Notícias
Jovens Aprendizes da CBTU concluem tempo de trabalho com formatura, em 2026
Nesta segunda-feira (12/01), aconteceu no CESAM/DF a formatura das jovens Aprendizes do Salesianos Inspetoria São João Bosco, da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O evento, que aconteceu em homenagem à conclusão pelo tempo de trabalho na Companhia, contou com a presença de 16 jovens de diversos órgãos. Da CBTU, estiveram presentes cinco aprendizes, foram elas: Eloisa Lopes da Silva, Aglaia Cristal Silveira Martins, Ester da Silva Freitas, Livia de Melo Meneses e Gabrielly de Araújo Abreu.
“Começamos este ciclo com 10 jovens aprendizes. Ao longo do período, tivemos dois desligamentos, alguns desses jovens se despedem agora em janeiro, um em fevereiro e mais dois aprendizes em agosto, dentro do fluxo natural dos contratos do programa. Mais do que números, porém, esse programa representa oportunidade real de transformação. Para esses jovens, ser aprendiz na idade em que estão é, muitas vezes, o primeiro contato com o mundo do trabalho de forma estruturada, com orientação, acompanhamento e aprendizado contínuo. É uma fase em que eles desenvolvem responsabilidade, disciplina, autonomia e visão de futuro, competências que vão carregar para a vida inteira, dentro e fora da Companhia. Para a empresa, a contribuição também é muito valiosa. Os jovens aprendizes trazem energia, curiosidade, vontade de aprender e um olhar novo sobre as rotinas. Eles crescem com a gente, e a gente também aprende com eles: na convivência, na troca diária, na forma como encaram desafios e no quanto evoluem quando encontram um ambiente que acolhe, orienta e acredita. Por isso, investir em Jovens Aprendizes é investir em desenvolvimento e em futuro. Eles são parte da nossa história, e motivo de orgulho para todos nós”, disse Adriana Bressanin, Assistente Executiva da Gerência Técnica de Desenvolvimento de Recursos Humanos.
Durante o encontro, as jovens aprendizes compartilharam alguns depoimentos para agradecer os trabalhos realizados na Companhia e também refletiram sobre a importância de Dom Bosco no ingresso deles no mercado de trabalho. Para Aglaia Cristal, Jovem Aprendiz da Gerência Técnica de Comunicação Institucional (GECIN), estar na CBTU foi uma oportunidade única. “O CESAM é diferente de diversos órgãos que eu conheci; a gente aprende não só conteúdos didáticos, mas sobre a vida, como se portar na empresa, como lidar com as pessoas diariamente de maneira profissional e onde também montamos o nosso projeto de vida. Para mim, foi muito importante esses dois anos na CBTU, tanto no meu relacionamento com as pessoas daqui e do CESAM. Eu tenho muitos sonhos e metas, mas eu quero levar com muita humildade tudo que aprendi nestes anos na empresa e com as pessoas, porque me ensinou a ser uma pessoa melhor e mais responsável com os meus compromissos. Estou muito feliz por me inspirar em mulheres incríveis que levarei para o resto da minha vida”, finalizou.
Sobre o Projeto do Jovem Aprendiz
A formatura do Programa de Aprendizagem promovida pelo CESAM/DF tem como objetivo celebrar a conclusão de uma importante etapa na trajetória dos adolescentes e jovens, reconhecendo seus esforços, aprendizados e conquistas ao longo do período formativo de contrato de aprendizagem. É um momento de valorização do crescimento pessoal e profissional dos aprendizes, de fortalecimento da autoestima e de incentivo à continuidade de seus projetos de vida e inserção qualificada no mundo do trabalho. As formaturas ocorrem mensalmente no CESAM/DF. Fonte: CESAM/DF – Herminia Carvalho – Supervisora do Programa de Aprendizagem.
