Notícias
Metrô do Recife divulga plataforma Protege Mulher contra assédio e violência
A ferramenta oferta serviços por meio de QR Code, onde os clientes são direcionados para uma atendente virtual.
Em alusão ao Dia Estadual de Enfrentamento à Importunação Sexual e ao Assédio no Transporte Público e Interestadual, a Secretaria da Mulher de Pernambuco realizou, na sexta-feira (17), uma ação de conscientização no Metrô do Recife, com o objetivo de divulgar a plataforma “Protege Mulher”. A ferramenta digital permite registrar denúncias, solicitar medidas protetivas, relatar casos de violência e acessar a rede de enfrentamento do município de forma rápida e segura.
Desde as primeiras horas da manhã, equipes da Secretaria estiveram na Estação Recife distribuindo materiais informativos e orientando as passageiras sobre como utilizar o sistema.
“A ideia foi levar a informação sobre o Protege Mulher para que qualquer mulher vítima de importunação sexual ou outras formas de violência possa acessar a plataforma, fazer a denúncia e ser encaminhada à rede de enfrentamento do seu município”, explicou uma das representantes da Secretaria.
Como funciona a plataforma “Protege Mulher”
O sistema opera por meio de um QR Code, que direciona a usuária a uma atendente virtual. Nela, é possível relatar o caso, pedir ajuda, solicitar medida protetiva e registrar boletim de ocorrência. Se desejar, a mulher pode deixar um telefone de contato para que a Secretaria entre em contato, realize o primeiro atendimento e a encaminhe aos órgãos competentes, como a Defensoria Pública, o Ministério Público, os Centros de Referência ou as secretarias municipais da mulher.
Walkíria destacou que o enfrentamento vai além da importunação sexual, abrangendo outras formas de violência, como a psicológica, patrimonial, moral e o stalking (perseguição virtual ou presencial). “É preciso prestar atenção. O silêncio só protege o agressor, não protege a vítima”, reforçou.
“A CBTU Recife está comprometida em oferecer um ambiente seguro para todas as passageiras. A parceria com a Secretaria da Mulher e a divulgação da plataforma Protege Mulher reforçam nosso compromisso com o enfrentamento à violência e ao assédio. Queremos que todas saibam que não estão sozinhas e que podem contar conosco”, afirmou Marcela Campos, superintendente da CBTU Recife.