Notícias
Novas bolsas de ar trazem segurança à frota de trens da CAF
Trem da frota CAF na oficina de manutenção de Cavaleiro
As viagens de trem são confortáveis e seguras pela presença de um componente essencial: as molas pneumáticas, também conhecidas como bolsas de ar. A CBTU Recife recentemente adquiriu 90 novas bolsas de ar, a partir de um pedido feito em 2024 e entregue em 2025. O investimento foi de mais de R$ 1 milhão e 900 mil e os itens já estão sendo instalados nos trens da frota CAF.
O que são e para que servem?
As molas pneumáticas são como as "almofadas" do trem. Elas fazem parte de um sistema chamado suspensão secundária, que fica entre as rodas e o corpo do trem. "Imagine que elas são responsáveis por absorver os impactos e manter o trem sempre na mesma altura, não importa quantas pessoas estejam dentro ou a velocidade que ele esteja. Isso garante uma viagem mais suave e confortável para todos os passageiros", explica Jefferson Lima, Técnico Industrial da Gerência Operacional - Material Rodante (GOMAR) - CBTU Recife.
Cada mola pneumática compreende a bolsa de ar (membrana de borracha e aço) e a mola cônica. A bolsa de ar segura o ar comprimido que suporta o peso do trem, garantindo a maior parte da flexibilidade. E se, por acaso, essa bolsa de ar for furada ou se romper, a mola cônica entra em ação, permitindo que o trem continue funcionando, mesmo que de forma emergencial.
Uso imediato e impacto no sistema
A troca por novas bolsas de ar já começou. Elas estão sendo usadas imediatamente na frota, conforme a necessidade de troca já havia sido identificada. Com isso, o funcionamento da suspensão ocorrerá de forma mais segura, proporcionando uma experiência de viagem adequada para os usuários. Afinal, um sistema de suspensão de qualidade significa menos solavancos, mais estabilidade e, consequentemente, mais segurança e conforto para todos.
