Currículo dos Gestores

Publicado em 14/10/2020 11h56
  • Administração Central
    • Presidência
      • Oswaldo de Jesus Ferreira - Presidente

        General-de-exército combatente R1 desde 2005, promovido ao último posto da carreira das armas em 2013 e na reserva desde 2017. Mestre em Aplicações Militares e Doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares. Em 1972 entrou para a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sendo declarado aspirante em 1975. Realizou o curso de operações na selva – Categoria B em 1979, curso de aperfeiçoamento em 1984, curso de comando e Estado-Maior em 1991 e o curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército em 2001. Comandou a 15ª Companhia de engenharia de combate, em Palmas-PR, de 1985 a 1987, e o 1º Batalhão de engenharia de combate, batalhão Vilagran Cabrita – no Rio de Janeiro – RJ, nos anos de 1997 e 1998. Representou o Exército na comissão de implantação do sistema de proteção da Amazônia, vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, nos anos de 1993 a 1996. Como General de Brigada, exerceu os cargos de Chefe do Centro de Operações e de Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, de Assessor Especial do Gabinete do Comandante do Exército, de 1º Subchefe do Comando de Operações Terrestres. Promovido a General de Divisão, exerceu os cargos de Diretor de Avaliação e Promoções, de Comandante da 1ª Divisão de Exército e de Vice-chefe do Departamento de Engenharia e Construção. Como General de Exército foi incumbido de implantar o comando militar do Norte.

      • Chefia de Gabinete
        • Iára Cesar Pereira Guerra - Chefe de Gabinete

          Advogada, formada pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF); graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista em Gestão da Informação e em Administração Universitária pela UFAM. O início da carreira profissional foi na Universidade Federal de Uberlândia, em 1976, e, posteriormente, houve movimentação para a Universidade Federal do Amazonas, inicialmente lotada no Departamento de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação desenvolvendo atividades relacionadas ao acompanhamento de pesquisas e projetos celebrados no âmbito dos Programas Institucionais da CAPES e do CNPq; no período de 1994 a 1997 exerceu o cargo de Diretora Executiva da UFAM com atribuição de administrar o Gabinete da Reitoria, a documentação e os processos em trâmite. Cedida à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 1998 onde assessorou, por três anos, um dos Diretores. Em 2001, exerceu atividades de consultoria na Secretaria de Energia do Ministério de Minas e Energia, especialmente as relacionadas ao acompanhamento do Programa de Desenvolvimento da Energia nos Estados e Municípios (PRODEEM), atual Programa Luz para Todos. Em 2003, iniciou atividades na Comercializadora Brasileira de Energia Emergencial (CBEE), inicialmente como Secretária-Geral, responsável pela organização das reuniões dos órgãos colegiados, e, posteriormente, como Assessora da Presidência desenvolvendo atividades relacionadas ao acompanhamento dos trabalhos de fiscalização da disponibilidade das usinas contratadas de forma emergencial e acompanhamento dos procedimentos de encerramento dos contratos celebrados com Produtores Independentes de Energia. No período de 2006 a 2011, nomeada Assessora da Secretaria Executiva do Ministério de Minas e Energia (MME), com atribuições relacionadas à elaboração e ao acompanhamento dos acordos de cooperação celebrados com organismos internacionais (PNUD, JICA, etc) e operações de crédito firmadas com o Banco Mundial, com objetivo de fortalecer o setor elétrico nacional; tratamento das demandas das empresas controladas pelo MME (Eletrobras, Petrobras, etc) além das autarquias especiais (Aneel e ANP) e participação no Grupo de Trabalho que elaborou o Estatuto Social da Empresa Brasileira de Petróleo e Gás Natural – Pré-Sal Petróleo S.A – PPSA. Em junho de 2012, foi lotada provisoriamente na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), no período de 2013 a 2015, exerceu o cargo de Secretária-Geral, e, atualmente, exerce a função de Chefe de Gabinete da Presidência

        • Secretaria-Geral

          Karen Tiemi Ueda - Secretária-Geral

          Graduada em Relações Internacionais, pela Universidade Católica de Brasília (2007), é empregada pública do quadro da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) (2013-atual) e exerce a função de Secretária-Geral, no Gabinete da Presidência (2015-atual), e de Secretária Executiva da Comissão de Ética (2015-2016; 2019-atual) da Empresa. Participou, dentre outros, do ‘Programa SEST de Capacitação para Conselheiros de Administração da União’ (2017 e 2018), da parceria entre a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, do Ministério da Economia (SEST-ME), e a Fundação Dom Cabral; do curso de ‘Secretaria de Governança Corporativa’ (2019), do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC); do curso ‘Comitê de Auditoria, Fiscalização e Controles’, também pelo IBGC; do curso ‘Gestão e Apuração da Ética Pública – Avançado’, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Trabalhou anteriormente (2006-2008), na antiga Secretaria de Estudos e Cooperação, do Ministério da Defesa, em projetos relacionados a iniciativas de aproximação entre civis e militares das Forças Armadas.

      • Assessoria

        Não há nenhuma autoridade cadastrada nesta Área.

      • Assessoria de Conformidade, Controle Interno e Gerenciamento de Riscos

        José Arnon dos Santos Guerra - Assessor de Conformidade, Controle Interno e Gerenciamento de Riscos

        MBA FGV-DF (2019/2021) em Gestão de Clínicas, Hospitais e Indústrias de Saúde – em execução. Altos Estudos Militares - Academia de Defesa Nacional da Polônia (2013). Mestre - Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (2003/04). Mestre - Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1994). Bacharel em Administração: Academia Militar das Agulhas Negras. Pós-graduação em Língua Portuguesa - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001/02). Pós-graduação em Comunicação Social - Centro de Estudos de Pessoal, Rio de Janeiro (1999). Pós-graduação em Escola de Educação Física do Exército (Professor de Educação Física - registrado) (1990). Especialização em Gestão de Riscos em Processos de Trabalho (segundo o Coso) – ENAP (2020). Especialização em Fundamentos de Convênios com utilização do SICONV- ENAP (2020). Especialização em Políticas Públicas e Governo Local – ENAP (2019). Curso de Guerra na Selva Categoria A – Centro de Instrução de Guerra na Selva (2005). Coordenador Geral de Políticas para a SENASP/MJSP (janeiro de 2019/julho de 2020); Assistente do Vice Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa (2018); Assistente do Chefe do Preparo da Força Terrestre (2017/18); Assistente do Chefe do Departamento de Engenharia do Exército (2016); Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Norte (2014/15); Comandante de Fronteira Roraima / 7º Batalhão de Infantaria de Selva (2010/12); Chefe da Seção de Acompanhamento Doutrinário do Comando de Operações Terrestres (2009); Chefe da Logística do 9º Contingente Brasileiro no Haiti (2008); Chefe da Seção de Operações do Comando Militar da Amazônia (2007/08); Chefe da Seção da Seção Logística do Comando Militar da Amazônia (2007); e Adjunto da Seção de Cooperação do Comando Militar da Amazônia (2005/2006). Coordenador Geral do Pró-Mulher, grupo de proteção da mulher contra a Violência Doméstica e Familiar; Coordenador Nacional dos trabalhos de Polícia Comunitária e responsável pela elaboração da Diretriz Nacional de Polícia Comunitária; Coordenador da organização institucional da Segurança Pública Municipal em 980 municípios. Coordenador Geral da Operação Viking VII, maior exercício de simulação construtiva do mundo (2018). Coordenador das Operações do Exército para a Garantia da Votação e Apuração das Eleições (2014), no Pará, Maranhão e Amapá. Fluente na Língua Inglesa.

      • Assessoria Parlamentar

        Rubens Corrêa Leão - Assessor Parlamentar

        Graduado Oficial da Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1981. Realizou o Curso Básico Paraquedista, também em 1981, Instrutor de Educação Física em 1987, Curso de Aperfeiçoamento em 1991, Curso de Comando e Estado-Maior em 1999, Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército em 2007, o Estágio de Operações Psicológicas/Centro de Estudos do Pessoal em 2005, o Estágio de Gestão de Projetos do CDS em 2017 e o MBA Executivo na Fundação Getúlio Vargas em 2007. Foi Instrutor da Escola Preparatória de Cadetes do Exército e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Chefe das Seção de logística do 1º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada. Chefe da Divisão de Doutrina e Acompanhamento do Comando de Operações Terrestres, Chefe de Gabinete e Ordenador de Despesas do Departamento de Engenharia e Construção, Chefe do Estado-Maior da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, da 1ª Divisão de Exército e do Comando Militar do Norte. Foi Assistente do Comandante Militar do Norte e Assessor da Seção de Planejamento Estratégico do Comando Militar do Oeste. Representou, também, o Comando do Comando Militar do Oeste no Grupo de Estudo e Planejamento Estratégico do Exército, que conduziu a confecção do Plano Estratégico do Exército, ciclo 2020 a 2023. Comandou o 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado, no Rio de Janeiro-RJ, de 2002 a 2004.

      • Assessoria Técnica

        Não há nenhuma autoridade cadastrada nesta Área.

      • Coordenadoria da Consultoria Jurídica
        • Alessandro Marius Oliveira Martins - Coordenador da Consultoria Jurídica

          Atualmente, toda a área Jurídica da Ebserh está em processo de reestruturação em seu organograma. Nesse sentido, foram iniciados processos de seleção de ocupantes para as funções de confiança atreladas ao jurídico, motivo pelo qual a indicação dos dados curriculares resumidos serão inseridos tão logo as seleções sejam finalizadas e as respectivas nomeações sejam publicadas.
        • Serviço Jurídico Para Assuntos Administrativos

          Barbara Dantas Neri - Chefe do Serviço Jurídico Para Assuntos Administrativos

          Atualmente, toda a área Jurídica da Ebserh está em processo de reestruturação em seu organograma. Nesse sentido, foram iniciados processos de seleção de ocupantes para as funções de confiança atreladas ao jurídico, motivo pelo qual a indicação dos dados curriculares resumidos serão inseridos tão logo as seleções sejam finalizadas e as respectivas nomeações sejam publicadas.

        • Serviço Jurídico Para Assuntos Contenciosos

          Bruna Leticia Teixeira Ibiapina Chaves - Chefe do Serviço Jurídico Para Assuntos Contenciosos

          Atualmente, toda a área Jurídica da Ebserh está em processo de reestruturação em seu organograma. Nesse sentido, foram iniciados processos de seleção de ocupantes para as funções de confiança atreladas ao jurídico, motivo pelo qual a indicação dos dados curriculares resumidos serão inseridos tão logo as seleções sejam finalizadas e as respectivas nomeações sejam publicadas.

        • Serviço Jurídico Para Assuntos de Pessoal

          Guilherme Campos Fonseca - Chefe do Serviço Jurídico Para Assuntos de Pessoal

          Atualmente, toda a área Jurídica da Ebserh está em processo de reestruturação em seu organograma. Nesse sentido, foram iniciados processos de seleção de ocupantes para as funções de confiança atreladas ao jurídico, motivo pelo qual a indicação dos dados curriculares resumidos serão inseridos tão logo as seleções sejam finalizadas e as respectivas nomeações sejam publicadas.

      • Coordenadoria da Corregedoria-Geral

        Renata Rejane de Castro Del Fiaco - Coordenadora da Corregedoria-Geral

        Graduada em Direito, pela UniEvangélica (2004), com especialização em Direito Penal pela Universidade Potiguar (2007) e em Gestão de Hospitais Universitários Federais no SUS pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (2016). Atuou previamente como advogada nas áreas cível e penal (2005-2007) e como Assistente Judiciária no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (2008). Participou, dentre outros, do Curso Gestão e Apuração da Ética Pública da Escola de Administração Fazendária (Esaf); do Curso de Direito Coletivo da ATAME; do Curso Gerenciamento de Projetos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap); do Curso de PAD - Formação para membros de Comissões da Esaf e do Projeto Prevenir - Atuação da Corregedoria - da Secretaria da Presidência da República. É Analista Administrativo do quadro da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) (2013-atual), na qual exerce a função de Coordenadora de Corregedoria-Geral (2020-atual) e membro da Comissão de Ética (2015-2016; 2020-atual).

      • Coordenadoria de Comunicação Social
        • Natalia Tavares Ferreira - Coordenadora de Comunicação Social

          *O e-mail comunicacao@ebserh.gov.br é voltado exclusivamente para assuntos de comunicação social. Em caso de dúvidas, elogios, sugestões e demais manifestações sobre outros assuntos, procure diretamente a área correspondente ou registre sua manifestação pela Ouvidoria.

           

          Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) em 1998, atuou como repórter da editoria de Política do Jornal do Commercio (PE); foi repórter do Diário Oficial do Poder Legislativo de Pernambuco e, em 2006, passou a atuar na iniciativa privada nas áreas de Relacionamento com a Imprensa, Comunicação Interna, Prevenção e Gestão de Crises e Relações Institucionais e Governamentais. Mais recentemente, de julho a dezembro de 2016, atuou como coordenadora de Jornalismo do Ministério da Educação. É coautora do livro “Anita Moraes: a matriarca de Macaparana”, lançado em 2003, que traz a biografia da segunda mulher a se eleger prefeita em uma cidade brasileira. Tendo cursado Magistério (entre 1991 e 1993), ao final do ano de 1993, foi aprovada no concurso público realizado pela Prefeitura da Cidade do Recife para o cargo de professora (Ensino Fundamental). Ensinou em escolas públicas de 1995 a 2001.

        • Serviço de Eventos e Promoção Institucional

          Ricardo Martins Watanabe - Chefe do Serviço de Eventos e Promoção Institucional

          Graduado em Comunicação Social – Relações Públicas (2010) pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Organizacional (2017) pela Universidade Estácio de Sá, Marketing e Rede Sociais (2020) pela Faculdade UniBF e MBA em Gestão de Eventos (2020) também pela Faculdade UniBF. Exerceu os cargos de escriturário (2010) e Assistente de Negócios (2012) no Banco do Brasil. Foi agente administrativo (2012) no Ministério da Saúde, atuando na Assessoria de Cerimonial do Gabinete do Ministro; Coordenador de Cerimonial do Ministério da Educação (2014); e Chefe de Cerimonial da Casa Civil da Presidência da República (2015). Atualmente, ocupa o cargo de Analista Administrativo – Relações Públicas (2013) e exerce a função de Chefe de Serviço de Eventos e Promoção Institucional (2016) na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

        • Serviço de Produção de Conteúdo

          Ronaldo Pedroso da Silva - Chefe do Serviço de Produção de Conteúdo

          *O e-mail comunicacao@ebserh.gov.br é voltado exclusivamente para assuntos de comunicação social. Em caso de dúvidas, elogios, sugestões e demais manifestações sobre outros assuntos, procure diretamente a área correspondente ou registre sua manifestação pela Ouvidoria.

           

          Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela instituição Faculdades Integradas Promove de Brasília, com especialização em Administração e Marketing pela Escola Superior Aberta do Brasil e especialização em Jornalismo Digital pela Faculdade Unyleya. Atua há mais de dez anos na área de Comunicação Social e possui mais de 26 anos no serviço público, sendo 18 anos na Cia. Energética de Minas Gerais (Cemig) e oito anos na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instituição à qual é funcionário de carreira desde 2013, aprovado em concurso público como Assistente Administrativo. Atualmente, atua como Chefe do Serviço de Produção de Conteúdo, subordinado à Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh.

        • Serviço de Relacionamento com a Imprensa

          George Santos Magalhães - Chefe do Serviço de Relacionamento com a Imprensa

          Graduado em Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília – UCB (2013). Atualmente faz especialização em Comunicação Empresarial na Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Tem aperfeiçoamentos em Media & Art pela EF Language Schools for Professionals em Nova Iorque, de Open Innovation pelo Departamento de Educação Continuada de Oxford, de Effective Negotiation Skills pela Universidade de Londres e de gestão avançada na Amana Key. Tem experiência em produção de conteúdo jornalístico, gerenciamento de crises de comunicação, comunicação interna, relacionamento com a imprensa e coordenação e gestão de grupos. Atualmente, chefia a área de Relacionamento com a Imprensa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde abril de 2017. É funcionário de carreira da estatal desde 2015, aprovado em concurso público como jornalista. Em outros momentos da carreira já atuou na parte de comunicação corporativa e produção de conteúdo na empresa e em outros locais como o Grupo TV1.

    • Vice-Presidência
      • Eduardo Chaves Vieira - Diretor Vice-Presidente Executivo

        Graduado Oficial da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e Engenharia Química no Instituto Militar de Engenharia (IME). Doutor em Direção para Engenheiros Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército em 1998. Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 1992, em atualização Pedagógica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Centro de Estudos do Pessoal do Exército em 2000. Atuação como Assessor no Departamento de Bens Sensíveis do Ministério da Ciência e Tecnologia. 2000/2003 - Bolsa CNPq; Representante da Autoridade Nacional brasileira na XXI Sessão do Conselho Executivo da Organização para a Proibição das Armas Químicas - OPAQ, em Haia - Holanda em 2000; Palestrante e representante brasileiro no I Encontro Regional de Autoridades Nacionais dos Países latino-americanos e do Caribe no âmbito da OPAQ - Vifiadei Mar - Chile em 2001; Observador brasileiro convidado pelo Departamento de Estado do Governo dos Estados Unidos da América no Exercício de Inspeção por Denúncia promovido em conjunto com a OPAQ na Base Naval de Indian Head - "Naval Surface Warfare Center" - Maryland - EUA em 2001; Palestrante e representante brasileiro no Encontro Técnico de Autoridades Nacionais sobre Aspectos Práticos do Regime de transferências de Substâncias na Implementação da Convenção sobre a Proibição das Armas Químicas - Rivas - Vaciamadrid - Madri - Espanha em 2002; Inspetor das Nações Unidas no Iraque, compondo o Grupo de Especialistas Químicos da UNMOVIC - United Nations Monitoring, Verification and Inspection Commission", Bagdá - Iraque em 2003. Assessor do Secretário-Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTl - 2009 a 2014. Consultor Técnico da UNESCO no Projeto de Cooperação Técnica Internacional MCTI/Unesco - Projeto 914BRZ2018 - 2012/13, prorrogado a 2014 para confecção do Resumo Executivo. Cargo Especial da Transição Governamental 2018/2019 - CETG nível IV. Palestrante “A rede de hospitais federais de ensino, sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh”, Rio de Janeiro/RJ - (2019). Palestrante em "Assédio Moral: Conscientizar é Preciso" promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh, Brasília - (2020).

      • Chefia de Gabinete

        Não há nenhuma autoridade cadastrada nesta Área.

      • Assessoria

        Não há nenhuma autoridade cadastrada nesta Área.

      • Assessoria

        Rodrigo Amancio Briozo - Assessor da Vice-Presidência Executiva

        Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo - USP (2011) e mestrado em Ciências (programa de Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo - USP (2013). Atualmente é doutorando em Ciências (programa de Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2018-). Tem experiência com logística e supply chain na operacionalização de contratações de transportes, roteirizações, compras estratégicas, gestão de equipes voltadas ao alto desempenho. Tem experiência como pesquisador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial EsalqLog da Universidade de São Paulo - USP, com publicações de artigos na área. Atuou como professor universitário das disciplinas de Matemática Financeira, Economia, Cenários Econômicos e Transporte e Distribuição Física. Possui experiência em Gestão Pública com atuação por 6 anos e meio junto a alta direção da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação - MEC em Brasília-DF, que atualmente gerencia 40 Hospitais Universitários Federais em todo o Brasil. Possui especialização em Gestão Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio-Libanês e Especialização Internacional realizada na França, Itália e Espanha na mesma área, pela Columbus Association. Atualmente realiza pesquisas na área de gestão da cadeia de suprimentos, gestão de serviços, logística hospitalar, indústria 4.0, hospitais 4.0 e gestão baseada em evidências.

      • Coordenadoria de Estratégia e Inovação
        • Leandro Ambrósio Costa - Coordenador de Estratégia e Inovação

          Possui graduação em Comunicação Social, Habilitação em Produção Editorial, pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH (2006) e especialização em Gestão de Hospitais Universitários Federais no SUS pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa - IEP-HSL (2016). Carreira desenvolvida em algumas organizações como Coordenador/Assessor de Comunicação e Marketing (2005 a 2013). Experiência com gestão de comunicação integrada, gerenciamento de eventos de grande porte (2002 a 2013), gestão de equipes e administração de organização de pequeno porte (2005 a 2007). Empregado Público Federal, no cargo de Analista Administrativo da Ebserh desde 2013, atuou como Chefe de Serviço de Projetos Estratégicos entre 2014 e 2018. Atualmente, atua como: Coordenador de Estratégia e Inovação na Ebserh (desde novembro de 2018); como Presidente do Comitê de Elegibilidade, Indicação e Remuneração da Ebserh (desde julho de 2019); e como Gestor de Segurança da Informação da Administração Central da Ebserh (desde junho/2021).

        • Serviço de Gestão da Inovação e Cooperações

          Franco Nero Dias Marçal - Chefe do Serviço de Gestão da Inovação e Cooperações

          Mestre em Administração e Políticas Públicas (2011) por meio da parceria firmada entre o Instituto Universitário de Lisboa e a Fundação Getúlio Vargas (Iscte/FGV), pós-graduado em Administração Pública pelo Iscte/FGV (abril de 2009), com especialização em Orçamento e Políticas Públicas pela UnB (2007). Após concluir o diplomado em Teoria Política e Gestão Pública pela ODCA/Konrad Adenauer Stifitung, em Santiago (2005), frequentou os pós-diplomados em Montevidéu e Rio de Janeiro (2006) e a Academia de Formação de Líderes da Friedrich Nauman Stiftung, na Alemanha (2009). Empregado público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde 2013, atualmente chefia o Serviço de Gestão da Inovação e Cooperações e preside a Comissão de Ética da estatal. Ainda na Administração Pública, foi servidor temporário do Ministério da Cultura (2013), consultor e apoiador técnico da Rede de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde (2010-2012). Assessorou a presidência do Instituto Tancredo Neves de Estudos Políticos Econômicos e Sociais (1999-2010). Foi tutor do EaD-UNB, na graduação e na pós-graduação em Administração (2009-2011) e Administração Pública (2012). No setor privado, foi professor em instituições de ensino superior (2008-2013).

        • Serviço de Gestão de Projetos

          Francisco Ítalo Lopes França - Chefe do Serviço de Gestão de Projetos

          Mestre em Administração pela Universidade de Brasília - UnB (2019), onde desenvolveu a primeira escala brasileira de aferição da transparência das organizações públicas. Pós-graduado em Ciência de Dados pela Universidade de São Paulo - USP (2021). Pós-graduado em Governança de TI pela União Pioneira de Integração Social - UPIS (2009) e pós-graduado em Gestão Ambiental Urbana pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2006). Graduado em Processamento de Dados pela UCB (2003). É certificado em Gestão de Projetos pelo Project Management Institute (PMP/PMI) e certificado em Governança de TI (CGEIT/ISACA). É servidor público, Pesquisador-Tecnologista do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Desde 2019 é Chefe de Serviço de Gestão de Projetos na Coordenadoria de Estratégia e Inovação da Vice-Presidência da Ebserh, onde atua no desdobramento da estratégia organizacional para a rede de Hospitais Universitários, além de gerir o portfólio de projetos relacionados aos Planos Diretores Estratégicos dos Hospitais da Rede. No INEP, atuou em iniciativas de preservação da privacidade, anonimização e transparência das bases de dados estatísticas, além da gestão de projetos de modernização institucional na Diretoria de Estatísticas Educacionais. Atuou na Assessoria da Presidência e na Diretoria de Tecnologia da Informação conduzindo o desenvolvimento da arquitetura institucional, cadeia de valor, planejamento estratégico e gestão de portfólio institucional de projetos e processos. No Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, atuou como Coordenador Geral de Governança de TI (2015-2016) conduzindo a implantação dos princípios da Governança de TI e seus desdobramentos em nível estratégico, tático e operacional. Também atuou na Assessoria de Planejamento da Secretaria de TI do Tribunal Superior Eleitoral - TSE (2010-2013) e foi Gerente de Projetos e Líder da equipe de Governança de TI no Ministério do Desenvolvimento Social - MDS (2008-2010), onde implantou o Escritório de Projetos da Diretoria de TI. Anteriormente atuou no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento - SNIS no Ministério das Cidades até 2008.

        • Serviço de Gestão Estratégica

          Claudia Silva Prates França - Chefe do Serviço de Gestão Estratégica

          Possui Especialização em Inteligência Competitiva pela Universidade de Brasília/UNB (2003) e graduação em Administração de Empresas com ênfase em Organizações e Métodos pela Universidade Católica de Brasília (1989). Assistente em Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq (1988) e no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (2015). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento estratégico, Gestão de Processos, simplificação, administração pública e desburocratização. Assessora Técnica na Secretaria Executiva do MCTI (2008). Chefe de gabinete na Secretaria Executiva do MCTI (2015) e desde 2019 na vice presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares/Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação.

        • Serviço de Gestão por Processos

          Pedro Costa Ferreira - Chefe do Serviço de Gestão por Processos

          Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Brasília/UnB (2004), cursando MBA em Gestão Pública no UniCEUB; Professor de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (2010), cedido desde 2013 para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh, onde atuou como Chefe de Serviço de Mapeamento e Análise de Processos/CGP/DGPTI (2013-2016), Coordenador de Gestão de Processos - Interino/DGPTI (2016-2017), Coordenador de Governança Corporativa/ DVPE (2017-2018) e atualmente atua como Chefe de Serviço de Gestão por Processos/CEI/VP (2018-atual). Na Administração pública atuou no Departamento Nacional de Ouvidoria do SUS, no Ministério da Saúde (2000-2006); Estruturou e coordenou a Central de Atendimento - Ligue 180, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (2006-2009); estruturou e atuou como Coordenador-Geral do Disque Direitos Humanos - Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (2009-2013). A atuação no serviço público sempre esteve voltada para o desenvolvimento e melhoria contínua de processos de negócio, com foco na implementação de Políticas Públicas relacionadas à Saúde, Educação e Direitos Humanos.

      • Coordenadoria de Gestão da Rede
        • Gislane Ladeia Boa Sorte Borges - Coordenadora de Gestão da Rede

          Graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus Poços de Caldas (2008), Pós-graduada em Gestão de Pessoas por Competências e Coaching, pelo Instituto de Pós-Graduação (IPOG). Especialista em Gestão de Hospitais Universitários para o SUS, pelo Instituo Sírio-Libanês. É Empregada Pública Federal (2014-atual) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh. Na Ebserh, ocupou os seguintes cargos: Chefe de Serviço de Informações Estratégicas, Supervisora Regional, Coordenadora de Gestão Estratégica e atualmente exerce a função de Coordenadora de Gestão da Rede, da Coordenadoria de Gestão da Rede, da Vice-Presidência da Ebserh. Experiência em gestão da saúde indígena na Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.

        • Supervisão de Contratos de Gestão

          Hermides de Menezes Passos - Supervisor de Contratos de Gestão

          Graduado em Direito pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2009) e Pós-Graduado em Master Business Administration - MBA pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC (2019). É Empregado Público Federal (2016-atual) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh. Atualmente exerce a função de Supervisor de Contratos de Gestão, da Coordenadoria de Gestão da Rede, da Vice-Presidência da Ebserh. Possui experiência em Assessoramento à Alta Gestão de Estatal e na área de Conformidade, Controle Interno e Gerenciamento de Risco. Na Gestão Pública da Lei de Incentivo à Cultura, exerceu (2006-2016), entre outras atribuições, as de Coordenador de Admissibilidade de Projetos Culturais, Coordenador de Planejamento Interno, Gerente, Chefe de Gabinete, Diretor de Incentivo à Cultura e eventualmente de Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura no Ministério da Cultura - MinC. Foi membro representante do MinC na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura - CNIC (2014).

        • Supervisão de Desempenho dos HUFs

          Fernanda Albuquerque Pereira Cocentino - Supervisora de Desempenho dos HUFs

          Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de Brasília - UnB (2005), Especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás (2007), Especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral - FDC (2010), Especialista em Gestão de Hospitais Universitários Federais no SUS pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa - IEP Sírio-Libanês (2015). Atuou na assistência a pacientes críticos, na gestão de serviços assistenciais (Unidade de Terapia Intensiva, Centro Cirúrgico e Central de Materiais e Esterilização, Pronto Socorro, Clínica Médico-Cirúrgica) e na gerência de enfermagem (2005 a 2012). Participou na estruturação de hospitais para certificação de qualidade (ONA/Joint Commission). É empregada pública da Ebserh desde 2013, tendo atuado na área de dimensionamento de pessoal até 2018. Atualmente exerce a função de Supervisora de Desempenho dos HUFs, da Coordenadoria de Gestão da Rede, junto à Vice-Presidência da Ebserh.

        • Supervisão de Programas Governamentais

          Raquel Pereira Tavares - Supervisora de Programas Governamentais

          Graduada em Relações Internacionais no Instituto de Educação Superior de Brasília. Especialista em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública. Experiência em: contratações de câmbio para importações no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ (2006) e na Gerência de Comércio Exterior do Banco do Brasil (2008); suporte e apoio técnico às atividades de planejamento, controle e avaliação de projetos, celebração de Convênios e de Termos de Execução Descentralizada; controle e acompanhamento orçamentário da execução das Ações e apoio técnico-administrativo à Chefia de Gabinete na Secretaria Executiva do Ministério da Ciência e Tecnologia (2008); acompanhamento, monitoramento e orientação sobre a gestão e execução dos créditos orçamentários da Administração Central da Ebserh e dos Hospitais Universitários Federais à frente do Serviço de Gestão Orçamentária da Ebserh (2015).

        • Supervisão de Relacionamento com os HUFs

          César Augusto Dias de Oliveira - Supervisor de Relacionamento com os HUFs

          Graduado em Administração, Pós-graduado em Finanças e Controladoria, pelo Ibmec, e Pós-graduando em Gestão e Políticas Públicas, pelo Ibmec. Empregado Público Federal (2017-atual) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh, ocupando os seguintes cargos: Chefe de Serviço de Conformidade, Controle Interno e Gerenciamento de Riscos, Supervisor de Contratos de Gestão e Supervisor de Relacionamento com os HUFs, função atualmente ocupada no âmbito da Coordenadoria de Gestão da Rede, da Vice-Presidência da Ebserh. Na Gestão Pública, exerceu (2011-2016), entre outras atribuições, as de Coordenador do Núcleo de Gestão de Riscos Processuais, de assessoramento em matérias econômico-financeiras e de gestão de pessoas, bem como a implantação da administração legal da Gerência Jurídica, todas na Telecomunicações Brasileiras S/A – Telebras. Na Gestão Privada, atuou (2016) como especialista financeiro, planejamento e performance na empresa Claro S.A.

    • Diretoria de Administração e Infraestrutura
      • Erlon César Dengo - Diretor de Administração e Infraestrutura

        Graduado em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG), em 2003, com especialização em Gestão de Recursos Físicos e Tecnológicos em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ) em 2006. Curso de extensão em Engenharia Clinica - Gestão de Equipamentos - Análise e Diagnostico de Equipamentos Médicos (Hospital Alemão Oswaldo Cruz em parceria com PROADI-SUS - Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS). Co-Autor do artigo denominado "Sistema de Informação e Gerenciamento de Equipamentos e Materiais Permanentes Financiáveis para o SUS", Capítulo 2 do livro "Avanços, Desafios e Oportunidades no Complexo Industrial da Saúde em Serviços Tecnológicos", em 2018. Atuou como consultor técnico de Engenharia Civil de 2004 a 2009; Coordenador-Geral de Custos e Investimentos em Saúde da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, de 2009 a 2011; Coordenador-Geral de Investimentos em Infraestrutura de Saúde (DAS 101.4), no Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento, da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, de 2011 a 2012; Gerente de Projeto da Diretoria Executiva do Fundo Nacional de Saúde, no Ministério da Saúde, de 2012 a 2019.

      • Assessoria de Planejamento

        Paula Medeiros Rodolpho - Assessora de Planejamento da Diretoria de Administração e Infraestrutura

        Graduada em Engenharia Civil (1999), Mestre em Construção Civil pela Universidade de Brasília (2007), tem especialização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2017). Exerceu sua atividade profissional no Laboratório Conteste Engenharia, como Gerente Técnica do laboratório de ensaios e controle tecnológico, responsável por obras de recuperação estrutural e reformas, pela Acreditação do Laboratório de Ensaios (ISO/IEC 17025) junto ao INMETRO e pelo Sistema de Garantia de Qualidade (1999 a 2004), trabalhou como assessoria técnica do PBQP-H - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat no Ministério das Cidades (2006 a 2007), foi Engenheira Analista da Coordenação-Geral de Investimentos de Infraestrutura em Saúde, responsável pela análise de orçamento de obras de Construção e Reforma de Hospitais de Grande Porte e Unidades Básicas de Saúde em todo o Brasil (2007 a 2009); foi Engenheira Analista da Secretaria de Educação Profissional, responsável pela análise e aprovação de orçamentos para as obras de Construção e Ampliação dos Institutos Federais de Educação Profissional (2009); trabalhou como Engenheira e Gerente de Projetos na INFRAERO na implantação da metodologia de Gerenciamento de Projetos e Portfólio da Engenharia; coordenou o mapeamento e redesenho de processos da Gestão de Empreendimentos; realizou o monitoramento dos indicadores de desempenho dos Empreendimentos dos aeroportos de Galeão, Santos Dumont, Congonhas, Confins, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre; treinou cerca de 380 profissionais distribuídos no Brasil em Gerenciamento de Projetos, MS Project e WBS (2009 a 2017) e atualmente atua como Assessora da Planejamento da Diretoria de Administração e Infraestrutura (2019 – atual).

      • Coordenadoria de Administração
        • Everton Rocha da Silveira - Coordenador de Administração

          Graduado em Engenharia de Incêndio pela Academia de Bombeiros Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (1989), Perito de Incêndio e Explosões (1992), Técnico em Emergências Médicas Pré-hospitalar pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco (1996), exerceu suas atividades profissionais no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal com destaque para as funções de Diretor de Ensino Pesquisa Ciência e Tecnologia; Diretor de Gestão de Pessoal; Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa, Ciência e Tecnologia; Chefe do Departamento de Administração Logística e Financeira, Chefe do Departamento de Recursos Humanos. Em fevereiro de 2019 assumiu a função de Coordenador de Administração da Diretoria de Administração e Infraestrutura da Ebserh.

        • Serviço de Administração da Sede

          Luigui Rafael Sousa Farias - Chefe do Serviço de Logística Administrativa

          Graduado em Administração de Empresas (2010). Trabalhou na Secretaria de Fiscalização do Distrito Federal (2007 a 2008). Exerceu sua atividade profissional na iniciativa privada nas áreas de licitação e gerência (2009 a 2014). Empregado público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, onde atuou como Analista Administrativo no Serviço de Logística Administrativa (2015 a 2019) e atualmente como Chefe do Serviço de Administração da Sede.

        • Serviço de Compras Centralizadas

          Felippe Vilaça Loureiro Santos - Chefe do Serviço de Compras Centralizadas

          Cientista Político pela Universidade de Brasília, Especialista em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e Mestre em Governança e Desenvolvimento pela Enap. Palestrante, pesquisador e instrutor em logística e compras públicas, área na qual atua desde 2005. Servidor público da Defensoria Pública da União cedido à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com atuação no Ministério da Educação (2005 a 2009), Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (2009 a 2010), Defensoria Pública da União (2010 a 2012) e Ebserh (desde 2012).

        • Serviço de Compras e Contratos

          Vinícius Goulart Fontes - Chefe do Serviço de Compras e Contratos

          Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (2016), Pós-Graduação em Gestão Pública pela AVM/UCAM (2013). Graduado em Administração pela Faculdade Mackenzie-Rio (2007). Instrutor do Senac-RJ (2015-2018) e na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) - (2018-atual). Chefe do Serviço de Compras e Contratos na Ebserh (2021 - atual). Coordenador-Geral de Recursos Logísticos no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - (FNDE) - (2020). Pregoeiro na Coordenação de Licitações/CGLCD/DGI na Coordenadoria-Geral da União(CGU) (2018-2020). Cargo Administrador pela Universidade Federal Fluminense como Chefe de Editais e Contratos na Comissão Permanente de Licitações/PROAD (2011 a 2015), como Auditor Interno na Auditoria Técnica/CUR (2015-2018). Comprador de Suprimentos na Ampla Energia SA(2010 - 2011) Treinee - Administrador no Operador Nacional de Energia Elétrica - ONS ( 2008 - 2010). Assistente Administrativo na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) (2002 - 2008).

        • Serviço de Licitações

          Carlos Vinicius de Souza Motta - Chefe do Serviço de Licitações

          Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB, Pós-graduado em Direito Público pela Faculdade Projeção, Especialista em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública - Enap. Servidor da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT desde 2006, lotado na Procuradoria Federal junto à ANTT, momento em que se deu início a atuação com licitações e contratos. Atuou como Chefe da Divisão de Compras, Contratos e de Fiscalização na Defensoria Pública da União - DPU (2010-2012). Cedido à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh, atuou como Chefe do Serviço de Compras e Contratos (2012-2016 e 2017-2018) e posteriormente como Chefe do Serviço de Licitações, cargo que atualmente ocupa (2019 até os dias atuais).

      • Coordenadoria de Gestão de Suprimentos
        • Maria Rachel de Castro - Coordenadora de Gestão de Suprimentos

          Possui MBA Gestão em Saúde pelo IESPP - Instituto de Ensino Superior Pequeno Príncipe, Curitiba (2006), Pós-Graduação Latu Sensu em Administração Empresarial Sistêmica pela FECAP - Fundação Escola do Comércio Álvares Penteado da Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo - FACESP (1997); e graduação em Administração Hospitalar pela Universidade Integrada Riopretense (1992). De 1992 a 1997 atuou como consultora técnica da Borba Consultoria Hospitalar S/C Ltda., liderando equipes para suporte e apoio técnico às atividades de planejamento, controle e avaliação de projetos, celebração de convênios e contratos, na reestruturação de instituições de saúde em diversas regiões do Brasil. De 1998 a 2000 atuou como Consultora Técnica do Departamento de Administração Hospitalar da FEMIPA, em Curitiba, e também na empresa Proathiva - Assessoria e Consultoria Hospitalar S/C Ltda. De 2001 a 2013 atuou na estrutura de organização da LPCC - Liga Paranaense de Combate ao Câncer, sendo Coordenadora de Administração (Administradora Hospitalar) do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, maior unidade da LPCC, no período de 2001 a 2006. Alcançou na mesma empresa, a posição de Gerente Administrativa da LPCC no período de 2006 a 2013. Foi também membro do Conselho de Administração da LPCC, durante 5 anos, tendo assento como Presidente da Associação dos Empregados da LPCC. Em Curitiba, teve também a experiência de docência, em atividades de professora, desenvolvendo temas e disciplinas relacionadas à Administração Geral, para cursos de formação em Tecnólogo em Radiologia, Administração, e Pós Graduação. Em 2013 foi contratada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação - MEC para atuar como Gerente de Administração do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí - HU-UFPI tendo permanecido na função durante 7 anos. Em fevereiro de 2021 assumiu na Ebserh Sede, em Brasilia - DF, (que atualmente gerencia 40 Hospitais Universitários Federais em todo o Brasil) a Coordenação de Gestão de Suprimentos. Tem experiência na área de Administração Hospitalar, com ênfase em Gestão Sistêmica e relações multiprofissionais.

        • Serviço de Gestão de Estoque

          Não há nenhuma autoridade cadastrada nesta Área.

        • Serviço de Gestão de Patrimônio

          Thais de Paula Nascimento Guimarães - Chefe do Serviço de Gestão de Patrimônio

          Pós-Graduação Latu Sensu em Controladoria e Finanças Públicas (2020) pela Faculdade Unyleya; Graduação em Ciências Contábeis (2017), pela Unicesumar; Técnica em Informática (2010) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins - IFTO. Em 2013 foi contratada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) como Assistente Administrativo, sendo recontratada em 2021 como Analista Administrativo - Contabilidade. De 2016 a 2019 esteve designada como chefe substituta do Serviço de Apoio à Manutenção Predial e Obras da Administração Central da Ebserh, participando nesta área como Coordenadora do Grupo de Trabalho para construção do Manual de Sinalização dos Hospitais Universitários da Rede Ebserh. Possui ainda experiência como assistente em tecnologia da informação no Conselho Regional de Medicina do Estado do Tocantins (2011 a 2012), e como assistente de administração no SENAI-DF (2012 a 2013). Em 2020 assumiu na Ebserh a Chefia do Serviço de Gestão de Patrimônio.

      • Coordenadoria de Infraestrutura Hospitalar e Hotelaria
        • Marcio Luis Borsio - Coordenador de Infraestrutura Hospitalar e Hotelaria

          Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001). Possui especialização em arquitetura hospitalar e sistemas de saúde pela Universidade Euroamericana (2008). Possui diversos cursos de extensão nas áreas de eficiência energética, sustentabilidade de edifícios de saúde, avaliação pós-ocupação e administração pública pela Universidade de Brasília (2011) e extensão voltada ao Diagnóstico e Elaboração de Plano de Incorporação de Equipamentos Médicos, realizada pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (2017). Atuou como membro da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC – Representante da Secretaria-Executiva; membro do Grupo para revisão da RDC 50/02 (Elaboração de Projetos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde) ANVISA – Representante do Ministério da Saúde e membro da Comissão para Parceria para o Desenvolvimento Produtivo – PDP do Ministério da Saúde. Servidor da carreira de Analista de Infraestrutura do Ministério da Economia (2008), atuando no Ministério da Saúde como Coordenador de Investimentos em Saúde (2009-2012) e Coordenador de Análise de Investimentos e Infraestrutura (2012-2019), sendo responsável pela coordenação e gestão do Sistema de Gerenciamento de Equipamentos Médicos e Materiais Permanentes para o SUS – SIGEM e do Programa de Cooperação Técnica – PROCOT, reconhecidos e premiados pela Organização Mundial de Saúde em Genebra/2013; gestão do Sistema SOMASUS - Sistema para Elaboração de Projetos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde); coordenação e gerenciamento de Grupos de Trabalho para a implementação de politicas públicas (UBS, UPAs, CEOs, Hospitais públicos, privados e universitários, etc); coordenação e gerenciamento do processo de implementação de Unidades de Saúde no Haiti, por meio de Termo de Cooperação com o UNOPS-ONU. Coordenou a publicação dos livros exemplares do SOMASUS - V. 1. Atendimento Ambulatorial e Atendimento Imediato (2011) e V.2. Internação e Apoio ao Diagnóstico e Terapia (2013) e do Glossário Temático para o Sistema SOMASUS (2012). Palestrante e autor de artigos para as áreas de investimentos em saúde e arquitetura hospitalar. Atualmente é Coordenador de Infraestrutura Hospitalar e Hotelaria da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (2019), atuando na gestão da infraestrutura física, engenharia clínica e hotelaria hospitalar nos hospitais universitários federais da rede, com diversos trabalhos publicados.

        • Serviço de Engenharia Clínica

          Rafael Moraes Gadelha - Chefe do Serviço de Engenharia Clínica

          Graduado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e Université de Technologie de Compiègne (2010), é especialista em Engenharia Clínica pela Universidade Federal de Pernambuco (2014), é especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2015), é especialista em Gerenciamento da Manutenção pela Universidade Estácio de Sá (2017) e é mestrando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2021). Foi engenheiro clínico no Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco (2010 a 2011), foi engenheiro clínico na Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (2011 a 2013), foi engenheiro clínico no Hospital Barão de Lucena (2013 a 2014), foi gerente de projetos de instalações na General Electric Healthcare (2014 a 2017), foi engenheiro clínico nos Hospitais Universitários Onofre Lopes e Lauro Wanderley (2017 a 2019) e é atualmente Chefe do Serviço de Engenharia Clínica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (desde 2019).

        • Serviço de Hotelaria Hospitalar

          Sandra Satiko Kuwada - Chefe do Serviço de Hotelaria Hospitalar

          Graduada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1994), tem especialização em Administração Hospitalar e de Sistema de Saúde pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (Fundação Getúlio Vargas) e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1996) e em Gestão de Hospitais Universitários no SUS pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (2015), além de mestrado acadêmico em Administração de Empresas (Escola de Administração de Empresas de São Paulo - FGV, 2002). Além de atividade docente universitária por quase 20 anos em disciplinas principalmente relacionadas à gestão hospitalar, exerceu sua atividade profissional em diversas instituições públicas e privadas. Foi Assistente Técnico de Planejamento de Ações em Saúde na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (1998 a 2002); Diretora de Departamento Técnico Administrativo Financeiro e Assessora Técnica na Autarquia Hospitalar Municipal Regional Central – Prefeitura do Município de São Paulo (2002 a 2003); Consultora e Analista na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (2003 a 2004); Analista em Ciência e Tecnologia – Pleno no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), onde exerceu também a substituição da Coordenação do Programa de Pesquisa em Biociências (2004 a 2006); Gerente Administrativa no Hospital do Coração do Brasil (2006 a 2008); Gerente de Suprimentos no Hospital Santa Lúcia (2008 a 2009); Consultora Técnica pela Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Ministério da Educação, onde atuou na Secretaria de Educação Superior (Coordenadoria Geral de Hospitais Universitários Federais da Diretoria de Hospitais Universitários e Residências de Saúde, 2010 a 2012); Assessora da Diretoria de Logística e Infraestrutura na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (2012 a 2013); e Chefe do Serviço de Hotelaria Hospitalar da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (desde 2013).

        • Serviço de Manutenção Predial, Projetos e Obras

          Ramon Nascimento Sousa - Chefe do Serviço de Manutenção Predial, Projetos e Obras

          Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Interamericana de Porto Velho (UNIRON, 2011), é especialista em Arquitetura Hospitalar pela Universidade Cidade de São Paulo (INBEC/UNICID-SP, 2014) e, graduando em engenharia Civil (2015) na IESPLAN-DF, é pós-graduando em Engenharia Biomédica com Ênfase em Engenharia Clínica na Estácio de Sá. É Chefe do Serviço de Apoio à Manutenção Predial e Obras da Ebserh-Sede (DF), é arquiteto concursado do Departamento de Estradas, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos do Estado de Rondônia (DER-RO, 2012), também fez parte do setor de arquitetura e engenharia da Secretaria do Estado de Saúde de Rondônia (SESAU-RO, 2013/2018). É , membro associado da ABDEH (Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar), foi diretor da regional da ABDEH-RO (2017-2019), membro associado da SBCC (Sociedade Brasileira do Controle de Contaminação), é líder de comitê regional do NUPEHA (Núcleo de Pesquisas e Estudos Hospital e Arquitetura), é líder no comitê de liderança na International Academy for Design and Health - South America Chapter.

    • Diretoria de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde
      • Giuseppe Cesare Gatto - Diretor de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde

        Graduado em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), é Especialista em Nefrologia pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. Tem ampla experiência profissional como médico nefrologista, tendo atuado em várias instituições, dentre as quais o Hospital Universitário de Brasília, da Universidade de Brasília (HUB-UnB), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), onde também foi Chefe da Divisão Médica. Foi Coordenador da Central Nacional de Transplante da Secretaria de Atenção à Saúde no Ministério da Saúde, onde também atuou como Consultor Externo. Foi membro do Conselho Curador da Fundação de Apoio ao Hospital Universitário (FAHUB), e Coordenador da residência de Nefrologia-Transplante do HUB-UnB. É o primeiro Diretor da Ebserh que é empregado do quadro efetivo da Empresa.

      • Assessoria de Planejamento

        Dulcineia Ovelar Leão - Assessora de Planejamento da Diretoria de Atenção à Saúde

        Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Luterana do Brasil - 2012. Título de especialista em Gestão Ambiental Universidade Ideal - 2015. Assessora de Planejamento/DEPAS

      • Coordenadoria de Gestão da Atenção Hospitalar
        • Elizabeth Queiroz - Coordenadora de Gestão da Atenção Hospitalar

          Psicóloga, especialista em Psicologia Hospitalar (2002) e em Neuropsicologia (2005) pelo Conselho Federal de Psicologia, com mestrado (1993) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003). É professora associada do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Desde 2019 é Coordenadora de Gestão da Atenção Hospitalar, na Diretoria de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

        • Serviço de Contratualização Hospitalar

          Fábio Landim Campos - Chefe do Serviço de Contratualização Hospitalar

          Graduado em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Especialista em Gestão em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará em parceria com o Imperial College London (ESP-CE), Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi Secretário Municipal de Saúde em Redenção/CE e em Paraipaba/CE. Consultor da Secretaria Municipal de Saúde de Pedra Branca/CE e do Hospital e Maternidade Paulo Sarasate, instituição filantrópica situada em Redenção/CE. Atuação no Ministério da Saúde, tendo ocupado os seguintes cargos: Analista na Secretaria Executiva e depois na Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Chefe de Gabinete da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa e Coordenador-Geral de Contratualização Interfederativa. Atuação profissional sempre no âmbito do SUS e na dimensão da gestão, com experiência também no controle social, tendo sido presidente de conselho municipal de saúde e delegado em conferências estaduais e nacionais de saúde, numa conferência nacional de saúde também atuou na coordenação geral do evento. Quando foi secretário municipal de saúde ocupou a vice-presidência do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS/CE) nas regiões de saúde onde se situavam os municípios nos quais foi gestor. Também foi integrante, na condição de membro titular, da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Ceará (CIB-CE). Ingressou na Ebserh/MEC em 2013, aprovado em concurso público para o cargo de Analista Administrativo - Gestão em Saúde, tendo ocupado os seguintes cargos ou posições: Chefe de Serviço de Contratualização Hospitalar (2013 a 2017), Coordenador de Gestão da Atenção Hospitalar (2017 a 2019) e, desde 2015, até então, também respondendo como Coordenador Substituto da coordenadoria no qual é vinculado, excetuando o período que foi titular. Também foi Diretor Substituto da Diretoria de Atenção à Saúde (denominação à época), de 2017 a 2019.

        • Serviço de Gestão da Informação, Monitoramento e Avaliação

          Paula dos Santos Grazziotin - Chefe do Serviço de Gestão da Informação, Monitoramento e Avaliação

          Graduada em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (2002), Especialista em Gestão Estratégica e Políticas Públicas em Saúde (2006), possui MBA em Gestão Hospitalar (2019), Mestranda em Vigilância e Gestão em Saúde pela Escola de Governo da Fiocruz. Empregada pública da Ebserh, Analista Administrativo - Gestão em Saúde, desde 2014. Foi Assessora Técnica do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (DRAC/SAS/MS), de 2004 a 2009 e Consultora Técnica da Coordenação-Geral de Hospitais Universitários Federais (CGHUF/DHR/SESu/MEC), de 2009 a 2012. Na Ebserh, foi Diretora de Atenção à Saúde Substituta, Coordenadora de Gestão da Qualidade, Assessora de Planejamento da Diretoria de Atenção à Saúde por duas vezes, Chefe do Serviço de Contratualização Hospitalar e, atualmente, atua como Chefe do Serviço de Gestão da Informação, Monitoramento e Avaliação, da Coordenadoria de Gestão da Atenção Hospitalar, da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

        • Serviço de Planejamento Assistencial

          Tatiane Lemos Senna de Sousa - Chefe do Serviço de Planejamento Assistencial

          Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de Brasília (2008), especialista em Oncologia pela Faculdade Juscelino Kubitschek (2012). Possui experiência profissional de oito anos na assistência e na gestão em enfermagem nas áreas de oncologia, pronto socorro e terapia intensiva adulto, em instituições privadas de Brasília, dentre as quais a Unidade de Oncologia Brasília do Hospital Sírio-Libanês. Atuou por um ano como apoiadora técnica da Rede de Urgência e Emergência (RUE), componente hospitalar na Secretaria de Atenção à Saúde no Ministério da Saúde. Desde 2017 é analista administrativo na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e está como Chefe do Serviço de Planejamento Assistencial desde 2018.

        • Serviço de Planejamento de Tecnologia em Saúde

          Eduardo Ferreira de Sousa - Chefe do Serviço de Planejamento de Tecnologia em Saúde

          Graduado em Administração de Empresas com ênfase em Empreendedorismo. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Título de especialista em Gestão de Projetos. Analista Administrador na Ebserh desde 2014. Chefe do Serviço de Planejamento de Tecnologias em Saúde na Ebserh desde 2017.

      • Coordenadoria de Gestão da Clínica
        • Rosana Reis Nothen - Coordenadora de Gestão Clínica

          Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com residência e especialização pelo Hospital de Clinicas de Porto Alegre (HCPA) da UFRGS, especialista em Terapia Intensiva Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira, especialista em Medicina do Tráfego pela Abramet, Master em Gestion de la Donacion y Trasplante de Órganos. Tejidos y Celulas pela Universidade de Barcelona, Perita Médico-Legista formada pela Academia de Polícia da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Médica Pediatra com larga experiência em Medicina Intensiva, Neonatologia e Pediatria Geral. Ex-Coordenadora Hospitalar de Transplantes no HCPA, Ex-Coordenadora de Transplantes da Central de Transplantes do RS, Ex-Coordenadora de Transplantes do Sistema Nacional de Transplantes SAS/MS. Ex-Coordenadora Interina da Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados, SAS/MS. Integrante do Departamento de Coordenação de Transplantes da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. Membro da Câmara Técnica de Morte Encefálica junto ao Conselho Federal de Medicina. Integrante da Equipe Qualis do HCPA. Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora de Gestão da Clínica junto à Diretoria de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde da Ebserh.

        • Serviço de Gestão da Qualidade

          Marcia Amaral Dal Sasso - Chefe do Serviço de Gestão da Qualidade

          Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Gestão da Saúde Pública pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Especialista em Enfermagem Hospitalar - Terapia Intensiva pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Participou da Residência em Enfermagem Médico Cirúrgica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio, com treinamento em serviço no Hospital Naval Marcílio Dias - Marinha do Brasil. Atuou na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - FHEMIG, na Maternidade Odete Valadares (Belo Horizonte) e no Hospital Regional João Penido (Juiz de Fora). Atualmente é responsável pelo Serviço de Gestão da Qualidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh.

        • Serviço de Gestão do Cuidado Assistencial

          Ricardo Malaguti - Chefe do Serviço de Gestão do Cuidado Assistencial

          Graduado em Nutrição pela Universidade de São Paulo-USP (2000); Especialização em Saúde Pública - USP (2002); Mestrado em Saúde Pública área de concentração Epidemiologia - USP (2005); Especialização em Saúde Coletiva, área de concentração Planejamento em Saúde-UFBA (2010); Especialização em Gestão da Clínica nas Redes Metropolitanas de Atenção à Saúde IEP-MS (2012); Especialização em Avaliação em Saúde ENSP -FIOCRUZ (2016); Especialização em Gestão de Hospitais Universitários Federais no SUS IEP-Ebserh (2016). Gerente Técnico da Vigilancia Epidemiológica da Influenza-MS (2006-2009); Coordenador Geral Substituto de Urgência e Emergência-MS (2010-2013); Chefe de Serviço de Avaliação de Contratos-Ebserh (2013); Chefe do Serviço de Regulação Assistencial - Ebserh (2013-2017); Coordenador Substituto de Regulação Assistencial e Contratualização Hospitalar - Ebserh (2017); Coordenador Substituto de Gestão da Clínica - Ebserh (2017); Coordenador de Gestão da Clínica - Ebserh (2017-2019); Diretor de Atenção à Saúde Substituto - Ebserh (2018); Chefe de Serviço Gestão do Cuidado-Ebserh (2019-atual).

        • Serviço de Regulação Assistencial

          Fabio Campelo Santos da Fonseca - Chefe do Serviço de Regulação Assistencial

          Graduado em Farmácia Clínica e Industrial pela Universidade de Brasília (UnB, 2007). Mestre em Coordenação Médica e Gestão Clínica pela Universidade Nacional de Educação à Distância da Espanha (UNED, 2015). Especialista em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap, 2020); Especialista em Informática em Saúde, pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP-HSL, 2015); MBA em Gestão Hospitalar, pelo Centro Universitário Internacional (Uninter, 2019); Especialista em Gestão da Clínica nas Redes Metropolitanas de Atenção à Saúde (IEP-HSL, 2012) e Especialista em Docência da Educação Superior pelo Centro Universitário IESB (IESB, 2010). Certificado como Profissional de Tecnologia da Informação e Comunicações (cpTICS) pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS, 2018). Servidor público da carreira de Analistas Técnicos de Políticas Sociais, do Ministério da Saúde, cedido à Ebserh desde 2015. No Ministério da Saúde, ocupou os cargos de Assessor Técnico (2011 a 2013) e Coordenador-Geral de Sistemas de Informação, no Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (DRAC, 2013 a 2015), de 2011 a 2015. Na Ebserh, atuou como Chefe do Serviço de Governança de TI (2015 a 2018), e desde 2018, ocupa a função de Chefe do Serviço de Regulação Assistencial.

      • Coordenadoria de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde
        • Eduardo Barbosa Coelho - Coordenador de Pesquisa e Inovação Tecnológica

          Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) (1990), Nefrologista (1994) pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP, Doutor em Medicina na área de Clínica Médica, FMRP-USP (1997), fellow em farmacologia clínica pela Vanderbilt University, USA (2005) e livre docente em Nefrologia pela FMRP-USP (2009). Atualmente é professor associado III da Disciplina de Nefrologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atuou como Diretor Científico da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (FAEPA) do HC-FMRP-USP (2005-2009). Fundou (2005) e consolidou a Unidade de Pesquisas Clínicas do HCFMRP-USP, filiada a Rede Nacional de Pesquisa Clínica DECIT/MS, atuando como coordenador nas gestões de 2005 a 2012 e de 2014 a 2018. Coordenou o projeto de implantação do Núcleo de Avaliação em Tecnologias em Saúde (NATS) do HCFMRP-USP. Coordenou o laboratório de hipertensão experimental e farmacogenética da Disciplina de Nefrologia (FMRP-USP) de 1998 a 2020. O laboratório estudou o impacto de polimorfismos genéticos em enzimas envolvidas no transporte e metabolismo de fármacos, o papel dos citocromos P450 no metabolismo renal do ácido araquidônico e no balanço de sal e água e a influência de doenças renais sobre a disposição cinética e aspectos farmacodinâmicos de drogas cardiovasculares. Participa em conjunto com empresas de biotecnologia nacionais no desenvolvimento de novos medicamentos, testes pré-clínicos e clínicos e utilização de métodos alternativos ao uso de animais de experimentação. De 2012 a 2014, coordenou a área de Pesquisa Clínica junto a Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (CCTIES) da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo com o objetivo de estabelecer estudos multicêntricos de interesse ao SUS. Desde 2018 atua em parceria com o Instituto Butantan no desenvolvimento de novas vacinas, incluindo em 2020, a coordenação do centro de estudos do HCFMRP-USP para o desenvolvimento da vacina para COVID (CoronaVac). Atualmente atua como Coordenador de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) / Ministério da Educação.

        • Serviço de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde

          Adriana Anunciatto Depieri - Chefe do Serviço de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde

          Doutora pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP (2014), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (1999), graduada em Odontologia pela União Educacional do Planalto Central (1993) e em Letras/Inglês Licenciatura Plena pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1991). Possui especialização na área de Gestão e Políticas Públicas com ênfase em Tecnologia da Informação/Desenvolvimento Sustentável pelo CDS/UNB. Analista Sênior em C&T do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) desde 2003. Atualmente exerce o cargo de Chefe de Serviço de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde na Ebserh. Foi Assessora Especial na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica no Ministério da Educação (MEC) de julho/2020 a março/2021. Exerceu o cargo de Assessora Técnica e Chefe de Gabinete Substituta da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI/MCTI) de 2019 a 2020. Atuou como Coordenadora Adjunta de Serviços Tecnológicos e Gestão da Inovação (2016 a 2019) e Diretora Adjunta do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação - DEPDI/MCTI de 2003 a 2010 e de 2015 a 2016. Tem experiência na área de Coordenação/ Administração e Gestão de Processos e Pessoas, com ênfase em projetos, execução, acompanhamento e avaliação de Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas e programas para indústria 4.0, inovação, gestão da inovação, serviços tecnológicos, manufatura/indústria avançada. Atua ainda em vários grupos de trabalho ligados a cooperações internacionais na área de apoio à inovação.

        • Serviço de Gestão da Pesquisa

          Juliana de Brito Seixas Neves - Chefe do Serviço de Gestão da Pesquisa

          Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB (2006). Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília - UnB (2009). Pós-graduada em Economia e Gestão Governamental - Omni (2012). Especialista em Gestão de Hospitais Universitários Federais no SUS - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa - IEP- HSL (2016). Analista Administrativo na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh desde 2014. Exerceu os cargos de Assessora de Planejamento da Presidência da Ebserh (2018/2019) e de Coordenadora de Pesquisa e Inovação Tecnológica na Ebserh (2019/2020). Atualmente ocupa o cargo de Chefe de Gestão da Pesquisa na Ebserh.

      • Coordenadoria de Gestão do Ensino
        • Hervaldo Sampaio Carvalho - Coordenador de Formação Profissional

          Médico (UnB-1987); Especialista em Medicina Interna (UnB-1989); Especialista em Cardiologia (FHDF 1991); Especialista em Terapia Intensiva (SBTI 1993); Mestrado em IA aplicada a Medicina (Redes Neurais e Logica Fuzzy aplicado a reconhecimento de voz, locutor e para processar dados de saúde (UnB 1996); Doutorado em Ciências da Computação UFMG/U of Rochester USA 2005. Tese em redes de sensores, fusão de dados e wearable devices; Especialista em Gestão em Saúde (Hospital Sírio Libanês 2015/2016); Especialista em Centros de Simulação (Instituto Iavante-Espanha 2016); Pós-Doutorado na School of Public Health, Epidemiology Department, Johns Hopkins University, USA (2017-2019), trabalho relacionado com Big Data, IA e wearable devices data; Professor da Faculdade de Medicina UnB desde 1996; Professor por 2 anos do Dept de Ciências da Computação CIC-UnB (cursos de especialização em sistemas distribuídos); Professor de Pós-Graduação da Engenharia Elétrica (mestrado e doutorado) por 4 anos; Ex Médico Cardiologista Concursado do Senado Federal; Ex Chefe da Unidade de Cardiologia HUB; Ex Chefe da Unidade de Emergência HUB; Ex chefe da Unidade de Terapia Intensiva HUB; Ex chefe da Unidade de Informática do HUB; Ex Vice-diretor do HUB; Ex Diretor/Superintendente do Hospital Universitário de Brasília (2012-2017); Coordenador do Laboratório de Tecnologia Biomédica da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília desde 2017; Coordenador do Observatório Epidemiológico em Mídias Sociais da Universidade de Brasília desde 2020; Pesquisador Associado da Jonhs Hopkins School of Public Health desde 2019. Atualmente Coordenador de Gestão do Ensino Ebserh/MEC.

        • Serviço de Gestão de Ensino Técnico, Graduação e Extensão

          Maria Luísa Nogueira Dantas - Chefe do Serviço de Gestão de Ensino Técnico, Graduação e Extensão

          Graduada em Farmácia e Bioquímica pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (2005). Pós-graduação lato sensu em Farmácia Clínica pela Faculdade Cambury (2007) e Especialização em Vigilância Sanitária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2009). MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Estratégia pela Fundação Getúlio Vargas (2013). Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018) Especialização de Preceptoria em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021). Experiência profissional de cinco anos em gestão de Farmácia Hospitalar e dois anos em gestão de Suprimentos Hospitalar em Rede Hospitalar privada do Distrito Federal. Empregada Pública da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), no cargo de Farmacêutica, desde 2013. Atua na área de Ensino e Pesquisa da Ebserh Sede desde 2017. No presente exerce a função de Chefe do Serviço de Gestão de Ensino Técnico, Graduação e Extensão.

        • Serviço de Gestão de Pós-graduação

          Caroline Elizabeth Brero Valero - Chefe do Serviço de Formação Profissional

          Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), e em Gestão Pública pela Universidade Paulista (UNIP). Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Especialista em Literatura e Ensino (UEM); Especialista em Educação a distância (UEM); Especialista em Educação Bilíngue para Surdos - Libras/Língua Portuguesa (Faculdade América do Sul/Instituto Paranaense de Ensino). Tem experiência em Educação a distância como Supervisora de tutoria do curso de graduação em Administração pública, modalidade à distância (UEM), foi coordenadora de curso de graduação em Secretariado Executivo Trilíngue (UNIFAMMA) e coordenadora de pós-graduação (Faculdade Cidade Verde). Atuou como docente de ensino superior (2002-2010). É servidora pública na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh, desde 2012. Exerceu o cargo de Coordenadora de Formação Profissional na Ebserh (2017/2021). Atualmente ocupa o cargo de Chefe de Gestão de Pós-graduação na Ebserh.

    • Diretoria de Gestão de Pessoas
      • Rodrigo Augusto Barbosa - Diretor de Gestão de Pessoas

        Graduado em Ciência Política pela Universidade de Brasília, é Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública. Atuou como assessor dos Ministros de Estado de Ciência e Tecnologia (MCT) e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), pastas em que também coordenou as áreas responsáveis pelas indústrias aeroespacial e de defesa. Foi assessor legislativo, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, e na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) exerceu as funções de Chefe de Gabinete da Presidência e de Superintendente de Administração Geral, ocasião em que dirigiu temas relacionados a planejamento e orçamento, compras e contratos, tecnologia da informação e gestão de pessoas. No Governo do Distrito Federal foi Subsecretário de Desburocratização e Modernização, Secretário-adjunto de Gestão e Superintendente de Abastecimento de Água, tendo também atuado como Diretor-Executivo do Fórum Mundial da Água.

      • Assessoria de Planejamento

        Leonardo Fernandez Zago - Assessor de Planejamento da Diretoria de Gestão de Pessoas

        Graduado em Direito pelo Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB e Pós-Graduando em Gestão de Clínicas, Hospitais e Indústrias de Saúde na Fundação Getúlio Vargas – FGV. Atuou na iniciativa privada como advogado associado em escritório de grande porte. Atua no Serviço Público Federal desde 2014, onde ocupou os cargos de Assessor Técnico na Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações - MC, Chefe de Gabinete da Secretaria de Política de Informática do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação – MCTIC, Chefe de Gabinete da Presidência da Telebrás, Chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC e Chefe de Gabinete da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia - MCTI. Em todos os vínculos exerceu atividades de gestão que envolvem contratos, orçamento, planejamento e gestão de pessoas.

      • Coordenadoria de Administração de Pessoal
        • Paulo Jorge Leandro da Silva - Coordenador de Administração de Pessoal

          Graduado em Sistemas de Informação, MBA em Gestão Contemporânea de Pessoas. Com experiência de mais de 26 anos na área de Gestão de Pessoas no Serviço Público Federal. Atuou no Ministério do Meio Ambiente, na Coordenação Geral de Gestão de Pessoas, como Chefe da Divisão de Pagamento, como Assistente da Coordenação-Geral, como Coordenador e como Coordenador Geral Substituto de Gestão de Pessoas. Na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares atuou como Chefe do Serviço de Pagamento de Pessoal por mais de 5 anos.

        • Serviço de Documentação e Registro

          Camila Braga Vaz dos Santos - Chefe do Serviço de Documentação e Registro

          Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2012), é Pós-Graduada em Gestão Pública (2016). Atua há mais de 8 anos na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, na área de documentação e registro funcional, e possui 10 anos de experiência no Serviço Público, tendo participado na implementação da Universidade Corporativa do Tribunal Federal da 1ª Região.

        • Serviço de Pagamento de Pessoal

          Gênesis Parrião Marques - Chefe do Serviço de Pagamento de Pessoal

          Graduado em Ciências Contábeis (2012), atua há 5 anos no Serviço de Pagamento de Pessoal na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Atuou na área contábil e fiscal na iniciativa privada por 6 anos. Pós-graduando em Contabilidade Pública e Direito Administrativo e Gestão Pública.

        • Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho

          Marta Pinheiro Lima - Chefe do Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho

          Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (2007). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande (2011); Especialista em Gestão dos Hospitais Universitários Federais no SUS (2016). Atuou como Coordenadora de Enfermagem no Hospital Regional de Santa Maria - DF e Responsável Técnica no Hospital Regional do Gama - DF, entre os anos de 2008 até 2014. Atua há mais 7 anos como Enfermeira do Trabalho na sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

      • Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas
        • Eloá Todarelli Junqueira - Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas

          Especialista em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão de Pessoas pela Escola Superior do Ministério Público da União. Com 15 anos de experiência no serviço público federal, tendo atuado como Secretária-Geral Adjunta do Ministério Público da União, Secretária de Gestão de Pessoas, Secretária Adjunta de Educação e Desenvolvimento Profissional, Chefe da Assessoria Técnica da Secretaria de Gestão de Pessoas e Chefe de Gabinete da Secretaria de Gestão de Pessoas no âmbito do Ministério Público Federal.

        • Serviço de Capacitação e Avaliação de Desempenho

          Arlete Maria Costa de Paula - Chefe do Serviço de Capacitação e Avaliação de Desempenho

          Graduada em Psicologia pelo Uniceub e especialista em Gestão de Pessoas por Competências. Psicóloga do Ministério da Economia, com 26 anos de experiência na área de desenvolvimento de pessoas. Atuou na coordenação da implementação da política de desenvolvimento de pessoas da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento.

        • Serviço de Relações de Trabalho

          Heli Santos Vieira da Costa - Chefe do Serviço de Relações de Trabalho

          Graduado em Administração pela Faculdade Fortium - Brasília/DF, e pós-graduando em Gestão Pública. Com 17 anos de experiência no serviço público, já atuou na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE/DF), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e na Presidência da República.

      • Coordenadoria de Planejamento de Pessoal
        • Mauro Márcio Figueiredo de Oliveira - Coordenador de Planejamento de Pessoal

          Graduado em Administração pelo Centro Universitário UDF, é Especialista em Gestão de Empresas pela FDC - Fundação Dom Cabral. Atuou na iniciativa privada exercendo diversos cargos de Direção em empresa multinacional. No Governo do Distrito Federal exerceu a função de Assessor do Secretário de Educação.

        • Serviço de Análise e Estudo de Pessoal

          Camila Barbosa Alves - Chefe do Serviço de Análise e Estudo de Pessoal

          Graduada em Direito pelo Centro Universitário Unieuro e especialista em Direito Público pela União Jurídica. Ocupante do cargo de técnico em gestão do Governo do Distrito Federal. Na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal atuou como assessora jurídica e chefe substituta da assessoria jurídica, assessora e Subsecretária da Subsecretaria de Administração Geral. Na Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal, foi assessora e chefe substituta da Assessoria Jurídica e Subsecretária de Administração Geral. Na Administração Regional do Lago Sul foi chefe da Assessoria Jurídica. Em todos os vínculos exerceu atividades que envolvem análises e execuções de licitações, contratos, orçamento, planejamento, compras, tecnologia da informação e gestão de pessoas.

        • Serviço de Dimensionamento e Monitoramento de Pessoal

          Ana Paula Santos de Lima - Chefe do Serviço de Dimensionamento e Monitoramento de Pessoal

          Mestre em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Unieuro. Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão de Hospitais Universitários Federais no SUS pelo Hospital Sírio Libanês/Ebserh. Graduada em Psicologia pelo Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Empregada pública da Ebserh com o cargo de Analista Administrativo desde 2013, já tendo desempenhado várias funções de chefia no âmbito da Gestão de Pessoas.

        • Serviço de Seleção e Provimento de Pessoal

          Maria de Fátima Rodrigues Lobato - Chefe do Serviço de Seleção e Provimento de Pessoal

          Graduada em Direito pelo Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB, com mais de 20 anos de experiência na área de recursos humanos/Gestão de Pessoas, sendo que destes, 13 anos no Serviço Público Federal. Tendo atuado como chefe na área de provimento do FNDE e também no pagamento de pessoal.

    • Diretoria de Orçamento e Finanças
      • Iara Ferreira Pinheiro - Diretora de Orçamento e Finanças

        Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Controladoria e Finanças Empresa pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), e mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em 2005 ingressou no serviço público como contadora. De 2006 a 2009 atuou como Coordenadora de Contabilidade e de 2009 a 2015 foi Coordenadora-Geral de Finanças SPO/SE/MEC. Atuou na Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do Ministério da Educação (MEC) de 2015 a 2019. É autora do livro Implicações na Gestão e na Qualidade do desempenho da Educação Básica: Programa Dinheiro direto na Escola (PDDE) Modalidade Tempo Integral, pela editora Prismas, e co-autora de Casos de Gestão: Políticas e situações emblemáticas do cotidiano educacional brasileiro, pela Fadepe/Caed.

      • Assessoria de Planejamento

        Ésio Moreira Leal - Assessor de Planejamento da Diretoria de Orçamento e Finanças

        Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (2012). Pós-graduado em Gestão de Hospitais Universitários Federais no SUS pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (2017). Atuou como Assistente de Pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA de 2011 a 2013. Atuou como Consultor Temporário do Banco Mundial entre 2012 e 2013. Ingressou, via concurso público, na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh (2013-atual), para o cargo de Analista Administrativo – Economia, lotado desde então na Diretoria de Orçamento e Finanças. De janeiro a dezembro de 2014, exerceu interinamente a função de Chefe do Serviço de Acompanhamento do Plano Plurianual. De agosto de 2015 a junho de 2019, exerceu a função de Chefe do Serviço de Planejamento Orçamentário. De novembro de 2015 a setembro de 2019, atuou como substituto do cargo de Coordenador de Planejamento e Execução Orçamentária nas ausências e impedimentos do titular. Desde junho de 2019 até os dias atuais exerce a função de Assessor de Planejamento da Diretoria de Orçamento e Finanças.

      • Coordenadoria de Contabilidade e Finanças
        • Waslei Jose da Silva - Coordenador de Contabilidade e Finanças

          Possui graduação em Administração de Empresas pela União Pioneira de Integração Social (2005). Especialização em Gestão Pública (Faculdade Fortium/2009) e Orçamento Público (UnB 2010). Entrou em 2005, via concurso público, no Ministério da Educação (MEC), no cargo de Administrador. No MEC, exerceu as funções de Coordenador-Geral de Finanças da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do MEC (2014-2018). Exerceu também as funções de Coordenador de Programação Financeira da Coordenação Geral de Finanças/Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do MEC (2010 a 2014) e de Subsecretário de Planejamento e Orçamento Substituto (2016). No período em que exerceu funções no Ministério da Educação foi instrutor e palestrante no Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração-FORPLAD e no Fórum Nacional dos Diretores de Contabilidade e Finanças das Universidades Federais (FONDCF). Atualmente exerce a função de Coordenador de Contabilidade e Finanças da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh (cargo equivalente nas demais empresas públicas ao de Gerente de Contabilidade e Finanças).

        • Serviço de Contabilidade

          Alex Rodrigues Batista - Chefe do Serviço de Contabilidade

          Graduado em Ciências Contábeis pelo Instituto de Ensino Superior Cenecista (2007). Graduado em Pedagogia pela Faculdade Unisaber/AD1 (2010). Especialização em Docência do Ensino Superior (2011) e Pós Graduação em Orientação Gestão e Supervisão Escolar pela Faculdade Albert Eisntein (2014). Atuou como Analista Administrativo concursado pela Prefeitura M. de Uruana de Minas - 2006 a 2008, tendo desempenhado a função de Diretor de Controle Interno Municipal no período de 2006/2008. Atuou como professor de Educação Básica do GDF (2009 a 2015). Ingressou, via concurso público, na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh (2015-atual). Assumiu a função de Chefe do Serviço de Contabilidade (Contador da Ebserh) em 2019). Conhecimento em gestão e execução de contabilidade pública e societária.

        • Serviço de Gestão Financeira

          Aldemar Rodrigues de Oliveira - Chefe do Serviço de Gestão Financeira

          Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Projeção (2012) e Pós-Graduado em Master Business Administration - MBA em Controladoria e Finanças pela Universidade Cruzeiro do Sul (2016). Cursou Planejamento Governamental e Gestão Orçamentária e Financeira pelo Instituo Serzedello Corrêa e Contabilidade aplicada ao Setor Público pela Associação Brasileira de Orçamento Público. Ingressou, via concurso público, na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh (2013-atual), para o cargo de Analista Administrativo – Contabilidade, atuando em atividades afetas à folha de pagamento de pessoal (2013-2014) da Diretoria de Gestão de Pessoas e, como Chefe de Serviço de Execução Orçamentaria e Financeira Substituto CPEO/DOF (2016-2019), como Chefe do Serviço de Contabilidade Substituto CCF/DOF (2020). Atualmente exerce a função de Chefe do Serviço de Gestão Financeira, da Coordenadoria de Contabilidade e Finanças, da Diretoria de Orçamento e Finanças da Ebserh. Possui experiência em assessoramento, suporte e apoio técnico às atividades de planejamento, orçamento, finanças e informações gerenciais.

        • Serviço de Informações Gerenciais e Gestão de Custos

          Rafael Ribeiro Faim - Chefe do Serviço de Informações Gerenciais e Gestão de Custos

          Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília - UnB (2008) e Pós-Graduado em Master Business Administration - MBA pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC (2010). Cursou APG Amana-Key (2019) e atualmente é mestrando em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), no programa de Economia do Setor Público (2018-2021), tendo iniciado estudos em econometria para dados em painéis e técnicas de análise multivariada. Foi Conselheiro de Administração da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh (2016 a 2018), possui mais de 10 anos de experiência com avaliação econômica de projetos e planos de negócio e 5 anos com planejamento orçamentário. Atualmente realiza atividades de estruturação de dados e elaboração de informações gerenciais na área de orçamento e finanças públicas. Participou como consultor técnico externo em proposta de criação de empresa subsidiária da Caixa Econômica Federal (2016) e foi sócio-fundador da Legalabs Inteligência Artificial Ltda, startup de tecnologia aplicada ao direito (2016-2017).

      • Coordenadoria de Planejamento e Execução Orçamentária
        • Luciane Tisbierek de Carvalho - Coordenadora de Planejamento e Execução Orçamentária

          Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Análise de Sistemas pela Fundação Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Planejamento e Orçamento pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Administração Postal pela Escola Superior de Administração Postal (ESAP/ECT). Em 1978 ingressou, por concurso, na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), como administradora postal. Posteriormente, atuou como Analista de Sistemas no Serviço Social da Indústria – SESI (1988 a 1996) e na CTIS (1997). Em 1998 ingressou, por concurso, no Ministério do Orçamento e Gestão, como Analista de Planejamento e Orçamento, sendo cedida para a Coordenação Geral de Planejamento Orçamentário e Financeiro da Secretaria de Administração da Presidência da República (SA/PR), onde atuou como Coordenadora de Orçamento (2001 a 2004). Vinculada à Presidência, foi Gerente de Administração da Coordenação-Geral do Núcleo de Assuntos Estratégicos - NAE/PR (2006 a 2007) e, com a transformação do Núcleo na Secretaria de Assuntos Estratégicos - SAE/PR, exerceu a função de Assessora de Planejamento e Orçamento (até 2009). Em 2010, passou a Coordenadora de Orçamento do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada - IPEA. No Ministério da Educação - MEC, foi Coordenadora–Geral de Orçamento (2011 a 2016) e Coordenadora-Geral de Planejamento (2016 a 2017), período em que foi também designada como substituta da Subsecretária de Planejamento e Orçamento. Atualmente na Ebserh, desde 2019, exerce a função de Coordenadora de Planejamento e Execução Orçamentária.

        • Serviço de Execução Orçamentária e Financeira

          Guilherme Martins Santana - Chefe do Serviço de Execução Orçamentária e Financeira

          Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 2009 ingressou no serviço público no cargo de assistente em administração. De 2012 a 2016 atuou como Coordenador Financeiro e de 2016 a 2019 foi Diretor do Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF) da UFSC. Em 2019 foi cedido à Ebserh para ocupar a Chefia do Serviço de Gestão Financeira, e desde 2020 atua como Chefe do Serviço de Execução Orçamentária e Financeira.

        • Serviço de Gestão Orçamentária

          Pedro de Morais Godinho - Chefe do Serviço de Gestão Orçamentária

          Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília – UnB (2012), especialista em Gestão em Controladoria Governamental pela Faculdade Michelangelo (2016), especialista em Gestão Fiscal pela Faculdade Unyleya (2017). Ingressou no serviço público em 2011 na Fundação Universidade de Brasília – FUB, lotado na Secretaria de Gestão Patrimonial - SGP/VICE-REITORIA, atuando na gestão, controle e supervisão dos bens móveis e imóveis e ainda no monitoramento da arrecadação de receitas próprias da universidade. Ingressou, também via concurso público, na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh (2013), para o cargo de Analista Administrativo – Contabilidade, onde atuou em atividades afetas à gestão orçamentária como Chefe de Serviço de Gestão Orçamentária Substituto SGO/CPEO/DOF (2013 – 2018), atuando também como Chefe de Serviço de Gestão Financeira Interino SGF/CCF/DOF (2019). Atualmente encontra-se à frente da Chefia de Serviço de Gestão Orçamentária SGO/CPEO/DOF. Experiência em gestão de banco de dados, implantação de ferramentas de automatização e controle de informações de fluxo orçamentário e financeiro.

        • Serviço de Planejamento Orçamentário

          João Paulo Nunes - Chefe do Serviço de Planejamento Orçamentário

          Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas (2012), com especialização em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes (2014). Ingressou no serviço público em 2009 no Ministério da Educação, onde ocupou ao longo de 8 anos diversos cargos de chefia, chegando em 2015 ao cargo de Coordenador de Programação Financeira CGF/SPO/SE-MEC. A partir de 2017 atuou na Secretaria de Planejamento e Orçamento do Conselho da Justiça Federal, com administração orçamentária, financeira, contabilidade e gestão de precatórios, mais precisamente com Programação e Repasses Financeiros. Atualmente cedido, exerce cargo na área de Planejamento Orçamentário. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, Financeira, Orçamentária e Contabilidade Pública.

    • Diretoria de Tecnologia da Informação
      • Simone Henriqueta Cossetin Scholze - Diretora de Tecnologia da Informação

        Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado e doutorado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Atuou no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia de 1987 a 2002, como assessora de Cooperação Internacional do CNPq e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE e assessora especial do Gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia, onde participou da elaboração da legislação de biossegurança, propriedade industrial e informática. Foi membro da Comissão Brasileira de Biossegurança - CTNBio. No período de 2003 a 2007, foi chefe da Seção de Ética da Ciência e Tecnologia na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, na França, e de 2007 a 2011, foi Superintendente Executiva na Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL. Membro da Ordem Nacional do Mérito Científico, grau “Cavalheiro”, do Ministério da Ciência e Tecnologia, é autora do livro “Patentes, Transgênicos e Clonagem: implicações jurídicas e bioéticas” (editora EDUnB); do capítulo de livro “Política de Patentes em Face da Pesquisa em Saúde Humana: Desafios e Perspectivas no Brasil”, In: Política de Patentes em Saúde Humana (editora Atlas); e da tese de doutorado “P&D e Inovação em Tecnologias da Informação e Comunicação - Lei de Informática e Incentivos Fiscais à Luz das Novas Teorias Regulatórias”. No setor privado, atuou como Diretora de Relações Governamentais na Samsung Eletro-Eletrônica SA – SAMSUNG, de 2013 a 2019.

      • Assessoria de Planejamento

        Cláudia Brandão Gonçalves Silva - Assessora de Planejamento da Diretoria de Tecnologia da Informação

        Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (2019), Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela UNICAMP (2007), Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (2005), Extensão em Governança de TI pela Universidade de Brasília (2015), Graduada em Administração pelo Uniceub. Servidora Pública Federal, vem atuando em cargos de gestão na Administração Pública Federal, como: Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Substituta, Diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Diretora do Departamento de Informática do SUS Substituta, Chefe de Gabinete da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Coordenadora-Geral de Gestão de Projetos de Saúde Digital do Ministério da Saúde, Coordenadora-Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde, Coordenadora-Geral de Programas e Projetos de Cooperação Técnica do Ministério da Saúde.

      • Serviço de Governança de Tecnologia da Informação

        Victor Alex Begnini - Chefe do Serviço de Governança de Tecnologia da Informação

        Graduado em Processamento de Dados pela União Educacional de Brasília (2006), especialização em Administração Pública pela Faculdade Fortium. Analista em Tecnologia da Informação do Ministério da Economia. Possui 15 anos de experiência no serviço público federal e 21 anos em Tecnologia da Informação. Atualmente ocupa o cargo de Chefe de Serviço de Governança de Tecnologia da Informação, sendo responsável pela coordenação de atividades de integração e institucionalização de boas práticas para alcance dos objetivos estratégicos da DTI na Ebserh.

      • Coordenadoria de Infraestrutura, Suporte e Segurança de Tecnologia da Informação
        • Fabiano Francisco Noetzold Saldanha - Coordenador de Infraestrutura, Suporte e Segurança de Tecnologia da Informação

          Graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (2010), especialização em gerenciamento de Projetos com ênfase em Tecnologia da Informação pela PUC-RS (2013) e especialização em Gestão de Hospitais Universitários Federais no SUS pelo IEP-HSL(2016). Possui certificações Linux Professional Institute - LPI (LPIC-3: 301, 302, 303 e 304) e Certified UML Professional Atuando nos últimos 8 anos na gestão de projetos de infraestrutura TIC para área hospitalar na Coordenação de Infraestrutura e Segurança e Suporte de Tecnologia da Informação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação - MEC.

        • Serviço de Infraestrutura e Segurança de Tecnologia da Informação

          Gustavo Tibau do Espírito Santo Alves - Chefe do Serviço de Infraestrutura e Segurança de Tecnologia da Informação

          Graduado em Tecnologia em Rede de Computadores - Unicarioca (2003), com pós-graduação em Especialização em Segurança de Rede de Computador - UGF (2012). Possui 21 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, sendo 14 anos na Administração Pública Federal nos órgãos: Exército Brasileiro, Telebrás, Presidência da República e com 6 anos de experiência em Gestão Pública. Atualmente, como analista de TI atuando como Chefe de Serviço na Coordenação de Infraestrutura e Segurança e Suporte de Tecnologia da Informação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação - MEC em Brasília-DF, que atualmente gerencia 40 Hospitais Universitários Federais em todo o Brasil.

        • Serviço de Suporte de Tecnologia da Informação

          Gustavo Sousa Matias - Chefe do Serviço de Suporte de Tecnologia da Informação

          Possui graduação no curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados - UNEB (2003), com pós-graduação em Especialização em Engenharia de Projetos em Sistemas da Informação - UNICESP (2007) e MBA em Gestão Pública - CRUZEIRO DO SUL (2018). Possui 21 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação e 8 anos de experiência em Gestão Pública, atuando como Chefe de Serviço na Coordenação de Infraestrutura e Segurança e Suporte de Tecnologia da Informação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação - MEC em Brasília-DF, que atualmente gerencia 40 Hospitais Universitários Federais em todo o Brasil.

      • Coordenadoria de Sistemas da Informação
        • Wesley Rodrigo Couto Lira - Coordenador de Sistemas da Informação

          Mestrando em Administração Pública pela Universidade de Brasília (2020), Especialista em Administração Estratégica em Sistemas de Informação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). É servidor público da carreira de Analista de Tecnologia da Informação. Foi Diretor de Normas e Sistemas de Logística na Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, Coordenador-Geral de Tecnologia da Informação na Escola Nacional de Administração Pública (2015), bem como no Ministério dos Direitos Humanos e no Ministério da Educação.

        • Serviço de Arquitetura de Sistemas

          Diego Souza Silva Almeida - Chefe do Serviço de Arquitetura de Sistemas

          Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Anhanguera (2010), com especialização em Gerenciamento de Projetos pela UNICESP (2012) e MBA em Gestão de Tecnologia da Informação pela Universidade Anhanguera (2017). Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Governança, Tecnologia e Inovação pela Universidade Católica de Brasília, na linha de pesquisa de Tecnologia da Informação e Suporte à decisão, onde desenvolve estudos relacionados ao uso de inteligência artificial no contexto de saúde digital. Possui mais de 10 anos de experiência em atividades de desenvolvimento de sistemas, com atuação em projetos de âmbito nacional e internacional. Atuou como líder de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) desenvolvidos por meio da Lei da Informática no Instituto de Pesquisas Eldorado - Brasília. Atualmente, ocupa o cargo de Analista de Tecnologia da Informação e a função de Chefe do Serviço de Arquitetura de Sistemas na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), sendo responsável por coordenar atividades de desenvolvimento, contratação, implantação e manutenção de soluções de sistemas no âmbito da organização.

        • Serviço de Desenvolvimento de Sistemas

          Igor de Andrade Marrocos - Chefe do Serviço de Desenvolvimento de Sistemas

          Graduado em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Brasília (2004) e em Administração pela Escola Superior Aberta do Brasil (2019), com especialização em Engenharia de Software pela Universidade Católica de Brasília (2010), MBA em Gestão de Projetos pela Anhanguera Educacional (2011) e especialização em Gestão da Qualidade pela POSEAD (2013). Possui 8 anos de experiência em Gestão Pública e mais de 15 anos de experiência na área de tecnologia da informação em atividades de desenvolvimento de sistemas, gestão e governança de Tecnologia da Informação. Atualmente, como Analista de Tecnologia da Informação ocupa a função de Chefe de Serviço de Desenvolvimento de Sistemas, na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável por coordenar atividades de desenvolvimento e sustentação de soluções de sistemas no âmbito da organização.

        • Serviço de Saúde Digital e Inteligência de Dados

          Jairton de Almeida Diniz Junior - Chefe do Serviço de Saúde Digital e Inteligência de Dados

          Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações pela Universidade Federal de Goiás – UFG (1998). Servidor Público Federal da carreira de Analista em Tecnologia da Informação - ATI do Ministério da Economia. Vem atuando em cargos de gestão na Administração Pública Federal, destacando os cargos de Coordenador de Gestão de Redes e Datacenter do DATASUS/MS, Coordenador-Geral de Modernização e Informática do Ministério das Cidades, Coordenador-Geral de Suporte à Rede da Diretoria de Atendimento do INSS e o de Coordenador-Geral de Infraestrutura da Diretoria de Tecnologia da Informação do Ministério da Educação. Possui 22 anos de experiência em Governança, Gestão e Contratações de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, por meio de atuações nos segmentos público e privado.

    • Auditoria Interna
    • Ouvidoria-Geral

      Savana Karoline Farias Dantas - Ouvidora-Geral

      Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília, é concursada na Ebserh no cargo de Analista Administrativo, onde também atua como Autoridade de Monitoramento do cumprimento da Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação). Possui especialização em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília e é aluna da Pós-Graduação em Ouvidoria Pública, oferecida pela Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). Possui Certificação em Ouvidoria, concedida pela Ouvidoria-Geral da União (GU/CGU) e pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), além de outros cursos na área correlata.