Notícias
Censipam em parceira com a Casa Civil desenvolve painel digital para monitorar ações e políticas públicas na Terra Indígena Yanomami
Brasília (DF), 21/10/2025 — O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em parceria com a Casa Civil da Presidência da República, desenvolveu um painel digital que permitirá ao Governo Federal monitorar de forma integrada as ações e políticas públicas executadas na Terra Indígena Yanomami. A ferramenta reúne dados georreferenciados e atualizados periodicamente, oferecendo suporte técnico à gestão interministerial e contribuindo para a transparência e o aperfeiçoamento das políticas voltadas aos povos indígenas.
O painel consolida informações demográficas, cartográficas, de saúde, infraestrutura e projetos governamentais, oferecendo uma visão abrangente e atualizada da realidade local. Segundo o diretor operacional do Censipam, Marcelo Sabbá de Alencar, a iniciativa reforça o papel do Centro como provedor de inteligência e tecnologia em apoio à governança pública. “Essa ferramenta vai oferecer consciência situacional a todos os gestores responsáveis pelas ações no território Yanomami. O Censipam se sente honrado em contribuir com uma solução técnica que amplia a capacidade de planejamento e resposta do governo”, afirmou.
Durante o evento de lançamento, realizado na última sexta-feira (17), a secretária-adjunta da Secretaria de Articulação e Monitoramento da Casa Civil (SAM/CC), Débora Beserra, ressaltou a importância do uso de dados integrados na consolidação das políticas públicas voltadas aos povos indígenas.
“A Emergência Yanomami era prioridade máxima do governo. Agora, o desafio é manter esse trabalho permanente, com base em informações organizadas e territorializadas”, destacou.
A secretária-adjunta da SAM, Janini Ginani, também agradeceu o empenho do Censipam e dos órgãos parceiros na construção do painel. “O Censipam foi fundamental para o sucesso dessa entrega. Esperamos que a ferramenta continue sendo aprimorada com as contribuições dos usuários, ampliando a qualidade e a territorialização das informações”, afirmou.
O painel é resultado de um esforço conjunto que envolve diversos órgãos federais. Além da Casa Civil e do Censipam, participam da iniciativa os ministérios da Saúde (MS), Desenvolvimento Agrário (MDA), Educação (MEC), Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Pesca e Aquicultura (MPA) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Nos próximos meses, também passarão a integrar a ferramenta o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
Além de fortalecer o monitoramento das políticas públicas, o painel se soma às ações coordenadas pela Casa de Governo desde março de 2024, que priorizam o desmonte da estrutura logística do garimpo ilegal. Entre as medidas estão a fiscalização de pistas clandestinas, apreensão de combustíveis, embargo de áreas degradadas e prisão de envolvidos, com participação de mais de 20 ministérios e órgãos federais.
Saiba mais em: Governo do Brasil lança Painel de Monitoramento de ações na Terra Indígena Yanomami
Por Cleber Ribeiro
Fotos: Censipam/NUCOM
Núcleo de Comunicação Social (NUCOM)
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – Ministério da Defesa
(61) 3312-9000

