Pesquisa sobre Ética e Corrupção no Serviço Público
Em 2021, o Banco Mundial realizou, no Brasil, pesquisa com servidores públicos federais para entender melhor as experiências, percepções e ideias desses agentes a respeito dos desafios éticos que enfrentam no dia a dia do trabalho.
A iniciativa se alia ao esforço global de pesquisas para geração de dados atuais sobre o fenômeno da corrupção, dando a devida voz aos servidores públicos participantes, com a proteção da confidencialidade de suas respostas garantida pelo Banco Mundial.
O trabalho, intitulado “Pesquisa sobre Ética e Corrupção no Serviço Público”, é uma iniciativa liderada pelo Banco e desenvolvida em vários países. No Brasil, ela contou com o apoio do governo federal, por meio da Controladoria Geral da União (CGU) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A pesquisa, eletrônica, ficou disponível para preenchimento por parte dos servidores públicos federais, tanto da administração direta quanto da indireta, entre os dias 27 de abril e 28 de maio. A participação foi voluntária, anônima e confidencial. Mais de 22 mil servidores em todos os ministérios e unidades federativas, em diferentes níveis de liderança, participaram da iniciativa.
Em seguida, Banco Mundial compilou e analisou as respostas e anunciou o resultado da pesquisa em evento virtual realizado em 11 de novembro. O levantamento permitirá ao Governo Federal brasileiro incrementar o seu conhecimento sobre práticas antiéticas, a fim de aprimorar as políticas públicas e fortalecer mecanismos de prevenção e combate à corrupção no país.