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CBTU Recife é a pioneira em inspeção por ultrassom de última geração em rodas de trens
Empregados da CBTU durante capacitação para operar o novo equipamento.
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) deu um passo inédito no Brasil ao investir R$ 1,185 milhão em equipamentos de última geração e em treinamento especializado para inspeção por ultrassom em rodas e eixos de trens. Com a aquisição da tecnologia PHASED ARRAY (FARE), a unidade de Recife passa a ser a primeira operadora metroferroviária do país a realizar tais inspeções, inclusive em rodas montadas.
O uso do ultrassom FARE permite identificar falhas internas em rodas e eixos antes que elas se transformem em problemas graves. Dessa forma, componentes podem ser retirados da operação a tempo, prevenindo acidentes e elevando a confiabilidade do sistema metroferroviário.
“Estamos trazendo para Recife equipamentos modernos, de tecnologia de ponta, que agregam muito à segurança e à qualidade do serviço prestado. Isso significa mais tranquilidade para a população que depende diariamente do metrô e do VLT”, explica Ludney de Jesus, inspetor de ultrassom, com ampla experiência na implementação da metodologia em ferrovias brasileiras.
Com mais de uma década de atuação na área, Ludney participou de projetos semelhantes em empresas como a Vale do Rio Doce, que iniciou a aplicação de ultrassom convencional há cerca de 10 anos. O avanço tecnológico, no entanto, tornou necessária à adoção do ultrassom FARE, já em implementação em algumas ferrovias do país e agora disponível também para a CBTU Recife.
“Hoje conseguimos aliar rastreabilidade e precisão. Isso significa uma mitigação real de riscos de falhas em rodas e eixos, trazendo confiabilidade para o transporte de pessoas. É um ganho imenso para o passageiro e para a ferrovia”, destaca Ludney.
Segundo o gerente regional de manutenção, Adalberto Nunes, “o projeto não se limita à aquisição de equipamentos. Mais de vinte colaboradores da CBTU Recife já foram certificados como inspetores de ultrassom nível 2, com treinamentos específicos na nova tecnologia”. Adalberto agradece também, “o apoio essencial do gerente operacional de materiais rodantes - GOMAR, Rafael Teixeira; e do gerente geral de projetos da diretoria técnica, Diogo Santos; que foram fundamentais para o sucesso da iniciativa.
Além da frota CAF, as inspeções com ultrassom FARE também serão aplicadas, em breve, às frotas CISM, VLTs, locomotivas e máquinas especiais, ampliando a abrangência da inovação dentro da CBTU. “O sucesso desse trabalho é fruto do esforço conjunto de diversas áreas. Estamos criando um novo padrão de manutenção e segurança para o transporte público sobre trilhos no Brasil”, reforça Ludney.
Fonte: Comunicação CBTU Recife