentos Estratégicos, tendo exercido atividades de coordenação junto ao Banco Mundial (projeto Qualisus Rede). No MS, participou, ainda, da coordenação da execução dos projetos: Sisfronteiras, Vigisus e Proesf, além de coordenação de programas junto à Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), relacionados à Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). No MS, participou também, junto com a Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), da coordenação conjunta dos projetos de investimento para a implantação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e de equipamentos médico-hospitalares em diversas regiões do Brasil; e, na Secretaria Executiva do MS, de projetos de lei relacionados com investimentos na área de saúde (PAC 2.2007/2011). Na Secretaria de Ciência e Tecnologia da Saúde, no Departamento de Ciência e Tecnologia, participou dos trabalhos de execução dos investimentos do projeto Qualisus Rede em Estados e municípios de 15 (quinze) regiões metropolitanas selecionadas, com financiamento do Banco Mundial. Atuou também como Consultor/bolsista da Fundação de Apoio à Fundação Oswaldo Cruz (Fiotec/Fiocruz). Atuou em publicação conjunta do MS com o Banco Mundial, além de relatórios e trabalhos técnicos relacionados com a judicialização da saúde; e acompanhou ações do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), como consultor da Opas/OMS, no período de 2011 a 2015.  No antigo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, trabalhou na Secretaria de Planejamento e Investimentos, de 2003 a 2007, em atividades de coordenação da execução do Plano Plurianual (PPA) 2004-2007. Atuou também no Setor Legislativo, Saúde e Transportes, em articulação com áreas de orçamento do Poder Judiciário e do Ministério Público. No antigo Ministério da Previdência e Assistência Social, atuou como chefe da Assessoria de Assuntos Parlamentares da pasta, Chefe de Gabinete da Secretaria de Previdência e Assistência Social, Coordenador Técnico dos Conselhos e Órgãos Colegiados e Assessor do Ministro.  Na Presidência da República, trabalhou no Gabinete Civil e na Secretaria de Imprensa, exercendo as funções, respectivamente, de assistente do Gabinete Civil e de Secretário de Imprensa Adjunto do Gabinete Pessoal do Presidente da República, no período de 1985 a 1990. Atuou também na Assessoria Parlamentar, nos anos de 1984 e 1985. Na Fundação Centro Brasileiro de TV Educativa (Funtevê), atuou como Diretor de Planejamento, sendo substituto do Presidente da fundação, nos anos de 1988 a 1990. Ocupou também o cargo de Diretor Geral da Fundação de Assistência ao Servidor Público (GEAP Saúde), em 1991. Ademais, teve participação em Conselhos de diversas instituições públicas federais, tais como: no Conselho Fiscal do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Nacional, no Conselho Fiscal da Empresa Brasileira de Notícias (EBN), no Conselho de Administração e no Conselho Fiscal do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), no Conselho Consultivo da Biblioteca Regional de Medicina (Bireme), também conhecida como Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, no âmbito da Opas/OMS. 

 

Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)

Natalino Salgado Filho

Graduado em Medicina (1973) pela Universidade Federal do Maranhão; fez residência em Clínica Médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Nefrologia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Hospital Pedro Ernesto). É Mestre (1987) e Doutor (1994) em Medicina/Nefrologia, ambos pela Universidade Federal de São Paulo. Possui experiência como Médico, com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hipertensão arterial, doença renal crônica, glomerulopatias e educação em saúde. 
Exerceu o cargo de Vice-Presidente       da Sociedade Brasileira de Nefrologia, nos anos de 2007-2008. Foi também Vice-Presidente da Região Nordeste do Diretório Nacional da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), nos biênio 2014-2015. E foi Presidente da Comissão de Hospitais Universitários da Andifes, no período de 2007 a 2015. 
Atualmente, exerce o terceiro mandato como Reitor e professor titular da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); e é membro das seguintes Sociedades: Brasileira de Hipertensão Arterial, Brasileira de Nefrologia (SBN), International Society of Nephrology (ISN), American Society of Nephrology (ASN), e Brasileira de História da Medicina.
É também professor de Pós-Graduação e pesquisador com  diversas publicações na área de Nefrologia, além de cronista desde 2013. É membro Titular das Academias: Nacional de Medicina;  Maranhense de Letras; Maranhense de Medicina; do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão; e da Academia de Medicina do Rio de Janeiro. Exerce, ainda, a função de Coordenador do Projeto de Qualificação em Nefrologia Multidisciplinar na Rede UNA-SUS (Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde), projeto do Ministério da Saúde em colaboração com a UFMA.

 

Ministério da Economia 

Ana Paula Andrade de Melo

Bacharel em Direito, Mestranda em Administração Pública, Pós-Graduada em Direito Público com ênfase em Gestão Pública, atualmente exerce as funções de Subchefe Adjunta de Consolidação Normativa e Subchefe Adjunta de Revisão de Atos Normativos interina, ambas na Subchefia para Assuntos Jurídicos da Presidência da República. Além disso, é Coordenadora do Projeto CodeX da Secretaria-Geral da Presidência da República e Membro do Centro Operacional do Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19 da Casa Civil da Presidência da República. Especialista em elaboração, tramitação, padronização e análise jurídica de propostas de atos normativos no Executivo Federal, autua na área desde 2004. Professora na Academia Nacional de Polícia, ministrou cursos e treinamentos em Redação Oficial, Elaboração e Consolidação Normativa na Escola Nacional de Administração Pública - ENAP e na Presidência da República. Na Presidência da República ainda atuou como: Coordenadora de Assuntos Jurídicos e Membro do Grupo Técnico de Atualização e Consolidação de Atos Normativos do Gabinete de Transição Governamental e como Coordenadora-Geral de Apoio à Normatização do Departamento de Orientações Normativas para Comunicação no Executivo Federal. Escrivã de Polícia Federal desde 2007, atuou como Chefe do Serviço de Padronização e Normatização da Polícia Federal, Assessora da Diretoria de Administração e Logística, Coordenadora de Segurança para Grandes Eventos e membro do Grupo de Análise de Risco. 

 

Empregados da Ebserh

Brígida Lima Teixeira

Graduada em Enfermagem (2009) pela Universidade de Fortaleza; possui Especialização em Pós Graduação Latu Sensu em Enfermagem do Trabalho (2012), pela Universidade Estadual do Ceará (UFC), e certificado de Proficiência Técnica em Enfermagem em Hematologia e Hemoterapia (2012) pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). É Mestra em Saúde Coletiva (2016) pela Universidade Estadual do Ceará, cujo tema de estudo foi Política Nacional de Humanização com ênfase na valorização do trabalho e do trabalhador. Atualmente, é graduanda em Direito, pela Universidade de Fortaleza, e Enfermeira assistencial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), atuando no Centro Cirúrgico do Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da UFC (HUWC-CH-UFC). É também membro da Comissão de Humanização do HUWC e da Comissão de Ética em Enfermagem do Hospital HUWC. Em outubro, tomou posse como membro do Conselho de Administração da Ebserh, representante dos empregados da Empresa.