Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Cultura Viva
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • assinatura
  • inss
  • mei
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • assinatura
  • inss
  • Acesso à Informação
    • Acompanhe os Canais de Cultura
    • Cursos e Capacitações
      • Cursos Abertos
      • Cursos em Execução / Finalizados
    • Editais
      • Editais Cultura Viva, Cultura Popular e Diversidade
      • Editais Diversos - Ministério da Cultura
    • Eventos
    • Notícias
    • Cultura Viva 20 anos
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre a Cultura Viva
      • Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura
      • 6ª Teia Nacional Pontos de Cultura pela Justiça Climática
  • Biblioteca Cultura Viva
    • Acervo Documental PNCV
    • Galeria de Fotos
    • Identidade Visual
      • PNCV 2025
      • 6ª Teia Nacional
      • Cultura Viva na Aldir Blanc
    • Normativos
  • Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura
    • Cadastre-se para ser um Ponto ou Pontão de Cultura
    • Comissão de Certificação
    • Critérios para a emissão da Certificação Simplificada
    • Funções do Cadastro Nacional
    • Mapa da Plataforma Rede Cultura Viva
    • Repositório no GitHub
  • Canais de Atendimento
    • Fala BR
    • Fale Conosco
  • Monitoramento da Política Pública
    • Indicadores PNCV
    • Pesquisa de Satisfação
    • Relatórios de Gestão
  • Rede Cultura Viva
    • Parcerias Celebradas
    • Apoio à Cultura Viva, Cultura Popular e Diversidade
      • Edital de Premiação Cultura Viva - Sérgio Mamberti SCDC/MinC nº 08/2023
      • Edital Cultura Viva de Patrocínio sob a Forma de Apoio Cultural às Rádios Comunitárias
      • Prêmio Retomada – Diversidade Cultural / RS
    • Comissão Nacional de Pontos de Cultura - CNPdC
    • Consórcio Universitário Cultura Viva
    • Cultura Viva na Aldir Blanc
      • Cultura Viva na Aldir Blanc
      • Fomento a projetos de Pontos e Pontões de Cultura
      • Premiação de Pontos e Pontões de Cultura
      • Concessão de Bolsa Cultura Viva para Mestras e Mestres das Culturas Tradicionais e Populares
      • Fóruns e Teias de Pontos de Cultura
      • Modelos de Editais
      • Normativos e circulares
      • Cartilhas e orientações
      • Contatos
      • Informes e Circulares ciclo 2
      • Cartilhas e orientações
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - TCC Pontos
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - TCC Pontões
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - Premiação
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - Bolsa Cultura Viva
    • Pontões de Cultura - Selecionados no Edital nº 09/2023
    • Programa IberCultura Viva
    • Rede+Brasil - Elo União
    • TEIA 2026
      • 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura
      • Teias Estaduais
      • Cobertura Colaborativa
  • Pesquisa de Satisfação
    • Sou Cidadão
    • Sou Ente Federado
    • Sou Ponto/Pontão de Cultura
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Flickr
  • Facebook
Você está aqui: Página Inicial Acesso à Informação Notícias Relatório do app Cultura Viva & Clima reúne mais de 700 ações e fortalece agenda da justiça climática na Cultura Viva
Info

Notícias

CULTURA E MEIO AMBIENTE

Relatório do app Cultura Viva & Clima reúne mais de 700 ações e fortalece agenda da justiça climática na Cultura Viva

Documento foi entregue ao Ministério da Cultura durante a 6ª Teia Nacional e consolida mapeamento colaborativo de iniciativas socioambientais de Pontos e Pontões de Cultura do Brasil e da América Latina
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 23/05/2026 11h27 Atualizado em 26/05/2026 15h26
app_foto_giba.png

Foto: Giba/MinC

A 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura pela Justiça Climática, realizada em Aracruz (ES), foi palco da entrega oficial ao Ministério da Cultura (MinC) do relatório preliminar do aplicativo Cultura Viva & Clima, plataforma colaborativa que já reúne mais de 700 ações socioambientais cadastradas por Pontos e Pontões de Cultura do Brasil e da América Latina.

O documento foi entregue por José Maria Zehma, coordenador do Pontão de Cultura Rede Ajuricaba, e Patrícia Simonelly, ao diretor da Política Nacional Cultura Viva, João Pontes, consolidando uma etapa importante do processo de articulação entre cultura, meio ambiente e justiça climática no âmbito da Rede Cultura Viva.

“A gente está aqui, em nome do Pontão de Cultura Rede Ajuricaba, entregando para o Ministério da Cultura o relatório do aplicativo Cultura Viva & Clima. Tivemos mais de setecentos projetos cadastrados na rede, fortalecendo essa cultura de clima. Estamos cumprindo o compromisso assumido com a Rede e entregando esse material ao Ministério”, afirmou José Maria Zehma.

Desenvolvido integralmente com softwares livres, o aplicativo foi criado em parceria entre a Rede Ajuricaba, a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e o Ministério da Cultura, com o objetivo de mapear, conectar e fortalecer experiências culturais voltadas à sustentabilidade socioambiental e ao enfrentamento da crise climática.

A iniciativa busca consolidar um grande mapa colaborativo da Cultura Viva Climática, valorizando práticas comunitárias, saberes ancestrais e redes territoriais que atuam na interseção entre cultura e meio ambiente. O levantamento também deve contribuir para a formulação de políticas públicas voltadas à cidadania climática.

Copy of Cópia de carrossel (4).png
Foto: Divulgação

Ao receber o relatório, João Pontes destacou a relevância estratégica da articulação construída pela Rede Ajuricaba e o papel histórico da Cultura Viva na construção de respostas coletivas para os desafios ambientais contemporâneos.

“A Rede Ajuricaba é uma articulação muito importante dos Pontos e Pontões de Cultura do Pará, fomentada pelo Ministério da Cultura e responsável por ações fundamentais nesse processo”, destacou.

Pontes ressaltou que a 6ª Teia Nacional tem como um de seus principais desafios pensar estratégias concretas para o fortalecimento da Rede Cultura Viva diante da emergência climática.

“Os grupos culturais de base comunitária são aqueles que historicamente acumulam soluções e modos de relação com a natureza que rompem com uma visão antropocêntrica. São experiências que demonstram, na prática, outras formas de convivência entre humanidade e ambiente”, afirmou.

O diretor também enfatizou a importância de ampliar o alcance da plataforma para além dos territórios onde a experiência já está consolidada.

“Parabenizo pela iniciativa do aplicativo e desejo que essas experiências cheguem ao conjunto dos Pontos de Cultura, não só no Pará, mas em todo o Brasil, na América Latina e no mundo”, completou.

Sobre o aplicativo

Lançado às vésperas da 6ª Teia Nacional, o app Cultura Viva & Clima já demonstra forte adesão da rede e segue aberto para novos cadastros de projetos, ações e eventos voltados à mobilização socioambiental.

A proposta reafirma a cultura como ferramenta estratégica para a preservação de saberes, o fortalecimento comunitário e a construção de respostas coletivas para a crise climática, ampliando o papel da Política Nacional Cultura Viva como referência de participação social e transformação territorial.

Teia Nacional

A 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura reúne agentes culturais, coletivos, mestres e mestras das culturas populares, povos tradicionais, representantes da sociedade civil e gestores públicos de todas as regiões do Brasil.

O evento é uma realização do Ministério da Cultura, do Governo do Estado do Espírito Santo, da Prefeitura de Aracruz e da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC), em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o Sesc, Unesco e o programa IberCultura Viva.

Cultura, Artes, História e Esportes
Tags: TEIASCDCPNCVESPIRITO SANTO
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Acompanhe os Canais de Cultura
    • Cursos e Capacitações
      • Cursos Abertos
      • Cursos em Execução / Finalizados
    • Editais
      • Editais Cultura Viva, Cultura Popular e Diversidade
      • Editais Diversos - Ministério da Cultura
    • Eventos
    • Notícias
    • Cultura Viva 20 anos
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre a Cultura Viva
      • Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura
      • 6ª Teia Nacional Pontos de Cultura pela Justiça Climática
  • Biblioteca Cultura Viva
    • Acervo Documental PNCV
    • Galeria de Fotos
    • Identidade Visual
      • PNCV 2025
      • 6ª Teia Nacional
      • Cultura Viva na Aldir Blanc
    • Normativos
  • Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura
    • Cadastre-se para ser um Ponto ou Pontão de Cultura
    • Comissão de Certificação
    • Critérios para a emissão da Certificação Simplificada
    • Funções do Cadastro Nacional
    • Mapa da Plataforma Rede Cultura Viva
    • Repositório no GitHub
  • Canais de Atendimento
    • Fala BR
    • Fale Conosco
  • Monitoramento da Política Pública
    • Indicadores PNCV
    • Pesquisa de Satisfação
    • Relatórios de Gestão
  • Rede Cultura Viva
    • Parcerias Celebradas
    • Apoio à Cultura Viva, Cultura Popular e Diversidade
      • Edital de Premiação Cultura Viva - Sérgio Mamberti SCDC/MinC nº 08/2023
      • Edital Cultura Viva de Patrocínio sob a Forma de Apoio Cultural às Rádios Comunitárias
      • Prêmio Retomada – Diversidade Cultural / RS
    • Comissão Nacional de Pontos de Cultura - CNPdC
    • Consórcio Universitário Cultura Viva
    • Cultura Viva na Aldir Blanc
      • Cultura Viva na Aldir Blanc
      • Fomento a projetos de Pontos e Pontões de Cultura
      • Premiação de Pontos e Pontões de Cultura
      • Concessão de Bolsa Cultura Viva para Mestras e Mestres das Culturas Tradicionais e Populares
      • Fóruns e Teias de Pontos de Cultura
      • Modelos de Editais
      • Normativos e circulares
      • Cartilhas e orientações
      • Contatos
      • Informes e Circulares ciclo 2
      • Cartilhas e orientações
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - TCC Pontos
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - TCC Pontões
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - Premiação
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - Bolsa Cultura Viva
    • Pontões de Cultura - Selecionados no Edital nº 09/2023
    • Programa IberCultura Viva
    • Rede+Brasil - Elo União
    • TEIA 2026
      • 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura
      • Teias Estaduais
      • Cobertura Colaborativa
  • Pesquisa de Satisfação
    • Sou Cidadão
    • Sou Ente Federado
    • Sou Ponto/Pontão de Cultura
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Flickr
  • Facebook
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca